• Contraste
  • Texto
banco de dados imobiliário

Por Redação Wizard
29 de junho de 2022

Para ajudar franqueados a conseguir um índice de reajuste mais equilibrado em contratos de locação, a ABF cria banco de dados imobiliário.

A Associação Brasileira de Franchising (ABF) lançou um banco de dados imobiliário para auxiliar franqueados. A iniciativa inédita no mercado de franquias consiste na construção de um banco de dados com foco na área imobiliária e que teve como ponto de partida as condições de locação em shoppings centers. 

O banco de dados imobiliário da ABF conta com, aproximadamente, 150 marcas de franquias participantes, com 350 lojas de shoppings cadastradas em todo o País. 

O banco de dados imobiliário faz parte da estratégia de transformação digital da ABF. Por meio da inteligência de dados e de uma co-criação com seus associados, a Associação planeja gerar cada vez mais valor e capacidade analítica para as franquias. Contribuindo, assim, para o desenvolvimento do setor. 

À medida que mais marcas fazem sua adesão ao projeto, mais ampla e profunda é a visão desse panorama imobiliário. 

Além de ter um cenário mais preciso sobre o segmento, o objetivo da entidade é conhecer com mais profundidade os desafios enfrentados nas negociações de locação de lojas em shoppings centers. 

Neste ano, o volume total de unidades de franquia em operação cresceu 9,1%, sendo uma boa parte delas localizada em shoppings. Diante disso, a iniciativa continua buscando orientar os associados da ABF a conseguir aplicar um índice de reajuste mais equilibrado em seus contratos de locação.  

Mas, afinal, o que é banco de dados imobiliário? 

O banco de dados do mercado imobiliário é uma ação inédita e inovadora. A entidade foi criada pela ABF para gerar ainda mais valor para seus associadoa. É uma inteligência diferenciada, que reúne e compartilha informações de negociações de locação das marcas participantes, como subsídio para os franqueados. 

Em um primeiro momento, esse banco de dados busca direcionar os associados ABF que possuem operações em shopping centers. Já num segundo momento, o banco vai reunir informações referentes às unidades em ruas, as street malls ou qualquer outro tipo de operação comercial. 

Objetivo e vantagens 

O associado da ABF tem acesso a informações exclusivas e úteis. Muitas delas podem ser utilizadas em suas futuras negociações locatícias, bem como na gestão da sua rede. 

Vale lembrar que apenas as marcas participantes que cadastram suas informações têm acesso exclusivo aos dados do banco e à área do dashboard com a inteligência das informações. 

Isso permite a consulta de valores praticados não somente de aluguel, mas de taxas condominiais e de IPTU. É possível, também, a realização de buscas por UF, Cidade, Shopping e Formato (Lojas e Quiosques). Tudo isso é o que possibilita tornar a gestão imobiliária mais eficiente. 

O banco de dados imobiliário é importante a todos que exercem atividades relacionadas com este mercado, podendo propiciar outras vantagens, como: 

  • Tributação mais justa; 
  • Transações mais seguras; 
  • Traçar planos de negócios mais precisos; 
  • Ter melhores bases para negociações; 
  • Extrações personalizadas para as redes participantes; 
  • Fazer comparações com outros perfis de ponto; 
  • Informações individuais compartilhadas pelas redes e que são sigilosas. 

Pesquisa aponta as características predominantes de franquias em shoppings centers 

De acordo com a Associação Brasileira de Franchising, os shoppings continuam a ser uma boa opção para as franquias. Aliás, muitas marcas, mesmo no período da pandemia do coronavírus, aproveitaram para ocupar pontos estratégicos, já que muitas administradoras convidam determinados tipos de negócios para complementar seu mix. 

Os últimos dados apurados em pesquisa, em abril de 2022, mostram que os contratos de locação de franquias em shoppings têm como características predominantes: 

  • Prazo médio de 54 meses (32 no caso de quiosques); 
  • IGPM como índice de correção predominante (99%); 
  • 75% dos shoppings cadastrados cobrando luvas, que é uma taxa para preferência de um inquilino em uma locação; 
  • 72% cobrando aluguel percentual; 
  • 12% é a média geral do fundo de promoção, um valor a ser utilizado em campanhas publicitárias. 

Quanto às mensalidades extras: 

  • 44% dos shoppings cobram 13º aluguel; 
  • Apenas 1% cobram 13º e 14º; 
  • 55% não cobram 13º e 14º. 

Nessas condições apresentadas, o custo médio de ocupação no ponto comercial é de 14% em média. Foi observado, também, que 55% das lojas de franquias em shoppings não tiveram desconto concedido durante o período de pandemia. 

Saiba mais sobre a ABF – Associação Brasileira de Franchising 

A ABF é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em 1987 e que representa oficialmente o sistema de franquias brasileiro. O setor registra: 

  • Faturamento anual superior a R$ 167 bilhões; 
  • Mais de 156 mil unidades; 
  • Cerca de 2,6 mil marcas de franquias espalhadas por todo o Brasil. 

Além disso, o franchising brasileiro responde por aproximadamente 2,7% do Produto Interno Bruto (PIB) e emprega diretamente mais de 1,2 milhão de trabalhadores. 

Atualmente com mais de 1,2 mil associados e cobrindo todo o território nacional por meio da seccional Rio de Janeiro e das regionais Sul, Minas Gerais, Centro-Oeste, Nordeste e Interior de São Paulo, a entidade reúne franqueadores, franqueados, advogados, consultores e demais fornecedores e stakeholders do setor. 

O propósito da ABF é fomentar o franchising brasileiro, nacional e internacionalmente para que ele se mantenha próspero, sustentável, inovador, inclusivo e ético. A Associação dedica-se, ainda, a aperfeiçoar o sistema de franquias brasileiro por meio de: 

  • Capacitação de pessoas em diversos cursos presenciais e online; 
  • Estímulo à inovação; 
  • Disseminação das melhores práticas; 
  • Representação junto às diversas instâncias públicas; 
  • Divulgação dos resultados do setor. 

Se você gostou deste artigo, visite o nosso blog e também conheça as 10 habilidades para gestão de franquias. 

Preencha para receber mais detalhes sobre franquias Wizard

Mais artigos do Blog Wizard

Franquias

6 livros sobre franquias que você deveria ler

10 de agosto de 2022

Quem empreende sabe o quanto a informação é chave para o crescimento dos negócios. Por isso, é fundamental investir em livros sobre franquias.

 

O que achou da postagem?

0 Comentários

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

*Declaro ter mais de 12 anos.

Ao enviar os dados acima, eu concordo em receber e-mails e mensagens através do WhatsApp da Wizard e outras marcas Pearson. Ver política de privacidade.


(*)Campos obrigatórios

0 Comentários

Ao acessar nosso site, você concorda com a nossa utilização de cookies. Saiba mais em: https://www.wizard.com.br/politica-de-privacidade/