• Contraste
  • Texto
Ferramentas de Acessibilidade
Uma mulher madura preta está de braços cruzados e sorrindo à frente de um grupo de alunos que estuda

Por Redação Wizard
03 de agosto de 2022

Franquia de idiomas x escola própria: qual é melhor?

O segmento da educação é um dos mais estáveis e promissores para quem quer empreender, devido às diversas possibilidades. Entretanto, uma das dúvidas mais comuns, quando uma pessoa decide realizar o seu sonho de ser dona de um negócio, é se deve seguir no nicho de escola própria ou se compensa mais investir o dinheiro em uma franquia de idiomas. 

A possibilidade de começar algo novo do zero e personalizado torna a ideia de abrir um negócio próprio atrativa para alguns.  

No entanto, não é raro encontrar empreendedores insatisfeitos com os resultados obtidos com essa abordagem, e que acabam abandonando a marca que criaram para se tornar franqueados e contar com os benefícios de uma rede já estabelecida no mercado. 

Portanto, se você quer evitar erros e otimizar as suas chances de sucesso, continue a leitura.  

A seguir, descubra mais sobre essas duas alternativas e compreenda se a franquia de idiomas ou a proposta de escola própria se alinha mais com os seus objetivos e as suas expectativas ao empreender. 

seja-um-franqueado

Quais são as principais vantagens de ter uma escola própria? 

O processo de abrir um negócio próprio pode ser bastante vantajoso — quando bem estruturado e alinhado aos seus objetivos, riscos esperados e retorno sobre o investimento (ROI) planejado. 

Confira, a seguir, algumas vantagens desse modelo para, então, ser capaz de compará-lo com a opção de investir em uma franquia de idiomas. 

Possibilidade de gerar inovação 

Entre as principais características do perfil de empreendedor está a criatividade e o desejo de lançar algo novo e inédito no mercado. 

Com muito planejamento e análise mercadológica, ter uma escola própria pode permitir que você inicie um empreendimento inovador e execute as suas ideias conforme planejou. 

Potencial de personalizar detalhes do negócio 

Outro fator que pode ser atrativo para quem deseja atuar no setor de educação com uma escola própria é a possibilidade de personalizar muitos aspectos e detalhes do seu empreendimento e da sua marca. 

Afinal, nesse modelo, existe mais liberdade ao construir o modelo de negócio da forma como se considerar melhor, sem a necessidade de seguir um padrão estabelecido e já testado e aprovado no mercado. 

Autonomia na gestão e nas decisões 

Embora esse seja um ponto que cause dúvidas e inseguranças em muitos, sobretudo quando não se tem uma ampla experiência ou conhecimento especializado, para outros pode ser visto como algo positivo. 

Com a escola própria, o empreendedor tem mais autonomia para criar e gerenciar seu negócio e tomar decisões estratégicas, táticas e operacionais. 

Quais são os maiores benefícios de ter uma franquia de idiomas? 

O ensino de idiomas oferece uma boa possibilidade de retorno sobre o investimento e uma fatia significativa do mercado a ser explorada. Afinal, existe uma demanda constante e confiável para o aprendizado de idiomas em um mundo cada vez mais competitivo, integrado e globalizado. 

Nesse contexto, abrir uma franquia de idiomas é uma boa oportunidade para novos entrantes e também para empreendedores de escolas de bandeira branca que desejam converter o seu negócio e ter mais diferenciação no mercado. 

A seguir, descubra mais sobre algumas das diversas vantagens possíveis ao empreender com esse modelo de negócio. 

Suporte da franqueadora e riscos baixos no mercado 

Do jurídico ao financeiro, do operacional até o administrativo. Não importa qual seja a área da sua dúvida, a marca franqueadora oferecerá suporte referente a questões burocráticas e assuntos estratégicos para que o franqueado possa se desenvolver e ter sucesso com a sua unidade. 

Esse suporte inclui treinamentos iniciais e capacitações ao longo da parceria, canais próprios para relacionamento e para sanar dúvidas, apoio constante, fornecimento de manuais e padrões e muito mais. 

Tudo isso, é claro, ajuda a tornar a gestão da franquia de idiomas muito mais assertiva desde o início, o que contribui para manter os riscos desse modelo comumente mais baixos em relação a abrir uma escola própria. 

Marca forte e reconhecida, com mais facilidade para captar alunos 

Investir em uma franquia de idiomas é poder contar com uma marca forte e já reconhecida no mercado, o que confere ao negócio mais credibilidade, além de ajudar a economizar tempo e dinheiro para divulgação e estratégias de atração e retenção de alunos

Know-how 

A transferência de conhecimento — conhecida como know-how — e a concessão do acesso às práticas e metodologias de sucesso é outro diferencial que uma franquia de idiomas oferece. 

Saber como ter uma rotina eficiente, trabalhar a marca em seu mercado, escolher fornecedores e diversas outras coisas que serão desafiadoras para quem abre uma escola própria, com a franquia de idiomas, serão mais fáceis, ágeis e assertivas. 

Escalabilidade 

No modelo de franquia de idiomas, o investidor tem acesso a um negócio mais amadurecido. Seguindo as padronizações, orientações e colocando em prática todas as estratégias já comprovadas de sucesso, é possível desenvolver uma receita escalável e sob baixo risco de forma mais rápida. 

Por isso, é comum que, ao obter bons resultados, o empreendedor torne-se um multifranqueado e esteja à frente de mais de uma unidade rentável e de sucesso. 

Franquia de idiomas ou escola própria: afinal, qual é a melhor opção para investir? 

Agora que você já conhece as vantagens das duas opções, é importante avaliar cada ponto para entender qual das alternativas é mais interessante para o seu perfil e momento de vida. 

Considerando a trajetória empreendedora e as possibilidades e características do mercado, podemos dizer que a escolha da franquia de idiomas pode ser a melhor opção para quem deseja “encurtar” o caminho até o sucesso. 

Afinal, será possível contar com uma marca forte, conhecimento e suporte de especialistas, que ajudarão o negócio a ter êxito mais ágil e facilmente. 

Além disso, uma boa franqueadora é conhecida pelos investimentos contínuos no reconhecimento da sua marca, atualização e melhorias constantes de suas práticas e metodologias, o que possibilita que os franqueados se mantenham competitivos e rentáveis. 

Ficou interessado em investir em uma franquia de idiomas? Então leia nosso e-book O que é preciso para abrir uma franquia Wizard em 2022.

Mulher sorrindo olhando para um tablet

Preencha para receber mais detalhes sobre franquias Wizard

Blog

Conteúdos para você aprender, conhecer e se divertir!​

Franquias

Mercado de educação: crescimento em tempos de crise

08 de maio de 2024

Mercado de educação: potencial para investimento

 

O que achou da postagem?

0 Comentários

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

*Declaro ter mais de 12 anos.

Ao enviar os dados acima, eu concordo em receber e-mails e mensagens através do WhatsApp da Wizard e outras marcas Pearson. Ver política de privacidade.


(*)Campos obrigatórios

0 Comentários