• Contraste
  • Texto
Ferramentas de Acessibilidade
Uma mulher madura preta está de braços cruzados e sorrindo à frente de um grupo de alunos que estuda

Por Redação Wizard
03 de agosto de 2022

Franquia de idiomas x escola própria: qual é melhor?

O segmento da educação é um dos mais estáveis e promissores para quem quer empreender, devido às diversas possibilidades. Entretanto, uma das dúvidas mais comuns, quando uma pessoa decide realizar o seu sonho de ser dona de um negócio, é se deve seguir no nicho de escola própria ou se compensa mais investir o dinheiro em uma franquia de idiomas. 

A possibilidade de começar algo novo do zero e personalizado torna a ideia de abrir um negócio próprio atrativa para alguns.  

No entanto, não é raro encontrar empreendedores insatisfeitos com os resultados obtidos com essa abordagem, e que acabam abandonando a marca que criaram para se tornar franqueados e contar com os benefícios de uma rede já estabelecida no mercado. 

Portanto, se você quer evitar erros e otimizar as suas chances de sucesso, continue a leitura.  

A seguir, descubra mais sobre essas duas alternativas e compreenda se a franquia de idiomas ou a proposta de escola própria se alinha mais com os seus objetivos e as suas expectativas ao empreender. 

seja-um-franqueado

Quais são as principais vantagens de ter uma escola própria? 

O processo de abrir um negócio próprio pode ser bastante vantajoso — quando bem estruturado e alinhado aos seus objetivos, riscos esperados e retorno sobre o investimento (ROI) planejado. 

Confira, a seguir, algumas vantagens desse modelo para, então, ser capaz de compará-lo com a opção de investir em uma franquia de idiomas. 

Possibilidade de gerar inovação 

Entre as principais características do perfil de empreendedor está a criatividade e o desejo de lançar algo novo e inédito no mercado. 

Com muito planejamento e análise mercadológica, ter uma escola própria pode permitir que você inicie um empreendimento inovador e execute as suas ideias conforme planejou. 

Potencial de personalizar detalhes do negócio 

Outro fator que pode ser atrativo para quem deseja atuar no setor de educação com uma escola própria é a possibilidade de personalizar muitos aspectos e detalhes do seu empreendimento e da sua marca. 

Afinal, nesse modelo, existe mais liberdade ao construir o modelo de negócio da forma como se considerar melhor, sem a necessidade de seguir um padrão estabelecido e já testado e aprovado no mercado. 

Autonomia na gestão e nas decisões 

Embora esse seja um ponto que cause dúvidas e inseguranças em muitos, sobretudo quando não se tem uma ampla experiência ou conhecimento especializado, para outros pode ser visto como algo positivo. 

Com a escola própria, o empreendedor tem mais autonomia para criar e gerenciar seu negócio e tomar decisões estratégicas, táticas e operacionais. 

Quais são os maiores benefícios de ter uma franquia de idiomas? 

O ensino de idiomas oferece uma boa possibilidade de retorno sobre o investimento e uma fatia significativa do mercado a ser explorada. Afinal, existe uma demanda constante e confiável para o aprendizado de idiomas em um mundo cada vez mais competitivo, integrado e globalizado. 

Nesse contexto, abrir uma franquia de idiomas é uma boa oportunidade para novos entrantes e também para empreendedores de escolas de bandeira branca que desejam converter o seu negócio e ter mais diferenciação no mercado. 

A seguir, descubra mais sobre algumas das diversas vantagens possíveis ao empreender com esse modelo de negócio. 

Suporte da franqueadora e riscos baixos no mercado 

Do jurídico ao financeiro, do operacional até o administrativo. Não importa qual seja a área da sua dúvida, a marca franqueadora oferecerá suporte referente a questões burocráticas e assuntos estratégicos para que o franqueado possa se desenvolver e ter sucesso com a sua unidade. 

Esse suporte inclui treinamentos iniciais e capacitações ao longo da parceria, canais próprios para relacionamento e para sanar dúvidas, apoio constante, fornecimento de manuais e padrões e muito mais. 

Tudo isso, é claro, ajuda a tornar a gestão da franquia de idiomas muito mais assertiva desde o início, o que contribui para manter os riscos desse modelo comumente mais baixos em relação a abrir uma escola própria. 

Marca forte e reconhecida, com mais facilidade para captar alunos 

Investir em uma franquia de idiomas é poder contar com uma marca forte e já reconhecida no mercado, o que confere ao negócio mais credibilidade, além de ajudar a economizar tempo e dinheiro para divulgação e estratégias de atração e retenção de alunos

Know-how 

A transferência de conhecimento — conhecida como know-how — e a concessão do acesso às práticas e metodologias de sucesso é outro diferencial que uma franquia de idiomas oferece. 

Saber como ter uma rotina eficiente, trabalhar a marca em seu mercado, escolher fornecedores e diversas outras coisas que serão desafiadoras para quem abre uma escola própria, com a franquia de idiomas, serão mais fáceis, ágeis e assertivas. 

Escalabilidade 

No modelo de franquia de idiomas, o investidor tem acesso a um negócio mais amadurecido. Seguindo as padronizações, orientações e colocando em prática todas as estratégias já comprovadas de sucesso, é possível desenvolver uma receita escalável e sob baixo risco de forma mais rápida. 

Por isso, é comum que, ao obter bons resultados, o empreendedor torne-se um multifranqueado e esteja à frente de mais de uma unidade rentável e de sucesso. 

Franquia de idiomas ou escola própria: afinal, qual é a melhor opção para investir? 

Agora que você já conhece as vantagens das duas opções, é importante avaliar cada ponto para entender qual das alternativas é mais interessante para o seu perfil e momento de vida. 

Considerando a trajetória empreendedora e as possibilidades e características do mercado, podemos dizer que a escolha da franquia de idiomas pode ser a melhor opção para quem deseja “encurtar” o caminho até o sucesso. 

Afinal, será possível contar com uma marca forte, conhecimento e suporte de especialistas, que ajudarão o negócio a ter êxito mais ágil e facilmente. 

Além disso, uma boa franqueadora é conhecida pelos investimentos contínuos no reconhecimento da sua marca, atualização e melhorias constantes de suas práticas e metodologias, o que possibilita que os franqueados se mantenham competitivos e rentáveis. 

Ficou interessado em investir em uma franquia de idiomas? Então leia nosso e-book O que é preciso para abrir uma franquia Wizard em 2022.

Mulher sorrindo olhando para um tablet

Preencha para receber mais detalhes sobre franquias Wizard

Blog

Mais artigos do Blog Wizard

Franquias

Gestão de pessoas em franquias: o que você precisa saber

17 de janeiro de 2024

Gestão de pessoas em franquias: o que você precisa saber

 

O que achou da postagem?

0 Comentários

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

*Declaro ter mais de 12 anos.

Ao enviar os dados acima, eu concordo em receber e-mails e mensagens através do WhatsApp da Wizard e outras marcas Pearson. Ver política de privacidade.


(*)Campos obrigatórios

0 Comentários