• Contraste
  • Texto
Mulher de cabelos crespos e castanhos, usando óculos, escrevo no quadro branco em uma escola de idiomas

Por Redação Wizard
04 de maio de 2022

Conheça exemplos de estratégias que ajudarão a sua escola de idiomas a crescer e a ter mais sucesso no mercado.

Em um país no qual a maioria da população não fala inglês nem tem um alto grau de fluência em uma segunda língua, abrir uma escola de idiomas mostra-se como uma oportunidade de negócio promissora. 

No entanto, assim como há mercado, há também grande concorrência, sobretudo no nicho de escola de idiomas de bandeira branca — isso é, não associada a nenhuma franquia

Por isso, é vital buscar constantemente formas de gerar diferenciais para que o empreendimento permaneça competitivo e bem-sucedido. 

A seguir, você poderá conhecer algumas ideias para isso. Continue a leitura e confira dicas para ajudar o seu negócio a crescer e ter sucesso no mercado. 

1. Identifique as personas da sua escola de idiomas 

Para saber como atrair mais alunos, onde captá-los, quais canais utilizar na comunicação, entre outras decisões que ajudam a direcionar a sua escola para o sucesso, é fundamental conhecer em profundidade quem é o seu público. 

Uma das técnicas utilizadas para essa finalidade é desenvolver personas. Tratam-se de perfis semificcionais com descrições detalhadas sobre o seu target, a partir de informações como seus gostos, seus desafios, preferências, motivações para aprender um novo idioma, etc. 

Assim, a partir desse entendimento, será possível tornar suas campanhas de novas matrículas e de marketing mais assertivas e adotar uma abordagem que deixe claro ao seu aluno em potencial porque a sua escola é a opção ideal e como ela poderá ajudá-lo a resolver seus problemas e dores. 

2. Estabeleça a presença digital da sua instituição 

Boa parte dos seus atuais e futuros alunos já é nativa digital, isto é, nasceu com a tecnologia e a internet disponíveis e convive com elas em sua rotina de forma intensa. 

Portanto, para atrair esse público e manter um relacionamento duradouro com ele, é vital também inserir a sua escola de idiomas neste contexto. 

Sendo assim, estabelecer e consolidar a sua presença digital é indispensável. Isso pode ser feito por meio de: 

  • Site atualizado e responsivo (ou seja, que funcione bem e seja atrativo em qualquer dispositivo de acesso); 
  • Página nas principais redes sociais utilizadas pelas suas personas; 
  • E-mail marketing para nutrir o relacionamento com seus públicos; 
  • Blog com conteúdo útil e relevante; 
  • Entre outras estratégias. 

3. Melhore seu atendimento ao cliente 

Com a ampla oferta de escolas, diversos aspectos são avaliados pelos potenciais alunos e seus responsáveis. Um deles é o atendimento prestado pela instituição. 

Vivemos atualmente na Era da Experiência, na qual o atendimento e a experiência ofertados ao cliente estão no centro dos diferenciais entre uma marca e outra. 

Portanto, um dos caminhos para o sucesso da sua escola de idiomas é aprimorar esses pontos. Isso pode ser feito de diversas formas, tais como: 

  • Solicitar feedback constantemente; 
  • Treinar constantemente a sua equipe; 
  • Responder rapidamente aos contatos recebidos; 
  • Disponibilizar diferentes canais online e offline para atendimento; 
  • Entre outras. 

4. Monitore a sua concorrência 

Para compreender como a sua escola de idiomas pode oferecer mais valor ao aluno e posicionar-se com maior destaque e sucesso em seu mercado, é importante também conhecer e acompanhar as iniciativas dos seus concorrentes, especialmente quanto a questões como: 

  • Quais são as ações de marketing desenvolvidas? 
  • Quais canais de captação são utilizados? 
  • Como é a sua presença digital? 
  • Quais os pontos positivos e negativos no atendimento ao aluno? 
  • Como é a infraestrutura? 
  • Como a marca deles é percebida pelo público? 
  • O que oferecem a mais ou a menos em relação ao seu serviço? 
  • Quais são as forças e fraquezas desses concorrentes? 
  • Quais oportunidades de inovar sua escola tem diante desse mercado? 
  • Há alguma necessidade ou problema da sua persona que eles atendem melhor do que a sua escola? 

A partir desse estudo, será mais fácil identificar maneiras de diferenciar a sua escola de idiomas e oferecer uma proposta de valor única para o seu público de interesse. 

5. Avalie como proporcionar mais comodidade ao aluno 

De acordo com um estudo global da consultoria PwC, quase 45% das pessoas entrevistadas estariam dispostas a pagar a mais para terem um nível maior de comodidade. 

Assim, facilitar a vida de seu público pode ser outra maneira de ajudar a orientar a sua escola de idiomas para o sucesso. 

Para isso, é importante considerar toda a jornada do aluno, desde o contato inicial com a sua instituição, como é o processo de matrícula e rematrícula, como as aulas são ofertadas, como esse relacionamento é nutrido, etc. 

Você pode considerar pontos como: 

  • Há mais de um canal para atendimento? 
  • Os processos ainda são, em maioria, manuais? 
  • Qual é a facilidade para o aluno obter uma resposta? 
  • O que poderia ser feito para que o estudante perdesse menos tempo? 
  • Como é a navegabilidade do seu site e dos canais digitais utilizados? 
  • As informações disponibilizadas em seus canais são completas e atualizadas? 

6. Faça pesquisas constantemente 

Tomar decisões baseadas apenas em “achômetro” e feeling pode ser ineficiente e caro. Diferentemente disso, quando se fundamenta as escolhas a partir de dados confiáveis, os riscos são reduzidos e as possibilidades de sucesso, potencializadas. 

Sendo assim, outra forma de descobrir quais estratégias adotar para o crescimento e o sucesso da sua escola de idiomas é munindo-se de informações por meio de pesquisas. 

Você pode fazê-las junto a seus diferentes públicos como alunos atuais, potenciais, pais interessados e, mesmo, quanto ao mercado. 

Para que esses dados gerem inteligência, é importante ir além das informações demográficas — como local de moradia, ocupação, idade, etc. Incluir perguntas sobre níveis de satisfação com diferentes aspectos da sua escola pode fornecer insights valiosos. 

Para isso, você pode utilizar metodologias próprias para esse tipo de pesquisa, como a NPS. Isso ajudará a tornar o processo mais fácil, confiável e promissor. 

De fato, conforme dados da QuestionPro, organizações que fizeram com consistência pesquisa de satisfação por meio da métrica NPS aumentaram as suas taxas de crescimento em 10%. 

7. Avalie transformar a sua escola de idiomas em uma franquia 

Quem gerencia uma escola de bandeira branca conhece alguns desafios que dificultam ou limitam a expansão e consolidação do negócio. 

Concorrer com uma marca conhecida no mercado nacional, com metodologias e tecnologias de ponta, com processos administrativos e um sistema de gestão já testados e aprovados pode criar barreiras para o crescimento da sua instituição de ensino. 

É por isso que uma das estratégias para o sucesso da sua escola de idiomas pode ser transformá-la em uma franquia. Esse pode ser o diferencial que faltava para atrair e reter mais alunos, obter maior eficiência operacional e oferecer mais valor ao seu público em potencial. 

As franqueadoras investem continuamente no reconhecimento da marca, em melhorias metodológicas, em treinamentos e atualização. E isso permite manter a competitividade dos franqueados sempre em alta. 

Para saber mais sobre essa possibilidade, descubra as oportunidades que o mercado de franquias oferece

Homem negro, careca, vestindo um blazer escuro, sorrindo e com o logo da Wizard à frente

Preencha para receber mais detalhes sobre franquias Wizard



    Ver política de privacidade.

    (*)Campos obrigatórios

    Mais artigos do Blog Wizard

    Franquias

    Experiência para franquia de idiomas: o que é preciso saber

    25 de maio de 2022

    Será que é preciso ter experiência para franquia de idiomas? Tire todas as suas principais dúvidas sobre o tema!

     

    O que achou da postagem?

    0 Comentários

    Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

    *Declaro ter mais de 12 anos.

    Ao enviar os dados acima, eu concordo em receber e-mails e mensagens através do WhatsApp da Wizard e outras marcas Pearson. Ver política de privacidade.


    (*)Campos obrigatórios

    0 Comentários

    Ao acessar nosso site, você concorda com a nossa utilização de cookies. Saiba mais em: https://www.wizard.com.br/politica-de-privacidade/