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Por Redação Wizard
26 de janeiro de 2022

Franquia de serviço: 13 vantagens de investir em uma

A franquia de serviço geralmente oferece boas condições de investimento total, fato que desperta muito o interesse dos empreendedores. Você já pensou em abrir uma?

Não espere os tempos de inflação alta passar nem a insegurança econômica diminuir. Agora é a hora de realizar o sonho de ter seu próprio negócio! Sabe a razão?

As franquias são uma ótima opção para ter um negócio rentável, principalmente para quem está ingressando no mundo do empreendedorismo. Antes de mais nada, a franquia continua como segmento em expansão e com inúmeras possibilidades de atuação.

Você pode investir em uma franquia tradicional no modelo de uma loja física, por exemplo, ou em modalidades mais modernas, como a virtual. Em ambos os casos, as franquias de serviços se destacam como um segmento promissor, sempre com alta demanda de clientes.

Além deste setor estar crescendo a cada dia, dependendo do negócio, a franquia de serviços pode ser realizada na casa do cliente ou em local próprio. Interessante, certo? Então, conheça agora as principais áreas de atuação de uma franquia de serviços:

  • Casa e construção (pinturas);
  • Limpeza e conservação (limpezas residencial e comercial);
  • Educacional (cursos profissionalizantes);
  • Idiomas (escola de inglês e outros idiomas);
  • Turismo (pacotes de viagens);
  • Saúde (clínicas médicas e odontológicas);
  • Beleza e bem-estar (centros de estética);
  • Automotivo (concessionárias);
  • Informática (empresa de softwares);
  • Comunicação (marketing digital).

13 vantagens de uma franquia de serviço

1. Mercado estável e em expansão

O mercado de franquias está em crescimento e pode oferecer muitas e interessantes oportunidades para o franqueado. O segmento de serviços é um deles. Vale destacar que mesmo em tempos de crise, se mantém estável.

O setor de educação é um bom exemplo de franquia de serviços bastante flexível e que tem se adaptado a qualquer tempo, seja em momentos de crise no mercado, seja em época de aquecimento econômico.

Outra vantagem desse tipo de franquia de serviço, como franquias de idiomas, é ter alunos frequentando a escola o ano inteiro. Ou seja, as franquias de redes educacionais não são prejudicadas com a sazonalidade. E, nas férias, pode oferecer cursos complementares e de extensão com menos duração.

2. Variedade de segmentos

O setor de serviços oferece muitas opções para o franqueado. Como vimos acima, o empreendedor pode escolher entre uma série de alternativas. Se ele tiver familiaridade e experiência num determinado serviço, este pode ser um diferencial importante.

Aproveitando o exemplo da franquia de idiomas: se um professor de inglês resolver empreender e comprar uma franquia de escola de idiomas, tem grandes chances de se dar bem.

Mas esta não é uma regra. Profissionais com boa visão de mercado também costumam fazer sucesso numa franquia de serviços relacionada a uma área com a qual ele ainda não teve experiência alguma. O ideal é o futuro franqueado escolher com calma o setor que mais se identifica e investir com mais segurança.

3. Marcas já consolidadas e com credibilidade no mercado

Os franqueados contam com marcas conhecidas, com identidade construída e público já conquistado. Algumas delas oferecem consultoria sobre ações de marketing e comunicação, o que garante divulgação adequada e vencedora.

Os custos de propaganda podem até ser rateados entre os franqueados de uma mesma rede, diminuindo assim os investimentos e melhorando a qualidade do trabalho. Os custos com máquinas, equipamentos e instalações também podem ser reduzidos, já que existe uma central de compras que negocia os valores.

4. Condições especiais

O franqueador conta com um cadastro financeiro positivado. Desta forma, ele pode usufruir de descontos nos preços, obter prazos mais longos de pagamentos, além de condições especiais.

5. Segurança jurídica

A franquia oferece segurança jurídica para as duas partes, firmando contrato entre franqueador e franqueado. No entanto, a empresa do franqueado tem sua própria razão social, sendo uma pessoa jurídica distinta. E suas operações financeiras são de responsabilidade da sua empresa.

6. Menores custos

Quem investe em franquia de serviços tem a possibilidade de ter os custos reduzidos, com despesas menores com mobiliário, equipamentos, layout e estoque.

7. Treinamento de gestão

A franqueadora tem a responsabilidade de treinar o franqueado antes de começar a operar sua unidade. O treinamento pode abranger a gestão financeira e o controle do negócio. A franqueadora acompanha, ainda, os resultados da unidade e faz recomendações de ajustes quando necessário.

8. Fornecedores homologados

Os fornecedores da rede são homologados, garantindo mais qualidade ao serviço oferecido pela franquia de serviços.

9. Criatividade

Antes de novos serviços serem lançados, as redes de franquia realizam pesquisas de mercado para assegurar a aceitação do público. Prefira as franquias que usam e abusam de criatividade e trabalhem focadas em inovação e criação de soluções diferenciadas.

10. Padronização

O franqueado utiliza o padrão já adotado pelo mercado no dia a dia de sua franquia. Não precisa de tempo para experimentos e testes. Tudo já foi devidamente estudado. Basta manter o padrão definido pelo franqueador.

11. Negociação centralizada

A rede de franquia é quem negocia preços mais em conta com os fornecedores para as unidades. Como há ganho de escala, existe mais facilidade para negociar e barganhar na hora de faturar.

12. Suporte

Você pode ter todo o suporte que precisar em diversas áreas. Entre elas, a parte contábil, jurídica, tributária, etc. Além disso, não tem que se preocupar com problemas burocráticos.

13. Crescimento orgânico

Quanto mais unidades franqueadas da sua rede forem abertas, mais você poderá crescer.

Ficou entusiasmado para investir em um franquia de serviço? Então, veja agora como ter lucro com uma franquia de idiomas!

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