• Contraste
  • Texto
um quadro negro com o escrito hablas español e uma pequena bandeira da Espanha ao lado

Por Redação Wizard
05 de novembro de 2021

Falsos cognatos e palavras com ‘ss’ são alguns dos erros em espanhol que você deve evitar. Confira os erros mais comuns!

É normal, durante o processo de aprendizagem de qualquer idioma, cometer alguns deslizes. No caso dos erros em espanhol, a maioria tem a ver com a proximidade entre ele e o português.

São errinhos básicos, viu? A maioria acaba cometendo. Em algumas situações, eles se tornam engraçados, entretanto, você deve se atentar para evitar alguns constrangimentos.

Conheça os 6 erros em espanhol mais comuns de quem está estudando este idioma! Nós preparamos uma lista com vários exemplos.¡Te deseamos una buena lectura!

1. Erros em espanhol: uso do SS

Em português, algumas palavras têm “ss”. É o caso de “passado”, “esse” e “excesso”. Por outro lado, o dígrafo “ss” não existe no espanhol. “Pasado”, “ese” e “exceso” são escritas assim, só que a pronúncia é a mesma do nosso idioma.

2. Erros em espanhol: M no final das palavras

Algumas palavras, em português têm a consoante “m” no final, como em “também”, “com”, “estão” e “viajavam”. Isso não ocorre no espanhol, portanto, a grafia é diferente: “también”, “con”, “están” e “viajaban”.

3. Erros em espanhol: artigo neutro

Diferentemente do português, o espanhol possui um artigo neutro, ou seja, que não se refere a gênero. Trata-se do “lo”. No entanto, muitos brasileiros o confundem com o artigo definido “o”.“El” e “la” são artigos definidos usados quando você conhece a identidade da pessoa ou o que está sendo mencionado. Já o artigo “lo” vem antes dos adjetivos, advérbios e particípios, além do pronome relativo “que”.

Veja o exemplo: Lo hermoso viene del corazón.

A frase acima diz que “o belo vem do coração”. Como “hermoso” é um adjetivo, usa-se o artigo neutro “lo” ao invés de “el”.

4. Erros de espanhol: ditongação

Continuando nossa lista de erros de espanhol, comuns entre pessoas que estão aprendendo o idioma, chegamos à ditongação de algumas palavras.

Quando se ouve a palavra “escuela”, imagina-se que a vogal “o”, no meio das palavras, se transforma obrigatoriamente em “ue”.

Por causa disso, é frequente ouvir brasileiros pedindo um “cuepo de cueca-cuela” no restaurante. Leia algumas vezes esse erro e note que até a pronúncia é mais difícil que a expressão correta: “un vaso de cola”.

5. Muy x mucho

Ambos têm o mesmo significado, mas cada um é usado em situações diferentes. Para saber quais, você deve se dedicar bastante a aprender as regras gramaticais do espanhol.

De modo geral, usa-se “muy” como advérbio de quantidade. Isso significa que ele vem antes de adjetivos, particípios, nomes adjetivados e outros advérbios. Guarde aí: “muy” nunca antecede substantivos.

Já “mucho” é um adjetivo determinativo quantificador que pode ser usado antes de substantivos e depois de verbos. Veja o exemplo:

Camila trabaja mucho.

Camila (substantivo) trabalha (verbo) muito (adjetivo determinativo quantificador).

Quando “mucho” vem antes de um substantivo, ele deve concordar em gênero e grau com esse substantivo. Veja o exemplo:

Hay muchas frutas en Brasil.

Na frase acima, “frutas” é o substantivo e o “mucho” precisa concordar em gênero e grau. Por causa disso, ele se transforma em “muchas”.

E as exceções? Elas existem. Quando o advérbio for “mayor”, “menor”, “antes”, “después”, “mejor” ou “peor”, usa-se “mucho” e não “muy”.

6. Falsos cognatos

¿Aceptarás un pedazo de pastel?

Uau! Pastel? De queijo, pizza ou carne moída?

No caso do espanhol, você está diante de um falso cognato. Isso significa que, pela proximidade deste idioma com o português, muitas palavras possuem a mesma escrita e pronúncia, mas um significado diferente. Então, o que significa “pastel” na frase acima?

O “pastel” da pergunta deste subtópico significa “bolo”. E o “pedazo” é uma “fatia”.Outros falsos cognatos para você ficar de olho e não se confundir:

  • Aceite / Azeite
  • Apellido / Sobrenome
  • Borracha / Bêbada
  • Camelo / Engano
  • Chulo / Bonito ou Legal
  • Despido / Demissão
  • Exquisito / Refinado ou Chique
  • Goma / Borracha
  • Latido / Batida do coração
  • Pelado / Careca
  • Polvo / Poeira
  • Saco / Paletó
  • Taza / Xícara

Agora que você conhece os 6 erros de espanhol mais comuns entre as pessoas que estão aprendendo o idioma, continue estudando para evitá-los.

Aproveite ainda para ler o nosso artigo ¿Vamos a hablar? 5 dicas que vão melhorar sua pronúncia em espanhol e arrasar ainda mais na hora de se comunicar!

Mulher sorrindo olhando para um tablet

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

(*)Campos obrigatórios

Mais artigos do Blog Wizard

Idiomas

Skincare: vocabulário da beleza e cuidados com a pele em inglês

20 de maio de 2022

Conheça os nomes dos produtos de skincare em inglês e saiba qual a utilidade deles. Enriqueça seu vocabulário conosco!

 

O que achou da postagem?

0 Comentários

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

*Declaro ter mais de 12 anos.

Ao enviar os dados acima, eu concordo em receber e-mails e mensagens através do WhatsApp da Wizard e outras marcas Pearson. Ver política de privacidade.


(*)Campos obrigatórios

0 Comentários

Ao acessar nosso site, você concorda com a nossa utilização de cookies. Saiba mais em: https://www.wizard.com.br/politica-de-privacidade/