• Contraste
  • Texto
Ferramentas de Acessibilidade
garota com a caneca encostada no rosto, com expressão de atenta às dicas

Por Redação Wizard
13 de setembro de 2018

7 hábitos para treinar o inglês

Os estudantes estão sempre procurando dicas de como melhorar o inglês. Antes de tudo, você precisa entender que para aprender um novo idioma, deve colocar os estudos na sua rotina diária. Isso é muito importante para te ajudar a se acostumar com uma segunda língua.

E para conquistar a tão sonhada fluência no inglês, há uma série de hábitos que vão te ajudar, melhorando consideravelmente o seu aprendizado. Veja:

1. Estudar inglês diariamente

Você não deve restringir seus estudos apenas aos horários em que está no curso de inglês. Para quem quer aprender de verdade, a prática do idioma deve se tornar um hábito diário. E isso não envolve apenas os métodos mais divertidos, como assistir a filmes e séries em inglês : é necessário também reservar momentos do seu dia para estudar as estruturas da língua inglesa, como verbos e sujeitos.

Quando você deixa as revisões para períodos únicos durante a semana, pode sofrer com a quantidade de matéria acumulada e sentir desânimo de continuar estudando. Se você rever os capítulos trabalhados em sala de aula e fizer exercícios diariamente, conseguirá aprender de maneira gradativa, fixando melhor o conteúdo.

2. Trocar o idioma do smartphone

No menu de configurações da maioria dos dispositivos móveis é possível alterar o idioma padrão para o inglês. Você pode fazer isso com o seu computador e smartphone, por exemplo. Além disso, grande parte dos sites e redes sociais que você usa no dia a dia também podem ser utilizados com a língua inglesa como base.

Essa pequena mudança de hábito vai fazer muita diferença para os seus estudos. Pense que você está constantemente acessando a internet e vendo milhares de palavras todos os dias. Por que parte delas não pode ser em inglês?

3. Assistir a conteúdos em inglês

Assista a filmes e episódios de séries completos no áudio original. Você pode começar colocando as legendas em inglês e, com o tempo e sua evolução nos estudos, é possível retirá-las e assistir tudo apenas com o treinamento do seu listening.

Além disso, opte por seguir produtores de conteúdo que façam seus trabalhos na língua inglesa. Graças à internet, você tem um acesso muito maior a vídeos, textos, podcasts e outros produtos para o seu entretenimento. Encontre os assuntos que mais te interessam e siga pessoas influentes do meio. Assim, você consegue se manter informado, se divertir e ainda praticar inglês.

Promoção 4 aulas grátis

4. Ouvir músicas e cantar junto

As músicas em inglês estão muito presentes no dia a dia, principalmente graças à influência americana na nossa cultura; e é possível usar isso para evoluir nos estudos do idioma. Não basta você colocar a playlist para tocar: é preciso estar com os ouvidos atentos para tentar entender cada palavra. Além disso, você pode treinar sua pronúncia, repetindo cada termo falado na letra até a sua fala ser idêntica à do artista.

Outra dica é transcrever a letra das músicas. Primeiro, faça isso apenas com a referência do que escutou. Depois, leia atentamente o que escreveu e procure entender o sentido de cada palavra nas estrofes. Isso é muito importante para você visualizar aquelas regrinhas gramaticais que aprendeu de maneira mais prática, utilizando, inclusive, gírias e abreviações do inglês falado. Ao final, para corrigir sua escrita, você pode acessar a internet e conferir a letra original.

5. Andar com um bloquinho de notas

Um hábito interessante para aprender inglês é ter sempre um bloco de notas ao seu alcance. Ele pode ser de papel ou mesmo um aplicativo para smartphone, por exemplo. O exercício que você pode fazer é anotar as palavras novas que aprender durante o dia. Coloque também aqueles termos que não entendeu muito bem e deseja procurar o significado depois.

Além disso, você pode utilizar o papel para anotar pensamentos e frases em inglês. O objetivo aqui é treinar sua escrita e expandir o seu vocabulário no idioma.

6. Conversar sozinho

Uma ótima maneira de treinar inglês é conversando consigo mesmo. Pode parecer um pouco estranho no começo, mas acredite, não é! Tire um tempo do seu dia, sente-se no seu quarto ou onde achar mais confortável e crie alguns diálogos completos com você mesmo. Assim você consegue praticar o idioma sem medo de falar em inglês com outra pessoa e ainda, ganha mais confiança.  

Além disso, procure converter alguns pensamentos básicos do seu dia a dia para o inglês. Pense em coisas diversas, como qual rua irá atravessar, qual a agenda do dia e o que desejar comer no jantar, por exemplo. Com isso, é possível colocar a língua inglesa na sua rotina e se acostumar melhor com ela.

7. Conversar com outras pessoas sem medo

Não precisa ser fluente em inglês para estabelecer uma conversa no idioma. O que você necessita mesmo é não ter medo ou ficar com vergonha de errar. Por isso, procure sempre treinar com algum amigo, seja ele nativo ou não da língua inglesa.

Toda a sua rotina de estudos e a aplicação dessas dicas de como melhorar o inglês vão te ajudar a ter mais confiança no momento da conversa. O importante é que você se lembre das regrinhas que aprendeu com os livros, utilize as palavras do seu vocabulário e pronto, conseguiu conversar com alguém!

Bônus: acompanhar o blog da Wizard

O nosso blog traz os melhores conteúdos para te ajudar a treinar o inglês. Você pode conferir algumas dicas de gramática e vocabulário, como as que selecionamos abaixo:

Conclusão

Adicionar esses hábitos à sua rotina vai te ajudar muito a utilizar o idioma de maneira constante, algo fundamental para o aprendizado. Por isso, não deixe de praticar o inglês todos os dias e siga firme em busca da fluência! Se tem mais alguma sugestão de s hábitos que podem ajudar no aprendizado, deixe um comentário!

Seja fluente!

Confie em quem é comprometido com o seu aprendizado e quer ver você vencer. Se você ainda não desistiu e quer se desafiar com um novo idioma, a Wizard oferece 4 aulas grátis para conhecer a metodologia da escola. Não perca essa chance!

Tags:

inglês

Homem negro, careca, vestindo um blazer escuro, sorrindo e com o logo da Wizard à frente

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

(*)Campos obrigatórios
Blog

Mais artigos do Blog Wizard

Idiomas

Conheça a ciência por trás do aprendizado de idiomas

05 de fevereiro de 2024

Saiba mais sobre os idiomas e a ciência por traz do aprendizado. Descubra como nosso cérebro aprende uma nova língua.

 

O que achou da postagem?

1 Comentário

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

*Declaro ter mais de 12 anos.

Ao enviar os dados acima, eu concordo em receber e-mails e mensagens através do WhatsApp da Wizard e outras marcas Pearson. Ver política de privacidade.


(*)Campos obrigatórios

1 Comentário

  1. naiara:
    6 de maio de 2020 às 15:20

    eu amei as dicas , vou seguir umas , eu sempre falo sozinha em Ingles ;D