• Contraste
  • Texto
Ferramentas de Acessibilidade

Por Redação Wizard
03 de agosto de 2023

O Dia da Mulher é o momento de valorizar as mulheres e as vozes femininas que fazem sucesso no mundo da música. Cante e treine com os principais sucessos que empoderam as mulheres com essas músicas em inglês!

O Dia da Mulher é o momento de valorizar as mulheres e as vozes femininas que fazem sucesso no mundo da música. Cante e treine com os principais sucessos que empoderam as mulheres com essas músicas em inglês!

A data comemorativa acontece no dia 8 de março. Nesse dia e em todos os outros, é o momento de valorizar as mulheres que estão ao nosso redor todos os dias e de reforçar a luta para combater a desigualdade de gênero presente em nossa sociedade.

Temos muitos exemplos de músicas que servem de inspiração e são consideradas verdadeiros hinos girl power. Deseja conhecer essas músicas cantadas em inglês por mulheres de sucesso? Continue lendo!

Qual é a importância de aprender com músicas em inglês?

Música é uma ferramenta incrivelmente útil no processo de aprendizagem de um novo idioma. Não é à toa que a imagem de um professor de inglês com rádio virou um clássico, não é? E se você já fez aulas de inglês alguma vez, certeza que lembra de alguma música que ouviu e ficou marcada na memória.

Vamos entender o porquê? Aqui estão algumas razões pelas quais a música é tão importante para aprender inglês.

Melhora a pronúncia e a fluência

Cantar junto ajuda a melhorar a pronúncia e a fluência do idioma. Músicas geralmente têm melodia que auxilia no aprendizado do ritmo natural do idioma e na prática de sons e palavras difíceis.

Expande o vocabulário e ensina estruturas gramaticais

As letras de música geralmente contêm uma ampla gama de vocabulário, expressões idiomáticas e exemplos de estruturas gramaticais.

Assim, você vê as palavras e estruturas usadas em contexto, o que facilita bastante na internalização do conteúdo. Daí, muitas vezes, você entende aquele tópico difícil de gramática no maior estilo “Ah! Era isso!”.

Estimula a memória

A melodia e o ritmo das músicas facilitam a memorização de palavras e frases. Muitas pessoas acham mais fácil lembrar letras de música do que listas de vocabulário, tornando a música uma ótima ferramenta para internalizar novas palavras e frases em inglês.

Sem falar que, quando cantamos e falamos em voz alta as palavras, memorizamos com mais facilidade. Certeza que você já se pegou cantarolando uma letra sem nem perceber.

Torna o aprendizado mais divertido

Música é muito bom, não é? Logo, estudar inglês com música contribui para ficar mais motivado, o que é essencial para o aprendizado de um novo idioma. Ainda mais se for aquela música pop mais animada e cativante, que dá vontade de dançar.

Por exemplo, a música “Happy” de Pharrell Williams é um hit popular que tem uma letra relativamente simples e um refrão repetitivo que facilita a memorização. Já ouviu alguma vez?

Fornece contexto cultural

A música é um reflexo da cultura de um lugar, e ouvir música em inglês ajuda a entender melhor a cultura e o contexto dos países de língua inglesa.

Por exemplo, “Blowin’ in the Wind” de Bob Dylan é uma canção folk que foi lançada na década de 1960 e se tornou um hino do movimento dos direitos civis nos Estados Unidos. Aprender esta música e sua história vai te ajudar não só com inglês, mas também na compreensão da história e da cultura americana.

Ajuda a enfrentar momentos ruins

Músicas são um grande conforto em momentos de tristeza ou estresse, não é mesmo? Elas nos permitem sentir que não estamos sozinhos e ajudam a expressar emoções que podem ser difíceis de articular.

Provavelmente, sua música preferida tem aquele trecho com o qual você se identifica 100% e dá aquele gás para passar por momentos delicados.

Por exemplo, canções suaves e melodiosas, como “Let It Be” dos Beatles, têm letras reconfortantes que perpassam gerações e ajuda a acalmar a mente durante tempos difíceis.

Potencializar momentos bons

Mas nem só em momentos de tristeza a música é uma boa companhia! Ela pode aumentar a nossa alegria em momentos que são, por si só, incríveis.

Uma música animada e energética faz uma comemoração ficar ainda mais festiva, não é?

Quando estiver em um momento feliz, ouça só “Three Little Birds” de Bob Marley, com sua mensagem positiva de “Don’t worry about a thing, ‘cause every little thing is gonna be alright” e conte para a gente depois se não te deixou ainda mais feliz.

Quais são as melhores músicas em inglês para cantar e treinar?

A Wizard selecionou para você ouvir no Dia da Mulher e em qualquer outro dia, várias músicas em inglês que são um verdadeiro sucesso e vão te auxiliar no aprendizado do idioma!

1. New Rules – Dua Lipa

“I got new rules, I got them!”. Com certeza você já ouviu essa frase, não é mesmo? A música New Rules foi um dos primeiros hits da cantora Dua Lipa, que mostrou para a gente as principais regras do que NÃO fazer após terminar um namoro.

Tanto a letra da música quanto o clipe fizeram as garotas cantarem bem alto e reforçarem para elas mesmas que conseguem e devem superar um amor que não deu certo e, claro, contando com a ajuda das amigas. 

2. Power – Little Mix ft. Stormzy

O grupo Little Mix já mostra muito a força feminina ao vermos que a banda é composta por quatro meninas britânicas. Power é uma canção que enfatiza o poder que as mulheres têm e que mostra que ninguém as segura.

A participação do cantor Stormzy dá ainda mais força para os trechos da música que dizem “you’re the man, but I got the power”, ou seja, pode até ser um homem, mas quem tem o poder são as mulheres!

3. BO$$ – Fifth Harmony

A música BO$$ (Boss), do grupo Fifth Harmony, tem muita força feminina com a letra e as vozes das cinco integrantes do grupo.

A canção fala que as mulheres são independentes e que levam a vida do jeito que querem, escolhendo seus caminhos e o que querem comprar. A letra cita uma role model feminina, Michelle Obama, como exemplo de confiança, educação e independência!

4. Roar – Katy Perry

A cantora Katy Perry tem a canção Roar em seu repertório de músicas mais conhecidas no mundo todo por fortalecer a independência das mulheres e dizer que elas devem levantar a cabeça e seguir em frente quando alguma coisa desanimá-las.

Ouvir essa música e não cantar o refrão bem alto é quase impossível, afinal, “you’re gonna hear me roar”!

5. Run the World (Girls) – Beyoncé

Claro que a cantora e ícone feminino Beyoncé não ficaria de fora! Uma das músicas da cantora que virou um hino das mulheres é Run the World (Girls). A letra valoriza as atitudes das mulheres no dia a dia e o poder feminino na sociedade, dizendo que quem comanda o mundo são as garotas!

6. God is a Woman – Ariana Grande 

Um dos sucessos da cantora Ariana Grande é a música God Is a Woman, que ganhou um clipe dedicado ao empoderamento feminino. A letra da música valoriza as mulheres que são verdadeiras deusas, que batalham todos os dias para acabar com a desigualdade de gênero.

7. Girl On Fire – Alicia Keys

Girl On Fire é um sucesso eterno da cantora Alicia Keys! A música, que já traz as mulheres no nome, conta a história de uma garota solitária que está “em chamas”, ou seja, passando por desafios, mas ela consegue superar as dificuldades e se destacar no meio do caos.

Uma música que levanta a autoestima e dá confiança naqueles dias mais para baixo e que serve para sempre lembrar como as mulheres conseguem superar as dificuldades!

8. Girls Just Wanna Have Fun – Cyndi Lauper 

Um sucesso dos anos 1980 e hino das mulheres, principalmente quando elas estão em um momento de diversão, é a música Girls Just Wanna Have Fun, da cantora Cyndi Lauper.

A canção fala em alto e bom tom que garotas só querem se divertir, independentemente das situações.

9. Adele – Someone like you

A música Someone like you, possui o significado nada mais, nada menos, que alguém como você. Essa música fala sobre um término de relacionamento e o processo de cura e aceitação que se segue.

Tornou-se um hino para aqueles que estão lidando com a dor da perda ou do desamor. E a voz marcante da Adele deixa tudo ainda mais potente.

10. Alanis Morissette – Ironic

A música deriva de origens de pop rock e post-grunge. A letra apresenta uma série de cenários irônicos da vida, como “It’s like rain on your wedding day” (É como chuva no dia do seu casamento) e “A traffic jam when you’re already late” (Um congestionamento quando você já está atrasado).

Cada situação ilustra a ideia de que a vida é cheia de eventos inesperados e imprevisíveis que podem frustrar nossos planos e expectativas.

11. Madonna – Sorry

A letra de Sorry descreve uma pessoa que está terminando um relacionamento tóxico e se recusa a aceitar desculpas vazias do outro.

Madonna canta em vários idiomas, incluindo o inglês, francês e italiano, as palavras “I don’t wanna hear, I don’t wanna know, Please don’t say you’re sorry” (Eu não quero ouvir, eu não quero saber, por favor, não diga que está arrependido), sinalizando uma firme decisão de seguir em frente e não aceitar menos do que merece. Certíssima, não acha?

12. Miley Cyrus – Flowers

Eleita a melhor música de 2023 pela Billboard — e não é para menos! O refrão “I can buy myself flowers” (Posso comprar flores para mim mesma) viralizou e continua muito popular. É um hino empoderador que celebra o autocuidado, a autoestima e a independência emocional.

A letra destaca a capacidade da própria Miley de se tratar com amor e respeito, sem precisar depender de outra pessoa. Ela declara que não precisa de um parceiro para presentear flores ou compartilhar uma noite de dança — é perfeitamente capaz de aproveitar essas experiências sozinha. Arrasou!

13. Gwen Stefani – Cool

Escrita para o primeiro álbum solo da cantora Gwen Stefani, Stefani canta: “We have changed but we’re still the same (…) I know we’re cool” (“Nós mudamos, mas ainda somos os mesmos (…) Eu sei que estamos bem), expressando a aceitação e maturidade emocional para superar os ressentimentos passados e manter uma amizade após o término de um relacionamento amoroso.

Além disso, ela demonstra gratidão e apreciação pelo tempo que passaram juntos, refletindo uma visão positiva e madura sobre o passado.

14. Natalie Imbruglia – Torn

Dificilmente você não ouviu essa tocando em alguma rádio em algum momento. A letra de “Torn” descreve os sentimentos de desilusão e dor após um rompimento.

A música usa a palavra “torn” (rasgado, em uma tradução livre) como uma metáfora para expressar a sensação de ser quebrada emocionalmente. Uma voz incrível e uma letra triste, mas belíssima.

15. Whitney Houston – I Wanna Dance With Somebody

O primeiro single de Whitney Houston é a música I Wanna Dance With Somebody. Esta música é um hino cheio de energia que expressa o desejo de compartilhar momentos com alguém especial.

Na letra, Whitney canta: “Oh, I wanna dance with somebody, I wanna feel the heat with somebody” (Oh, eu quero dançar com alguém, quero sentir o calor com alguém), expressando o anseio por companhia e intimidade. Quem nunca, não é?

16. Spice Girls – Too Much

A música expressa o conflito entre o desejo de estar em um relacionamento e o medo de perder a própria identidade no processo. Na letra, vemos a luta entre querer mais de algo (ou alguém) e o medo de que seja “demais”.

Essas são as nossas dicas de músicas cantadas em inglês para treinar o idioma e valorizar a voz feminina ao mesmo tempo. Aperte o play, ouça todas elas e cante muito para aprender e se divertir. Se quiser, envie uma das sugestões que a Wizard fez para aquela mulher que você admira e é superespecial!

Gostou do nosso post? Experimente a metodologia Wizard com 2 aulas de inglês grátis e conheça o jeito Wizard de aprender.

Acompanhe o blog da Wizard e confira outros artigos sobre o Dia da Mulher e músicas em inglês:

Homem negro, careca, vestindo um blazer escuro, sorrindo e com o logo da Wizard à frente

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

(*)Campos obrigatórios
Blog

Mais artigos do Blog Wizard

Idiomas

Descubra a skill da Wizard para Alexa: inglês de forma divertida e interativa

06 de maio de 2024

Aprenda inglês com a skill da Wizard para a Alexa.

Idiomas

Qual o significado de kinda?

03 de maio de 2024

 

O que achou da postagem?

2 Comentários

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

*Declaro ter mais de 12 anos.

Ao enviar os dados acima, eu concordo em receber e-mails e mensagens através do WhatsApp da Wizard e outras marcas Pearson. Ver política de privacidade.


(*)Campos obrigatórios

2 Comentários

  1. Fernando Gabriel Araújo Faria:
    12 de março de 2021 às 10:45

    Muito boa

    • Wizzy:
      22 de março de 2021 às 16:08

      Uhul! Que bom que gostou!