• Contraste
  • Texto
Ferramentas de Acessibilidade
Jovens de várias etnias sentados em um muro enquanto almoçam e falam inglês fluente

Por Redação Wizard
06 de abril de 2023

Como falar inglês fluente?

Se falar inglês fluente é um de seus maiores sonhos na vida, mas considera isso um grande desafio ou até mesmo algo impossível de se realizar na prática, a gente já te adianta que é esse caminho é totalmente possível, e o melhor, ele pode ser mais curto do que você imagina.

Claro que não estamos falando aqui de milagres e nem de mágicas para se alcançar a fluência do idioma, mas sim de métodos e metodologias que são cientificamente comprovadas e que ajudam o nosso cérebro a desenvolver tal habilidade.

Em resumo, a gente sabe bem como fazer você falar inglês fluente, independentemente de seu nível e conhecimento da língua. Portanto, se você topa o desafio e quer começar a aprender agora mesmo, dá uma olhadinha até o final e boa leitura!

Let’s Start!

Mergulhe em um universo em inglês

A primeira dica de como falar inglês fluente vai muito além dos estudos e da própria sala de aula! Afinal, nesses momentos você já sabe que, de fato, vai ver tudo no idioma estudado.

O lance então é justamente tentar trazer o inglês para toda as possibilidades de sua rotina e não somente naquelas horinhas reservadas com o professor.

E como fazer isso na prática? Vamos então às ideias! Que tal, por exemplo, começar a mudar o idioma de todos os seus aparelhos para o inglês, bem como seu telefone, tablet, notebooke, televisão etc.?

Depois, você pode adaptar outras coisas de seu cotidiano e trazer o idioma como sendo o “oficial” daquilo, como suas anotações do dia a dia, sua agenda de compromissos, um diário, lembretes, listas de compras, conversas no grupo de WhatsApp, entre muitas outras.

Enfim, tudo o que for possível “converter” no dia a dia pode ajudar nesse processo para começar a falar inglês fluente.

Leia, leia e leia…

Sem dúvidas, praticar o reading é um processo fundamental para se tornar fluente no inglês e a gente explica alguns dos principais motivos. Primeiro, porque a leitura não influencia somente no aprendizado e enriquecimento do vocabulário, mas também na interpretação de frases, contextos e ideias.

Depois, a prática do reading também ajuda a trabalhar o cérebro humano por meio da visão, o que contribui para a memorização mais rápida das palavras.

Por fim, ler é sempre um ato de engrandecimento cultural, no qual além de aprimorar o idioma, você ainda tem a oportunidade de aprender coisas, de se aprofundar em determinado assunto e, claro, passar bons momentos consigo mesmo.

Há muito mais do que livros para aprender inglês hoje

Tá bem que, entre os materiais didáticos indispensáveis para se aprender um idioma, os livros sempre estarão em primeiro lugar. Mas em tempos de tanta tecnologia, você vai concordar que temos um verdadeiro “arsenal” de insumos para aprendermos ou aprimorarmos nosso inglês no dia a dia, né?

Por exemplo, aquela série do streaming que você tanto ama assistir no final de semana ou aquela banda predileta que faz você dançar sempre que toca uma música, também podem ser grandes aliados de seu aprendizado.

Para isso, basta enxergar essas “diversões” como parte do processo de ensino e busca pela fluência. Como? Que tal começar a tentar assistir os episódios com as legendas em inglês? E por que não ouvir as canções ao mesmo tempo que lê ou reescreve as letras num papel?

Enfim, dá para unir as coisas e se entreter ao mesmo tempo que aprende!

Vá além da sala de aula

A gente já deu a dica lá em cima de tentar trazer o inglês para outros momentos de seu cotidiano fora da sala de aula. E para complementar essa ideia, você também pode – e deve – criar algumas rotinas além do curso, especialmente se a sua instituição oferece tais alternativas.

Por exemplo, se a escola dispõe de estruturas e atividades extracurriculares, como eventos, encontros de conversação, passeios, salas multimídia, aplicativos, jogos, bibliotecas, entre outros, usufrua ao máximo de cada um deles, pois eles poderão acelerar seu aprendizado e ajudar você a falar inglês fluente mais rápido.

Comece a pensar em inglês

Certamente você já deve ter ouvido que a fluência só é alcançada depois que a pessoa consegue, de fato, pensar em inglês ao invés de buscar sempre a tradução do português.

Na prática, isso realmente se torna fundamental e podemos garantir que todos estão aptos a alcançar tal nível de habilidade. Aliás, podemos dizer até que se trata de um processo gradativo e contínuo, desde que a nossa mente seja treinada adequadamente para isso.

E como dica para acelerar isso, vale destacar três exercícios práticos. Confira:

  • leia sem parar para pesquisar significados e traduções a todo momento;
  • busque interpretar mais as frases e expressões ao invés de tentar traduzi-las ao pé da letra;
  • converse e fale sem medo de errar ou de procurar palavras no português.

Falar inglês fluente sem metodologia, não dá!

Sendo assim, um bom curso de idioma é a chave principal para se falar inglês fluente! Mas para que isso se torne uma realidade, é preciso também ter a garantia de que o processo de aprendizado será baseado em uma metodologia.

Afinal, o que mais tem por aí são cursos prometendo milagres, oferecendo preços lá embaixo, mas resultado que é bom, são poucos os que conseguem entregar! E o motivo é simples: não há metodologia!

E não somos nós que dizemos isso! É a ciência mesmo! Os métodos de aprendizado de novos idiomas seguem padrões reconhecidos internacionalmente, pois comprovadamente, eles influenciam as ações de nossos cérebros e proporcionam que esses conhecimento sejam absorvidos de maneira mais fácil, rápida e pra vida toda.

A Wizard by Pearson é uma das referências que comprovam isso e não é à toa que, hoje, é considerada a maior escola de idiomas do país. Pois, além de toda a infraestrutura da instituição, das tecnologias exclusivas, dos profissionais altamente capacitados e dos modelos de aulas propostas, o curso de inglês da Wizard é baseado em uma metodologia única e reconhecida mundo afora.

E se você ainda duvida que pode falar inglês fluente, a gente te convida a conhecer todos os diferenciais da Wizard e a topar um desafio que pode abrir muitas portas em sua vida. Bora?

Homem negro, careca, vestindo um blazer escuro, sorrindo e com o logo da Wizard à frente

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

(*)Campos obrigatórios
Blog

Mais artigos do Blog Wizard

Idiomas

Aprenda os nomes dos animais em espanhol

10 de junho de 2024

Que tal aprender os animais em espanhol e aumentar ainda mais seu vocabulário no idioma? Vem aprender espanhol!

 

O que achou da postagem?

0 Comentários

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

*Declaro ter mais de 12 anos.

Ao enviar os dados acima, eu concordo em receber e-mails e mensagens através do WhatsApp da Wizard e outras marcas Pearson. Ver política de privacidade.


(*)Campos obrigatórios

0 Comentários