• Contraste
  • Texto
amigos festejando em uma festa de Saint Patrick's Day

Por Redação Wizard
22 de novembro de 2021

O inglês irlandês sofre influências da segunda língua oficial da Irlanda, por isso tem características próprias. Confira no post!

O que vem na sua mente quando alguém fala sobre a Irlanda? Para algumas pessoas, esse país tem tudo a ver com a famosa festa de São Patrício. Outros lembram da banda de rock U2. Mas e o inglês irlandês?

A Irlanda, de acordo com levantamento da Global Visa, está entre os 5 países mais buscados por intercambistas brasileiros. Por lá, dois idiomas são falados: gaélico e inglês irlandês. E essa coexistência gera particularidades interessantes.

É sobre o inglês irlandês e suas curiosidades que vamos conversar neste artigo. Prepare-se para uma viagem pela história deste idioma!

Super Blue Wizard: Cupom de Desconto de R$ 999!

Como surgiu o inglês irlandês?

Tudo começou no século XIII, quando a língua inglesa foi levada à Irlanda pelos ingleses. No entanto, não houve uma imposição. A adoção deste idioma ocorreu de forma natural e bem gradual.

A chegada dos ingleses na Irlanda, também chamada de Ilha Esmeralda por causa de suas vastas estepes verde-claras, fez com que os Tudors — monarcas que governaram o Reino da Inglaterra e seus reinos — conquistassem a região.

O inglês passou a ser usado em órgãos administrativos, nas instituições judiciais e até entre os empresários. Mas os irlandeses já falavam o gaélico, que acabou restrito às camadas menos abastadas da sociedade.

Aliás, outra curiosidade: até hoje fala-se gaélico na Irlanda, porém esse idioma costuma ser usado mais nas zonas rurais, onde as pessoas não têm um alto nível de escolaridade.

A partir do instante em que o inglês tornou-se o idioma dos negócios, das transações políticas e do comércio, ele se expandiu até o ponto de se tornar uma das línguas oficiais do país.

Na atualidade, o inglês é indispensável na vida dos irlandeses, pois é o idioma que as pessoas se comunicam e a primeira língua ensinada nas escolas. No entanto, ele passou a ser chamado de inglês irlandês.

Mesmo estando próxima do Reino Unido, a Irlanda já possuía um idioma e acabou criando o seu próprio inglês. Ok, ele não é tão diferente da versão inglesa, mas possui particularidades.

Como é o inglês irlandês?

Como já falamos, a Irlanda é um dos destinos favoritos de estudantes do mundo todo que desejam aprender inglês. Um dos motivos é a sua acessibilidade, pois possui um custo de vida mais baixo comparado a outros países anglófonos.

Mas o inglês irlandês, bem como o falado na Escócia, possui variações. Por isso, o inglês falado em Dublin tem diferenças em relação ao de outras cidades, como Cork.

O gaélico, nesse processo de transformação do inglês, tem uma participação especial. Ele influenciou e influencia o inglês irlandês. Desde que o inglês chegou na Irlanda, ele recebeu aspectos da pronúncia, vocabulário e até estrutura gramatical.

O regionalismo também molda o inglês irlandês, pois há variações entre as regiões. Cada uma possui um conjunto de palavras, gírias e expressões. Vem daí a necessidade de conviver bastante com os irlandeses para conhecer bem o idioma.

Se em outros países você ouve um see you later quando alguém se despede, é comum ouvir apenas after na Irlanda.

Outra curiosidade é o modo como os irlandeses falam as horas. No lugar do it’s seven o’clock, eles dizem seven bells. Pois é, uma referência explícita à quantidade de batidas dos sinos que indicam as horas.

Ainda tem a expressão “to be after” para se referir a uma conquista. Por exemplo, enquanto no inglês britânico fala-se “I won the game” (eu ganhei o jogo), a frase equivalente no inglês irlandês seria I’m after winning the game.

E a pronúncia? Ela faz com que o sotaque irlandês seja peculiar. Na hora de falar palavras com th, elas podem ser ditas com som de t e de d. Three soa com som de t, em uma pronúncia mais próxima de tree. Já that puxa o som de d.

O inglês irlandês é desafiador, mas não é um idioma impossível de ser aprendido. Basta se dedicar e conviver bastante com os locais para aprender cada nuance no dia a dia!

Aproveite para baixar o nosso e-Book 7 passos que você deve seguir para alcançar a fluência em inglês e falar o idioma como um nativo!

Homem sorrindo e apontando para promoção 2021 entre o logo da wizard

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

Ao enviar os dados acima, eu concordo em receber e-mails e mensagens através do WhatsApp da Wizard e outras marcas Pearson. Ver política de privacidade.

(*)Campos obrigatórios

Mais artigos do Blog Wizard

Idiomas

Vocabulário de verão em inglês

23 de novembro de 2021

Confira as dicas e reforce o seu vocabulário de verão em inglês e esteja preparado para falar tudo durante a estação mais legal do ano.

 

O que achou da postagem?

0 Comentários

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

*Declaro ter mais de 12 anos.

Ao enviar os dados acima, eu concordo em receber e-mails e mensagens através do WhatsApp da Wizard e outras marcas Pearson. Ver política de privacidade.


(*)Campos obrigatórios

0 Comentários

Ao acessar nosso site, você concorda com a nossa utilização de cookies. Saiba mais em: https://www.wizard.com.br/politica-de-privacidade/