• Contraste
  • Texto
Moça negra à frente de um fundo cor de rosa coloca as duas mãos em frente da boca com expressão de surpresa e choque

Por Redação Wizard
19 de outubro de 2021

Perca o medo de falar inglês em público com algumas dicas imbatíveis. Confira!

Ter medo de falar inglês em público é algo comum e que aflige muitas pessoas, inclusive até quem domina bem o idioma, sabia? Isso porque, na maior parte dos casos, envolve-se fatores também como segurança pessoal, timidez, pressão, vergonha, entre outros.

Super Blue Wizard: Cupom de Desconto de R$ 999!

Porém, muito mais importante do que conseguir falar certo, é vencer esse medo e se colocar mais confiante na hora que precisar.

E é justamente sobre isso que vamos falar ao longo deste post, trazendo dicas imbatíveis de como acabar com esse medo de falar inglês e se sair bem nas situações mais importantes. Vamos lá?

10 dicas para vencer o medo de falar inglês em público

Se você passa por isso, provavelmente já percebeu que o grande problema não é, necessariamente, o domínio do idioma em si, mas sim a situação e o ambiente em volta, acertamos?

Ou seja, você consegue ler, ouvir e até falar bem em inglês em uma sala de aula, com amigos mais próximos, professores ou até mesmo sozinho. Só que quando precisa apresentar algo em público, participar de uma reunião, fazer uma entrevista de trabalho ou conversar com alguém de forma inesperada, aí é que o bicho pega, né?

Pois é! Esse medo de falar inglês é bem normal e, como destacamos, às vezes é mais uma questão de posicionamento e confiança do que domínio.

Por isso, a gente separou essas dicas aqui ó!

1. Faça um teste de nivelamento

Se você não tem tanta confiança ainda em relação ao seu nível de inglês, a primeira dica é realizar um teste de nivelamento online.

Isso serve para você ter uma ideia de sua fluência, se precisa aprimorar e, principalmente, por onde começar.

2. Não se preocupe com erros pequenos

Se você tem domínio, mas seu medo de falar inglês se limita a pequenos erros de conjunção, pronúncia etc, não deixe que isso se torne um problema durante a conversação.

O mais importante nessas horas é conseguir realizar uma comunicação efetiva, em que tanto você como as demais pessoas possam compreender o contexto e as ideias abordadas.

Aliás, tudo isso que você considera um “erro” hoje só será melhorado a partir de muita prática.

3. Tenha confiança em você

Muitas vezes o medo de falar inglês em público se confunde com a reação que as outras pessoas vão ter. E isso é um engano clássico!

Falar com vergonha, timidez e praticamente se “esquivando” dessa responsabilidade só tende a piorar a situação.

Portanto, cabeça erguida e posicionamento de confiança na hora de falar.

4. Treine antes de falar

Em certas ocasiões, como entrevistas de trabalho ou apresentações em público, muita coisa dá para ser “treinada” com antecedência. E isso pode ser com aquela velha técnica de falar na frente do espelho. Sério, ela funciona!

Ah, mas não confunda essa dica com tentar memorizar ou decorar o seu discurso ao pé da letra, hein?

A ideia aqui é já se preparar sobre alguns temas e assuntos que você acredita que serão abordados e evitar aquelas famosas “travas” na hora de se expressar.

5. Não tenha vergonha de perguntar

O nervosismo e a pressão de falar inglês em público são verdadeiros inimigos do locutor. Mas esse medo também pode ser vencido se – mais uma vez – você tiver confiança e souber se posicionar bem.

Sendo assim, caso você não entenda uma questão ou pergunta, não tente improvisar ou “jogar” qualquer resposta no ar, só para dizer que respondeu.

Peça para repetir e não tenha vergonha caso precise de alguma ajuda ou suporte para a melhor compreensão.

6. Desacelere o ritmo da fala

Manter a calma é uma das principais estratégias para vencer o medo de falar inglês em público! Mas a gente sabe também que a pressão e a cobrança são dois pilares que precisam ser trabalhados também… ou melhor, derrubados!

Assim, além das demais dicas destacadas acima, procure se planejar antes de começar, tenha uma sequência definida sobre os assuntos, respire com calma e busque não atropelar palavras para terminar logo.

7. Tente pensar em inglês

Uma das principais dificuldades de quem precisa falar inglês em público pode estar associada a pensar em português e tentar sempre traduzir para o inglês, o que nem sempre funciona, né?

O ideal para a fluência em um idioma é já pensar e raciocinar aquelas frases, sem a necessidade de uma tradução simultânea no cérebro.

Porém, isso só se conquista com o tempo e, claro, com muita prática. Logo, busque sempre ler, ouvir e falar em inglês nos momentos oportunos. Assim, sua cabeça automaticamente já vai fazendo o resto do trabalho sozinha ao longo do tempo.

8. Pratique a conversação

Bom, já deu para notar que praticar é o melhor caminho para o domínio de qualquer idioma, né?

E no caso de falar bem o inglês em público, não há jeito mais eficiente do que treinar a conversação com outras pessoas.

E isso pode ser realizado de diferentes formas, como aulas online, presenciais, atividades em grupo, encontros, aplicativos etc.

9. Leia em voz alta

Uma maneira muito eficaz de desenvolver o domínio e fluência do inglês é misturar duas técnicas fundamentais: o reading e o speaking!

Ou seja, na prática, isso pode ser realizado com simples leituras em voz alta, o que permite treinar as duas coisas e, consequentemente, melhorar a sua fala na hora de falar em público.

10. Reconheça o seu aprendizado

Não importa o nível de domínio que você tenha hoje, ele é muito valioso e uma conquista fundamental sua.

Em outras palavras, não tenha medo de falar inglês com pessoas mais fluentes e não deixe que a diferença de conhecimento se torne uma barreira.

Pelo contrário, reconheça isso e considere como uma forma de evolução e mais aprendizado!

Em resumo, essas são algumas dicas essenciais sobre como perder o medo de falar inglês em ocasiões importantes e como isso é essencial para você se posicionar e conquistar novos objetivos com o seu conhecimento.

Gostou das dicas e quer aprimorar ainda mais o seu inglês? Então, aproveite para conferir um e-book completo e descubra quais os passos essenciais para alcançar a fluência no idioma. Preencha o formulário abaixo e boa leitura!

Tags:

Homem sorrindo e apontando para promoção 2021 entre o logo da wizard

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

Ao enviar os dados acima, eu concordo em receber e-mails e mensagens através do WhatsApp da Wizard e outras marcas Pearson. Ver política de privacidade.

(*)Campos obrigatórios

Mais artigos do Blog Wizard

Idiomas

Vocabulário de verão em inglês

23 de novembro de 2021

Confira as dicas e reforce o seu vocabulário de verão em inglês e esteja preparado para falar tudo durante a estação mais legal do ano.

 

O que achou da postagem?

0 Comentários

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

*Declaro ter mais de 12 anos.

Ao enviar os dados acima, eu concordo em receber e-mails e mensagens através do WhatsApp da Wizard e outras marcas Pearson. Ver política de privacidade.


(*)Campos obrigatórios

0 Comentários

Ao acessar nosso site, você concorda com a nossa utilização de cookies. Saiba mais em: https://www.wizard.com.br/politica-de-privacidade/