• Contraste
  • Texto
Reunião de conversa profissional com duas mulheres e um homem

Por Redação Wizard
22 de abril de 2021

O mercado de trabalho exige que os profissionais saibam se comunicar em inglês. Para alcançar a sua vaga, confira estas dicas para se preparar para uma entrevista no idioma.

Como o mercado de trabalho está cada vez mais concorrido e exigente, não podemos desperdiçar as oportunidades quando elas batem à nossa porta, não é mesmo? Por isso, é preciso estar preparado e com o inglês na ponta da língua para o caso de você conseguir participar de uma seleção de emprego feita no idioma. 

Para te ajudar nesse processo, selecionamos algumas dicas para você não passar nenhum apuro e se destacar na entrevista. Acompanhe!

1. Estude todos os dias

A melhor maneira de estar em contato com a língua inglesa é praticando todos os dias. Seja através do estudo da gramática, com regras e definições, ou por meio de filmes e séries em inglês, músicas, jornais, podcasts etc. 

Em toda oportunidade que você tiver para consumir algum conteúdo em inglês, aproveite para tentar tirar ensinamentos que poderão agregar mais conhecimento no futuro.

Manter essa rotina de estudos faz com que você não fique desesperado para aprender diversas coisas em um curto período no momento que surgir uma entrevista de emprego em inglês. Isso ajuda não apenas a melhorar o seu rendimento na seleção, mas também a controlar o seu nervosismo.

2. Treine a sua pronúncia

Em uma entrevista de emprego em inglês, é natural que o seu speaking seja avaliado de forma mais categórica; afinal, é através da fala que você se comunicará com os recrutadores.

Desse modo, acrescente à sua rotina de estudos o treinamento da conversação. Uma forma interessante de se fazer isso é simulando a própria entrevista. Procure saber como são as dinâmicas na empresa em que foi selecionado para participar, selecione algumas perguntas que sempre aparecem nessas ocasiões (Falaremos mais sobre elas neste artigo, fique conosco!) e pratique bastante.  

3. Aprimore o seu vocabulário profissional

Normalmente, as pessoas que estudam inglês aprendem um vocabulário genérico e usual no cotidiano do idioma. Muitas vezes adicionam ao seu vocabulário termos e expressões típicas da linguagem informal.

Por esse motivo, é importante que, durante a sua preparação para a entrevista de emprego, você conheça mais sobre como manter uma conversa utilizando uma linguagem formal e profissional. 

Não se esqueça de procurar informações relevantes em inglês sobre a sua área de atuação ou setor de trabalho. Devido à presença massiva do idioma em diversas profissões, hoje em dia é comum que no cotidiano de muitas atividades, as pessoas usem conceitos e expressões na língua inglesa. Por isso, você não pode chegar a uma entrevista de emprego sem saber pelo menos o básico dessa linguagem específica.

4. Cuidado com a linguagem informal

Completando a ideia do tópico anterior, os entrevistados devem tomar um cuidado especial com a linguagem informal durante suas conversas com os recrutadores.

Evite falar gírias e expressões que possam comprometer a sua avaliação. Pense que esse é um momento em que sua atenção deve estar redobrada para não cometer deslizes simples, mas que podem te prejudicar.

No momento em que a sua entrevista começar, sinta o grau de formalidade que os recrutadores estão usando. Isso pode permitir que você fique um pouco mais relaxado e que até possa usar algumas palavras mais informais. Porém, vale reforçar que, na dúvida, use um inglês formal.

5. Conheça as perguntas padrão

Se você já participou de entrevistas de emprego, já percebeu que algumas perguntas feitas ao candidato são recorrentes, e, para se preparar para respondê-las em inglês, é interessante conhecer como elas podem ser feitas. 

Abaixo separamos cinco questões que, provavelmente, você terá que responder na sua entrevista. Veja: 

  • Tell us about yourself.Conte-nos um pouco sobre você.
  • Why did you apply for this job?Por que você se candidatou a esta vaga?
  • What are your strengths and weaknesses?Quais são seus pontos fortes e fracos?
  • Why should we hire you?Por que nós devemos te contratar?
  • What are your salary expectations?Quais são as suas expectativas salariais?

O fato de essas perguntas serem comuns não quer dizer que você precisa decorar uma resposta. Transparecer que suas réplicas são decoradas pode gerar um desconforto entre os recrutadores, por isso use essas questões recorrentes para estudar e para se preparar para respondê-las naturalmente na seleção.

6. Controle o nervosismo e a ansiedade

É evidente que ninguém deseja que esses sentimentos atrapalhem a sua entrevista de emprego, mas é natural que as pessoas os sintam antes e durante o processo. 

Embora para muitas pessoas seja difícil de controlar, tente se lembrar de que você está preparado para encarar esse desafio em inglês. A rotina de estudos serve para te ajudar a acalmar e para provar que o candidato não está disputando a vaga de trabalho à toa. Portanto, use essa realidade para te motivar e aumentar a sua confiança.

Conclusão

Hoje em dia, para quase todas as profissões, é essencial que se tenha uma noção de como se comunicar em inglês. Sendo assim, não perca tempo e foque nos seus estudos para aprimorar seus conhecimentos no mercado profissional. Assim, quando a chance aparecer, você estará pronto para aproveitá-la.

Tem mais alguma dica para uma entrevista de emprego em inglês? Deixe nos comentários!

Se você quer deslanchar na carreira e começar um curso de idioma, a Wizard é a escolha certa! Cadastre-se no site e ganhe 20% de desconto na matrícula do curso. 

Confira + dicas de carreira da Wizard:

Homem sorrindo e apontando para promoção 2021 entre o logo da wizard

Cadastre-se e ganhe 2 AULAS GRÁTIS de inglês ou outro idioma!

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

Ao enviar os dados acima, eu concordo em receber e-mails e mensagens através do WhatsApp da Wizard e outras marcas Pearson. Ver política de privacidade.

(*)Campos obrigatórios

Mais artigos do Blog Wizard

Carreira

Business English: termos em inglês usados pelos comissários de bordo

05 de abril de 2021

Senhores passageiros, vocês sabem quais são os termos em inglês usados no dia a dia
dos comissários de bordo em um avião? Acompanhem o texto!

 

O que achou da postagem?

0 Comentários

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

*Declaro ter mais de 12 anos.

Ao enviar os dados acima, eu concordo em receber e-mails e mensagens através do WhatsApp da Wizard e outras marcas Pearson. Ver política de privacidade.


(*)Campos obrigatórios

0 Comentários

Ao acessar nosso site, você concorda com a nossa utilização de cookies. Saiba mais em: https://www.wizard.com.br/politica-de-privacidade/