• Contraste
  • Texto
jovem adulta estuda com a ajuda de um caderno e um notebook, que estão sobre uma mesa

Por Redação Wizard
20 de junho de 2022

Precisando de uma forcinha? Então, se liga nessas dicas de motivação para aprender inglês com qualidade e dedicação.

Mandar bem em um idioma não é uma questão de dom pessoal! Pelo contrário, é só ter uma metodologia adequada, prática e uma pitadinha de disposição para colocar esse treinamento em prática no dia a dia. Por isso, se você precisar de motivação para aprender inglês de verdade, este post pode te ajudar nessa jornada e fazer como que você crie uma disciplina eficiente e com foco em resultados.  

Mas é preciso levar a sério essas dicas e não desistir antes de qualquer tentativa, beleza? Boa leitura e let’s go!  

7 dicas de motivação para aprender inglês a partir de agora  

Bom, como destacado, não adianta querer encontrar uma fórmula mágica ou inventar algum jeito de aprender inglês sem nenhum tipo de metodologia ou prática contínua.  

O segredo aqui é ter disciplina, determinação e acompanhar, dia a dia, toda a sua evolução, pois é certa dela acontecer com estas dicas.  

Sendo assim. anote estes conselhos a seguir e comece a praticar o idioma agora mesmo. Vamos lá!  

1. Crie o seu cronograma  

Para ter mais motivação para aprender inglês, a boa é tentar definir um cronograma só seu para os estudos e, claro, sem forçar a barra ou ter muita pressa.  

A dica é escolher horários e dias da semana mais flexíveis para você, no intuito deste processo não acabar virando um problema ou atrapalhando a sua rotina.  

Ah! E sem essa de ter que estipular um tempo exato para estudar. Ou seja, nem que você tire só 15 ou 20 minutos por vez, mas que o faça com prazer, calma e satisfação. Em outras palavras, não leve isso como uma obrigação ou “aula” convencional.  

Pode ser, por exemplo, naquele intervalinho do almoço, logo quando acorda, antes de dormir ou um momento livre do seu dia. O lance aqui é apenas definir esse tempo disponível e reservá-lo na agenda para este fim, beleza?  

2. Defina os seus objetivos  

Você precisa de motivação para aprender inglês para qual finalidade? Por exemplo, para uma viagem, para praticar alguma parte específica da gramática, para conversar com amigos etc.  

Definir este objetivo pode ajudar você a organizar melhor a sua rotina de estudos e focar em tópicos mais específicos nesse tempo.  

Assim, também fica mais fácil você elaborar uma metodologia mais eficiente e separar materiais e fontes mais direcionadas ao que você precisa.  

3. Crie metas e desafios  

Muita gente precisa de motivação para aprender inglês justamente porque acha que os estudos não estão dando resultados. E isso você só vai saber se realmente monitorar e acompanhar a sua evolução.  

Então, por exemplo, você pode criar desafios e metas dentro desse processo, do tipo:  

  • Praticar sem “pular” um dia ou semana do que foi planejado;  
  • Avançar de nível conforme a evolução dos estudos;  
  • Comparar a evolução de sua escrita, escuta, fala e leitura;  
  • Mudar gradativamente os materiais de estudos;  
  • Avaliar a compreensão do idioma sem o apoio de legendas, traduções etc.  

4. Amplifique os materiais e fontes de estudos  

Outra forma de motivação para aprender inglês é revezar os materiais e formatos de estudos, justamente para não “enjoar” daquela rotina.  

Por exemplo, em um dia você pode treinar o listening, no outro o reading, no outro só gramática e assim por diante.  

E, cá entre nós, tá cheio de material e recurso legal à disposição para você praticar tudo isso, como textos na internet, jornais em inglês, podcasts, livros, filmes e séries, entre outros.  

5. Coloque o inglês no seu dia a dia  

Uma forma legal de praticar o inglês sem parar e, inclusive, fora de seus horários de estudos, é tentar inserir o idioma em seu dia a dia.  

Quer dicas práticas para isso? Então, vamos lá! Que tal começar a fazer a sua lista de compras de mercado só em inglês? Ou por que não iniciar um diário para escrever a sua rotina no idioma? Ou ainda, já pensou em criar um grupo no WhatsApp com amigos em que ninguém pode escrever em português?  

Pois bem! Dá para colocar o inglês em diversos momentos de sua rotina, sem aquela “obrigação” de se prender somente aos horários fixos para estudo e isso pode ajudar a acelerar muito o seu aprendizado.  

6. Nada de desistir antes dos resultados  

Se você acha que já tentou fazer tudo isso, mas não obteve resultados esperados, vá com calma!  

Como a gente bem destacou, o lance aqui não é ter pressa e cada um tem o seu tempo para evoluir.  

Mas uma dica legal é a seguinte: se você está realmente encontrando dificuldade, busque outras alternativas, como outras fontes de estudos, outros materiais ou recursos que possam facilitar e acelerar este processo.  

7. Siga uma metodologia  

Desde o início a gente está batendo nessa tecla e é mais do que provado que, sem metodologia eficiente, aprender inglês fica mais difícil.  

E, claro, essa talvez seja a parte mais complicada deste processo mesmo, já que metodologias precisam ser seguidas à risca e, melhor ainda, se tiver o suporte de profissionais.  

Logo, a boa é procurar este apoio com instituições e professores capacitados. Hoje, isso é mais flexível do que se imagina, já que diversos cursos renomados oferecem planos de aulas online e com toda a liberdade de tempo que o aluno precisa.  

Fora isso, tais escolas ainda contam com recursos tecnológicos, como aplicativos e plataformas que utilizam Inteligência Artificial para você praticar o idioma a qualquer hora e de qualquer lugar.  

Em resumo, essas são algumas dicas básicas para você que busca motivação para aprender inglês de forma mais prática, prazerosa e, claro, com resultados reais. E como bem dissemos, não adianta tentar encontrar fórmulas mágicas, segredos ou métodos milagrosos. Aqui, o que mais vai contar é a disciplina, dedicação e, obviamente, uma boa metodologia!  

E se você curtiu o post e já se decidiu que precisa de motivação para aprender inglês de verdade, nós temos um convite mais que especial. Acesse agora o site da Wizard e confira todos os diferenciais exclusivos que preparamos para você começar o seu aprendizado e alcançar resultados reais. Corre lá! 

Homem negro, careca, vestindo um blazer escuro, sorrindo e com o logo da Wizard à frente

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

(*)Campos obrigatórios

Mais artigos do Blog Wizard

Idiomas

Como e por que aprender inglês sem traduzir?

29 de julho de 2022

Veja aqui alguns exercícios para aprender inglês sem traduzir e conheça os benefícios dessa prática.

 

O que achou da postagem?

0 Comentários

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

*Declaro ter mais de 12 anos.

Ao enviar os dados acima, eu concordo em receber e-mails e mensagens através do WhatsApp da Wizard e outras marcas Pearson. Ver política de privacidade.


(*)Campos obrigatórios

0 Comentários

Ao acessar nosso site, você concorda com a nossa utilização de cookies. Saiba mais em: https://www.wizard.com.br/politica-de-privacidade/