• Contraste
  • Texto
Menina escrevendo letras do alfabeto em um papel ao lado da mãe

Por Redação Wizard
27 de janeiro de 2021

Que tal ensinar o alfabeto em inglês de forma divertida para as crianças? Aprender o idioma desde cedo é fundamental para alcançar a fluência! Acompanhe as dicas!

Um dos passos iniciais do ensino de inglês para crianças é ensinar as letras do alfabeto, desde o formato de cada uma delas até a pronúncia correta. O ideal é começar a familiarizar a criança com o assunto logo cedo, e isso pode ser feito de maneira lúdica e divertida para manter o foco dos pequenos

Para te ajudar, reunimos algumas dicas de práticas para incluir nos estudos de inglês das crianças, que irá contribuir no aprendizado sobre o alfabeto no idioma. Confira!

1. Músicas

A primeira dica para ensinar o alfabeto em inglês para as crianças é ter um momento muito divertido ouvindo músicas. Canções como a “The Vowel Song” ou a “The Alphabet Song” ajudam os pequenos a começar a ter familiaridade com as letras em inglês. Por conta da repetição e do ritmo, fica mais fácil memorizar a ordem do alfabeto e identificar a forma e o som de cada letra. Confira o refrão da The Alphabet Song

A, B, C, D, E, F, G

H, I, J, K, L, M, N, O, P

Q, R, S, T, U, V

W, X, Y, Z

Now I know my ABCs.

Next time won’t you sing with me?

2. Livros do alfabeto

Os livros que falam sobre o alfabeto da língua inglesa também são ótimos para estimular o contato das crianças com as letras desde cedo. Escolha livros que contêm imagens para desenvolver as habilidades visuais, além das textuais. 

Dessa forma, as crianças conseguirão associar as letras em inglês às palavras e aos objetos que elas conhecem. Os livros também podem trazer partes para as crianças escreverem ou pintarem as letras, ampliando ainda mais o conhecimento!

3. Alfabeto móvel

Você já ouviu falar em alfabeto móvel? Esse é um material lúdico utilizado para ensinar o alfabeto, seja no idioma nativo, seja em inglês, por exemplo. São letras que, geralmente, são de plástico – mas que podem ser criadas com algum outro material – e que possibilitam às crianças enxergar as letras na “vida real”, além de elas poderem manuseá-las para criar palavras. 

Atividades como escrever o próprio nome e depois montar com as letras móveis, falando cada uma delas em inglês, é uma das opções para usar com os pequenos. 

4. Aplicativos educativos

A tecnologia também pode ser usada a favor do aprendizado de um novo idioma! Aplicativos educativos baixados em celulares e tablets podem ajudar no ensino do alfabeto em inglês para meninos e meninas. Existem opções em que as crianças podem ouvir as letras e repeti-las, aprender com sons e estímulos visuais ou desenhar as letras na tela, por exemplo.  

5. Recorte de palavras

As crianças podem ser incentivadas a procurar letras específicas ou palavras iniciadas por uma letra determinada em revistas e jornais, por exemplo. Quando encontrarem, peça para elas recortarem conforme a regra que foi estipulada, sempre considerando a faixa etária e como está o processo de aprendizagem da criança. 

Nessa brincadeira, os pequenos podem ampliar o vocabulário em inglês, entrando em contato com mais palavras, aprendendo o que está no plural, a soletrar, quantas sílabas cada uma tem, entre outros exercícios. Isso as ajudará a progredir no idioma como um todo, além de aprender o alfabeto na língua inglesa!

6. Alfabeto na caixa

Essa é uma brincadeira para ser feita em um grupo de crianças. Pegue uma caixa e coloque as letras do alfabeto móvel que apresentamos acima dentro dela. Em uma roda, coloque uma música (pode ser a do alfabeto em inglês) e peça para as crianças passarem a caixa de mão em mão. Quando a canção parar, quem estiver com a caixa na mão deve pegar uma letra e dizer uma palavra em inglês que a tem como inicial. 

Caso seja necessário, peça aos colegas de brincadeira ajudarem a lembrar uma palavra no idioma! Aprender junto e se divertindo é incrível, não é mesmo? 

As crianças também podem brincar de fazer o alfabeto com massinha. Em uma cartolina ou folha A4, desenhe as letras e peça para os pequenos modelarem cada uma em cima do respectivo desenho. Além disso, elas podem formar figuras que começam com letras que vão sendo apresentadas, o que estimula também a criatividade!

Conclusão

É possível ensinar o alfabeto em inglês para as crianças de maneira criativa e divertida, além de incluir as letras no idioma em simples hábitos diários. Aprender esse assunto em inglês também vai estimular o aprendizado de novas palavras e o desenvolvimento de habilidades importantes de serem trabalhadas durante a infância.

Quer ajudar seu filho a aprender inglês? Saiba mais sobre o Wizkids, o curso de inglês da Wizard exclusivo para crianças a partir de 4 anos, com material, metodologia e aulas especiais para seu filho! 

Confira + dicas de inglês para crianças da Wizard:

Um smartphone sobre um notebook com a chamada #DesafioWizard e selo de Certificado

Cadastre-se e ganhe 2 AULAS GRÁTIS de inglês ou outro idioma!

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

Ao enviar os dados acima, eu concordo em receber e-mails e mensagens através do WhatsApp da Wizard e outras marcas Pearson. Ver política de privacidade.

(*)Campos obrigatórios

Mais artigos do Blog Wizard

Wizkids

Conheça a playlist da Wizard para as crianças aprenderem inglês!

24 de fevereiro de 2021

No perfil da Wizard no Spotify você pode compartilhar com as crianças uma playlist com
músicas em inglês selecionadas especialmente para elas! Saiba mais!

 

O que achou da postagem?

0 Comentários

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

*Declaro ter mais de 12 anos.

Ao enviar os dados acima, eu concordo em receber e-mails e mensagens através do WhatsApp da Wizard e outras marcas Pearson. Ver política de privacidade.


(*)Campos obrigatórios

0 Comentários

Ao acessar nosso site, você concorda com a nossa utilização de cookies. Saiba mais em: https://www.wizard.com.br/politica-de-privacidade/