• Contraste
  • Texto

Por Redação Wizard
04 de março de 2020

Quem tem filhos ou conhece alguém que pertence à geração Z, sabe que as crianças, praticamente, já nascem sabendo agir no “modo multitarefa”. A quantidade de estímulos que os pequenos recebem já na infância é muito maior do que os pais estão acostumados, e acaba sendo inevitável que distrações ocorram com mais facilidade durante os […]

Quem tem filhos ou conhece alguém que pertence à geração Z, sabe que as crianças, praticamente, já nascem sabendo agir no “modo multitarefa”. A quantidade de estímulos que os pequenos recebem já na infância é muito maior do que os pais estão acostumados, e acaba sendo inevitável que distrações ocorram com mais facilidade durante os estudos, inclusive no aprendizado do inglês.

Esse excesso de estímulos, junto com outros fatores como cansaço e a sensação de estarem sobrecarregados de informação, contribui para que a capacidade de concentração seja afetada no processo de desenvolvimento. Listamos alguns exercícios e formas práticas de trabalhar junto do seu filho para que a concentração ao aprender inglês não seja um problema. Confira a seguir!

Estimular a memória de curto prazo

Em diversas situações, a informação chega e sai muito rápido na cabeça das crianças. Nesse sentido, exercícios de curto prazo como jogo da memória são interessantes. Além de estimular a atenção e concentração da criança, são atividades que podem desenvolver habilidades sociais quando praticadas entre duas ou mais crianças. E se o jogo da memória contiver palavras em inglês, o estudo do idioma é inserido de forma lúdica durante a atividade.

Propor desafios pessoais

Brincadeiras famosas na infância como “Estátua” são boas opções para propor desafios individuais às crianças. Esses exercícios são importantes, pois fortalecem a conexão entre o corpo e a mente, e melhoram o foco.

Aliar atividades físicas ao estudo

Encontre um esporte ou exercício físico que o seu filho goste, independente de qual seja. Encaixar a prática esportiva nos intervalos entre a escola e as aulas de inglês, por exemplo, ajuda a evitar o desgaste mental das crianças. São pausas importantes em que a movimentação do corpo ajuda a diminuir a distração e aumentar concentração.

Até a respiração conta!

Um exercício simples e que pode ser feito antes que o seu filho inicie os estudos de inglês é o controle da respiração. Peça para que ele inspire lentamente por cinco segundos e, em seguida, expire por cinco segundos. Quando feito repetidamente, esse processo serve para acalmar os nervos e prepará-los para o que está por vir.

Crie um espaço silencioso e favorável para a concentração

Uma forma de organizar os estudos do seu filho é criar junto com ele um espaço livre de distrações. Pode ser um cantinho mesmo, com uma mesa reservada apenas para os aprendizados e momentos de estudos, sejam as lições de casa de inglês ou da escola. É importante que não seja o mesmo local destinado para as brincadeiras. Do contrário, os pequenos podem se confundir entre qual espaço é para se divertir ou se concentrar.

Essa é fácil: dance com o seu filho!

Muito mais que uma maneira divertida de se aproximar do seu pequeno, a dança, com todos os seus movimentos, melhora o foco, a velocidade de processamento, habilidades de planejamento e a coordenação motora da criança. Vale tanto colocar músicas animadas quanto promover brincadeiras como dança da cadeira, etc.

Ajude a criança a observar detalhes externos e internos

Se o ambiente externo já oferece muitos estímulos para a criança, os pais devem considerar também a mente e o corpo, que podem apresentar distrações. A lembrança de um sonho, roer unhas e até fios de cabelo no rosto contam para essa perda de foco. Você pode ajudá-lo a reparar nas sensações corporais e também nos objetos à sua volta.

Conclusão

Além das atividades práticas, a rotina da criança também pode ser pensada de forma que não atrapalhe no desenvolvimento da concentração na infância. Comer alimentos saudáveis, hidratar-se corretamente, ter um tempo dedicado para o lazer e até o sono bem aproveitado são fatores que contribuem para o desenvolvimento de foco, consciência corporal e autocontrole nos seus filhos. Quando trabalhados desde a infância, esses exercícios ajudam na formação de adultos mais produtivos e que podem obter sucesso em longo prazo.

Sabe de alguma outra atividade que pode ajudar nesse processo para aperfeiçoar o estudo de inglês das crianças? Compartilhe a sua experiência, deixe seu comentário!

E lembre-se: a Wizard possui aulas de inglês para crianças com a turma do Little Wiz! Confira mais informações sobre o Wizkids, curso de inglês para crianças de 4 a 11 anos.

Confira também

Tags:

Homem sorrindo e apontando para promoção 2021 entre o logo da wizard

Cadastre-se e ganhe 2 AULAS GRÁTIS de inglês ou outro idioma!

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

Ao enviar os dados acima, eu concordo em receber e-mails e mensagens através do WhatsApp da Wizard e outras marcas Pearson. Ver política de privacidade.

(*)Campos obrigatórios

Mais artigos do Blog Wizard

Wizkids

Vem brincar de circo e aprender inglês

21 de julho de 2021

Aprender inglês com a Turminha do Wizkids é muito divertido.

 

O que achou da postagem?

0 Comentários

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

*Declaro ter mais de 12 anos.

Ao enviar os dados acima, eu concordo em receber e-mails e mensagens através do WhatsApp da Wizard e outras marcas Pearson. Ver política de privacidade.


(*)Campos obrigatórios

0 Comentários

Ao acessar nosso site, você concorda com a nossa utilização de cookies. Saiba mais em: https://www.wizard.com.br/politica-de-privacidade/