• Contraste
  • Texto

Por Redação Wizard
16 de outubro de 2019

O aprendizado do inglês precisa começar desde cedo para que o estudo seja mais leve e interessante, como uma atividade complementar durante a infância. Porém, é fundamental que a criança mantenha memorizado tudo o que estudar durante esse período. Assim, ela irá crescer com a língua sendo uma grande aliada na vida acadêmica e, futuramente, […]

O aprendizado do inglês precisa começar desde cedo para que o estudo seja mais leve e interessante, como uma atividade complementar durante a infância. Porém, é fundamental que a criança mantenha memorizado tudo o que estudar durante esse período. Assim, ela irá crescer com a língua sendo uma grande aliada na vida acadêmica e, futuramente, profissional – ao atingir a idade adulta, estará preparada para as vagas do mercado de trabalho que exigirem fluência no idioma. A seguir, você fica sabendo de algumas dicas para que seu filho não esqueça tudo o que aprender nas aulas de inglês.

Leitura (Reading)

É fundamental que a leitura em inglês seja algo natural na casa daquele que está aprendendo um novo idioma. Além do estudo tradicional, com o material didático, atividades e lições que seu filho deve fazer para as aulas, é importante que você incentive a leitura de pequenos livros ou textos. Faça a leitura com ele e sempre elogie todo o desenvolvimento na parte de reading. Uma tática legal para incentivar ainda mais a criança, é falar para ela ler em voz alta algum texto que goste e com o qual já esteja acostumada. Isso criará ainda mais confiança e fará com que o aprendizado seja memorizado mais facilmente. 

Depois que a criança ler todo o texto, peça para ela fazer um resumo sobre a história que leu. Primeiro, oriente para que ela conte em português, depois pergunte se ela consegue fazer o mesmo em inglês – mesmo que alguns erros aconteçam ao falar em outro idioma, é fundamental incentivar a tentativa a partir do que já foi aprendido em sala de aula. Caso consiga, peça para escrever o resumo em inglês em um caderno. Esse tipo de atividade ajuda na memorização da gramática do idioma.

Escrita (Writing)

Como dito no tópico anterior, a escrita do idioma também é importante para que o cérebro da criança memorize as palavras aprendidas durante as aulas de inglês. Por isso, é fundamental o incentivo diário, por parte dos responsáveis, da escrita do idioma. Despretensiosamente, incentive o seu filho a lhe ajudar a fazer uma lista de compras em inglês, por exemplo, ou que ele escreva sempre, ao final do dia, uma palavra nova que aprendeu. Esse tipo de atividade vai se tornar algo rotineiro dentro de sua casa, e a criança irá memorizar facilmente todo o conteúdo aprendido dentro da sala de aula.

Contato com amigos estrangeiros nativos em inglês

Se você tem algum amigo estrangeiro, apresente-o para o seu filho e busque, sempre que possível, colocá-los para interagir. Peça para seu filho mandar uma mensagem de voz em algum aplicativo de mensagens para esse seu amigo nativo. Ou, se ele se sentir seguro, escrever algum e-mail ou recado para essa pessoa que tem o inglês como língua materna. Isso deixará seu filho cada vez mais acostumado com a escrita e a fala de uma pessoa que vive em um outro país. Se esse seu amigo também tiver um filho, melhor ainda! Se uma criança aprender palavras novas com alguém em idade próxima, será ainda mais divertido e interessante.

Identificar semelhanças nas pronúncias

Converse com seu filho sobre o que a língua inglesa tem de parecido com o português. Busque fazer uma lista das palavras semelhantes nos dois idiomas e, aos poucos, questione sobre os termos parecidos. Dessa forma, a criança vai perceber que o idioma não é assim tão difícil e vai tratar o aprendizado com mais naturalidade. Vocês poderão também brincar com palavras em inglês com pronúncias parecidas – confira algumas sugestões no artigo: Frases com palavras que rimam para treinar o inglês

Praticar em diferentes oportunidades

Como não falamos inglês todos os dias, é importante que você incentive o seu filho a praticar o idioma sempre que possível. Quando for a hora de diversão no videogame, por exemplo, você pode configurar as orientações do jogo para o inglês. Ao assistir um filme infantil ou desenho animado, procure colocar a narrativa em inglês e com legendas em português. Assim, a criança vai encarar o idioma com mais naturalidade no dia a dia. Aproveite todas as oportunidades que aparecerem para mostrar que a língua inglesa está em praticamente tudo que nos cerca no cotidiano.

Viagem internacional

Viagens sempre são uma boa opção para praticar o idioma. Quando possível, é uma ótima iniciativa levar seu filho com você para algum lugar em que a língua nativa seja a que ele está aprendendo na escola. Isso fará com que ele tenha contato com pessoas que têm o inglês como língua materna. Quando estiver viajando com seu filho, também é importante o incentivo nas interações com o máximo de pessoas possível nas ruas, restaurantes e hotéis em que estiverem, por exemplo. Isso ajuda a barrar a timidez da criança e praticar o inglês sem medo de errar.

Conclusão

O aprendizado do inglês pode ser algo fácil e que durará para sempre na memória do seu filho. Porém, é preciso incentivar a dedicação da criança e da família nessa construção de vocabulário novo. Para ajudar a criança, os pais também precisam estar por dentro do idioma para a troca ser mais produtiva. A Wizard também pode ser sua aliada nessa missão: com a Wizkids, escola de inglês para crianças, seu filho aprende de forma eficiente e lúdica. Procure a unidade mais próxima de você e saiba tudo sobre os cursos oferecidos pela Wizard!

Confira também

Tags:

Homem sorrindo e apontando para promoção 2021 entre o logo da wizard

Cadastre-se e ganhe 2 AULAS GRÁTIS de inglês ou outro idioma!

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

Ao enviar os dados acima, eu concordo em receber e-mails e mensagens através do WhatsApp da Wizard e outras marcas Pearson. Ver política de privacidade.

(*)Campos obrigatórios

Mais artigos do Blog Wizard

Wizkids

7 atividades para fazer com seu filho durante o outono

30 de março de 2021

O outono está batendo na porta! Este é o momento para organizar algumas atividades especiais
para fazer com as crianças durante a estação do ano em que as folhas caem. Acompanhe!

 

O que achou da postagem?

0 Comentários

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

*Declaro ter mais de 12 anos.

Ao enviar os dados acima, eu concordo em receber e-mails e mensagens através do WhatsApp da Wizard e outras marcas Pearson. Ver política de privacidade.


(*)Campos obrigatórios

0 Comentários

Ao acessar nosso site, você concorda com a nossa utilização de cookies. Saiba mais em: https://www.wizard.com.br/politica-de-privacidade/