• Contraste
  • Texto
Professor com algumas crianças aprendendo inglês

Por Redação Wizard
18 de setembro de 2020

Aprender inglês pode ser mais divertido quando a escola se propõe a usar recursos artísticos para interagir com as crianças. Veja mais sobre esse tema no texto abaixo. Curso de inglês para crianças, só podia ser Wizard!

A infância é o momento ideal para iniciar o contato das crianças com um segundo idioma, pois é nessa fase que elas estão descobrindo o mundo e, portanto, não têm limitações para conhecer novas teorias, palavras e línguas. 

Para ensinar aos pequenos os conceitos da língua inglesa, os professores podem usar recursos que despertem neles o interesse pelo idioma. Um desses mecanismos é a arte, que ajuda a elevar a atenção e a interação deles durante as aulas. 

No texto de hoje, você vai entender o papel dela no ensino de inglês. Acompanhe!

A arte desperta a criatividade

Muitas vezes, durante o processo de aprendizado de inglês, as crianças podem se sentir envergonhadas por errar e, por isso, ficam inibidas nas aulas, evitando conversar. Esse sentimento gera um bloqueio no aluno, o que dificulta a compreensão do ele que está estudando.

A arte é, de modo geral, muito associada ao conceito de criatividade e expressão das ideias e sentimentos, seja ela uma arte plástica uma música ou escultura. As pessoas que têm a capacidade criativa mais elevada, tendem a ter mais facilidade em aprender novas línguas.

Portanto, as crianças que possuem contato com as artes – seja criando, seja consumindo – passam a exercitar também o lado criativo, tão importante para o estudo de uma segunda língua e para outras atividades cotidianas.

Como usar a arte em sala de aula?

A arte pode ser introduzida de diversas maneiras nas salas de aula. Usar imagens de obras e espalhá-las pela classe é uma maneira de fazer com que as crianças despertem a curiosidade e o interesse em saber mais sobre elas. Essa ação faz com que elas se sintam instigadas com o novo e que se abram para descobrir mais sobre aquelas imagens. 

Traçando um paralelo, isso é benéfico para o ensino da língua inglesa, já que ela também é uma coisa nova na vida deles e, portanto, precisa ser descoberta pelas crianças. Esse modo de interpretar e de lidar com o que é novo proporciona uma experiência ainda mais interessante e proveitosa para eles.

Arte como exemplo

Outro papel que a arte pode cumprir no aprendizado de inglês é o de material de apoio para os professores durante as aulas. Os professores podem usá-las para abordar temas como sentimentos, cores, formas geométricas, entre outros assuntos que possam ter relações com a interpretação da imagem ou de seus elementos.

Essa é uma maneira das crianças aumentarem o vocabulário e, quando essa atividade é feita de forma descontraída, de se sentirem mais à vontade com o idioma, deixando para trás qualquer medo ou receio de falar algo errado.

Recurso interativo

Para atrair a atenção e o foco das crianças nas aulas de inglês, é preciso trazer o conteúdo para perto dos alunos, por isso uma saída é a utilização de recursos interativos para ajudar os professores na condução do conteúdo.

Quando o objeto de estudo está diante dos estudantes, eles passam a se interessar mais pelo conteúdo, diferente de apenas imaginar como deve ser uma obra de arte ou vê-la através do computador.

Nessa hora, o professor precisa ser criativo e levar para eles objetos que possam ser analisados, tocados e que gerem interesse. Imprimir representações de artes plásticas famosas ou levar para a sala de aula alguma miniatura de escultura são exemplos de coisas viáveis que podem ser feitas para atrair a atenção das crianças durante as aulas.

Conclusão

Além dos ganhos ligados ao ensino de inglês, o contato que os jovens têm com as artes ainda na infância agrega outros conhecimentos de vida para eles, como visão de mundo, pensamento crítico, empatia, respeito ao próximo e criatividade. Essas habilidades são muito valorizadas na vida em sociedade e no mercado de trabalho. 

Sendo assim, a escola de idiomas que também consegue cumprir essa função está realmente engajada em formar cidadãos responsáveis.

Você concorda que a arte pode ajudar as crianças a aprender inglês? Deixe sua opinião nos comentários!Para ajudar ainda mais seu filho no aprendizado do segundo idioma, conheça a Wizkids! O curso de inglês para crianças da Wizard que ensina de forma leve, divertida e eficiente.

Confira + dicas de inglês para crianças da Wizard:

Um smartphone sobre um notebook com a chamada #DesafioWizard e selo de Certificado

Cadastre-se e ganhe 2 AULAS GRÁTIS de inglês ou outro idioma!

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

Ao enviar os dados acima, eu concordo em receber e-mails e mensagens através do WhatsApp da Wizard e outras marcas Pearson. Ver política de privacidade.

(*)Campos obrigatórios

Mais artigos do Blog Wizard

Wizkids

5 habilidades que o aprendizado de inglês desenvolve nas crianças

18 de novembro de 2020

Aprender inglês na infância é uma boa prática para o surgimento de novas capacidades. Você vai conhecer algumas delas no texto a seguir. Confira!

 

O que achou da postagem?

0 Comentários

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

*Declaro ter mais de 12 anos.

Ao enviar os dados acima, eu concordo em receber e-mails e mensagens através do WhatsApp da Wizard e outras marcas Pearson. Ver política de privacidade.


(*)Campos obrigatórios

0 Comentários

Ao acessar nosso site, você concorda com a nossa utilização de cookies. Saiba mais em: https://www.wizard.com.br/politica-de-privacidade/