• Contraste
  • Texto
Garoto negro brincando com brinquedos da madeira em uma mesa grande

Por Redação Wizard
08 de setembro de 2020

Saiba mais sobre o surgimento da cultura “Do It Yourself” e como seus ensinamentos contribuem para a formação das crianças, inclusive para aprender inglês. Curso de inglês para crianças, só podia ser Wizard!

O conceito e as técnicas do Do It Yourself ou DIY estão cada vez mais comuns na vida educacional das crianças. Os benefícios para os pequenos vão além do aprendizado curricular e podem ajudá-los a desenvolver diversas habilidades.

No texto de hoje você vai conhecer um pouco mais sobre o que é esse movimento e razões para inserir no dia a dia das crianças.

O que é DIY?

Como vimos na introdução deste texto, a sigla significa Do It Yourself ou Faça Você Mesmo, em português. Esse é um movimento iniciado há anos junto com o surgimento da cultura punk, mas que perdeu força nas últimas décadas e agora está voltando para a cena. 

Muitos educadores estão adotando as técnicas para capacitar ainda mais seus alunos nos anos escolares. Os ensinamentos estão ligados a ideia de que eles sozinhos aprendam a montar, resolver, planejar e executar tarefas de forma individual. 

A seguir você vai conhecer alguns motivos para colocar essas práticas no cotidiano das crianças.

Ensina diferentes campos de atuação

As técnicas de Do It Yourself podem ser aplicadas em diversas áreas. Nas escolas elas geralmente estão ligadas à robótica, tecnologia e marcenaria. Quando os pequenos passam a ter contato maior com esses campos, é normal que o interesse aumente e as atividades se tornem mais prazerosas para eles.

As crianças são colocadas em situações em que pensam, elaboram e executam projetos ligados a esses campos de atuação. Um exemplo disso são a montagem de pequenos robôs, que podem ser planejados pelos pequenos. 

Através dessas atividades extracurriculares, as crianças passam a desenvolver também o conhecimento em âmbitos como mecânica e eletrônica, bem como despertam uma visão de espaço e lógica apurados. 

Desperta a curiosidade

Ao serem colocadas diante de desafios as crianças passam a ser mais curiosas e tendem a ir atrás de sanar suas dúvidas e interesses. Essa habilidade é fundamental para a vida escolar e, futuramente, profissional de cada um, já que os ajuda a pensar sempre de forma abrangente nos diversos assuntos da sociedade.

A partir das atividades do Do It Yourself, as crianças também despertam a curiosidade sobre a maneira como os materiais que as cercam são fabricados, desenvolvidos e elaborados. Abrindo assim espaço para a imaginação fluir.

Dá asas a imaginação

Seguindo a linha do tópico anterior, a imaginação também é uma habilidade que pode ser benéfica para as crianças. Sabemos que durante a infância, é natural que muitas ideias passam na cabeça dos pequenos e que muitas vezes elas se fecham dentro dos próprios pensamentos por receio do que os outros vão pensar.

A cultura do Faça Você Mesmo é uma maneira delas canalizarem aqueles sentimentos e ideias que ficam guardados nos sentimentos. Além disso, essa é uma maneira de fazê-los pensar fora dos padrões já estabelecidos, buscando criar uma geração de crianças que saibam dar voz a novas ideias.

Confiança no aprendizado de inglês

Estudar inglês pode ser desafiador para as crianças, porém, essa é a melhor época para se começar a aprender um novo idioma, devido a fase de formação intelectual que elas vivem. 

Os conceitos do Do It Yourself contribuem para esse processo de aprendizado de inglês, já que estimulam a confiança do aluno, colocam eles diante de novos desafios e os fazem pensar de forma diferente da que estão acostumados.

Dessa forma, é possível traçar um paralelo entre o DIY e o estudo da língua inglesa, considerando que os pequenos passam a serem estimulados a pensar em um novo idioma ou, como citamos no parágrafo anterior, de uma forma diferente.

Conclusão

A capacitação das crianças logo nos primeiros anos é um passo importante para uma formação completa e humanizada, que faça com que elas pensem além dos conceitos vistos em sala de aulas.

Através das práticas do Do It Yourself os pequenos conseguem desenvolver habilidades socioemocionais e ter mais facilidade no aprendizado de novos idiomas, como o inglês.

Quer ler mais artigos sobre inglês para as crianças? Então corra no blog da Wizard e confira nossos materiais.

Para ajudar ainda mais seu filho no aprendizado do segundo idioma, conheça a Wizkids! O curso de inglês para crianças da Wizard que ensina de forma leve, divertida e eficiente.  

Confira + dicas de inglês para crianças da Wizard:

Um smartphone sobre um notebook com a chamada #DesafioWizard e selo de Certificado

Cadastre-se e ganhe 2 AULAS GRÁTIS de inglês ou outro idioma!

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

Ao enviar os dados acima, concordo em receber e-mails com conteúdos. Ver política de privacidade.

(*)Campos obrigatórios

Mais artigos do Blog Wizard

Wizkids

Qual é o papel da arte no ensino de inglês para crianças?

18 de setembro de 2020

Aprender inglês pode ser mais divertido quando a escola se propõe a usar recursos artísticos para interagir com as crianças. Veja mais sobre esse tema no texto abaixo. Curso de inglês para crianças, só podia ser Wizard!

 

O que achou da postagem?

0 Comentários

(*)Campos obrigatórios


0 Comentários

Ao acessar nosso site, você concorda com a nossa utilização de cookies. Saiba mais em: https://www.wizard.com.br/politica-de-privacidade/