• Contraste
  • Texto
Menina loira sentada no sofá com um notebook no colo, os braços pra cima e um fone de ouvido

Por Redação Wizard
13 de julho de 2020

Quando as crianças iniciam os estudos de inglês durante a infância, a capacidade de absorção dos conteúdos aumenta e pode ser explorada de forma lúdica nas escolas e em casa. Curso de inglês para crianças, só podia ser Wizard!

Ensinar a uma criança um novo idioma pode se tornar um desafio, dependendo da abordagem adotada pelos pais e pela escola em que ela estuda. As atividades lúdicas, por exemplo, auxiliam os pequenos no processo de memorização e no conhecimento de novos sons e palavras.  

A seguir você verá algumas maneiras lúdicas de ensinar inglês para as crianças. Acompanhe! 

Inglês com músicas 

A música é uma das principais ferramentas para ensinar inglês para as crianças, pois elas exploram os sons e as palavras, aumentando, assim, o vocabulário e a familiaridade delas com o novo idioma. 

Com as músicas, é possível abordar diversos conceitos da língua inglesa, como expressões comuns, termos e maneiras de pronunciar as palavras. Além disso, por ser um artifício muito usado nas aulas de inglês, existem diversas opções de canções que podem ser usadas com as crianças menores e até com aquelas já um pouco maiores, com o conhecimento de inglês mais desenvolvido. 

Dentro de casa, os pais podem colocar músicas em inglês para as crianças criarem mais proximidade com o idioma nos momentos de lazer. Eles podem acessar a playlist da Wizard no Spotify voltada para o ensino de inglês para as crianças. Confira:

Filmes e desenhos 

Assim como a música, os filmes e desenhos infantis também podem ajudar muito as crianças durante o processo de aprendizagem da língua inglesa. O que não faltam são opções de filmes e desenhos que as crianças podem assistir e, ao mesmo tempo, se divertir e aprender inglês. 

Em certos tipos de desenhos, por exemplo, é comum que os personagens interajam com os pequenos e incentivem que eles participem, repetindo palavras e aumentando o vocabulário. Essas produções exploram também a repetição de informações para que a ideia seja absorvida pelas crianças.  

Conte histórias 

Os pais podem, também, ler livros em inglês para as crianças. Escolha histórias que sejam de fácil compreensão e que estejam de acordo com a faixa etária e o grau de conhecimento delas.  

Uma alternativa para prender ainda mais a atenção dos pequenos é contar as mesmas narrativas em português. Como a criança pode não absorver 100% do conteúdo em outro idioma, é importante fazer essas associações entre ambos, assim, ela vai se familiarizando com novos vocabulários e compreendendo sua tradução. 

Brincadeiras 

Muitos jogos e brincadeiras também ajudam as crianças a aprender a língua inglesa. Proponha atividades divertidas, como jogo da memória, stop (ou adedonha), forca, caça palavras e palavras cruzadas, para que elas consigam desenvolver ainda mais a memória, o vocabulário, a escrita e a capacidade de ouvir palavras em inglês. 

Esses tipos de jogos estimulam as crianças a aprenderem inglês e se divertirem ao mesmo tempo, desenvolvendo uma relação mais natural com a língua. Além disso, são atividades que podem ser praticadas por crianças de diferentes idades e que elas conseguem realizar sozinhas, explorando ainda mais a confiança com o uso do idioma. 

Cozinhando 

Colocar as crianças na cozinha para ajudar a preparar receitas pode ser uma boa oportunidade para que elas aprendam mais sobre o idioma. Durante o período em que estão na cozinha, incentive os pequenos a falarem os nomes dos ingredientes em inglês, bem como falarem sobre os objetos e instrumentos que existem na cozinha.  

Conclusão 

Os pais podem, ainda, puxar assuntos aleatórios para que as crianças respondam em inglês. Desse modo, elas não perceberão que estão treinando o idioma, porém, nessas conversas descontraídas, a língua pode ser explorada de maneira mais eficaz, pois a criança não sentirá a pressão ou o desconforto de estar sendo colocada à prova sobre seu conhecimento no idioma. 

Dentro de casa, é necessário que os responsáveis entendam que as crianças estão em processo de aprendizado e, por isso, é comum que os erros aconteçam. Eles precisam incentivá-las a não desistir de estudar inglês e mostrá-las que esse período de estudo pode se tornar mais divertido quando brincadeiras são incluídas na rotina. 

Para ajudar ainda mais seu filho no aprendizado do segundo idioma, conheça a Wizkids! O curso de inglês para crianças da Wizard que ensina de forma leve, divertida e eficiente.  

O que achou das dicas para ensinar inglês para as crianças? Deixe nos comentários! 

Confira + dicas de inglês para crianças da Wizard: 

Um smartphone sobre um notebook com a chamada #DesafioWizard e selo de Certificado

Cadastre-se e ganhe 2 AULAS GRÁTIS de inglês ou outro idioma!

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

Ao enviar os dados acima, eu concordo em receber e-mails e mensagens através do WhatsApp da Wizard e outras marcas Pearson. Ver política de privacidade.

(*)Campos obrigatórios

Mais artigos do Blog Wizard

Wizkids

Como as crianças podem praticar a escrita em inglês

21 de outubro de 2020

A escrita em inglês é uma das principais habilidades a serem desenvolvidas durante o aprendizado da língua. Confira as dicas para as crianças praticarem! Curso de inglês para crianças, só podia ser Wizard!

 

O que achou da postagem?

0 Comentários

(*)Campos obrigatórios


0 Comentários

Ao acessar nosso site, você concorda com a nossa utilização de cookies. Saiba mais em: https://www.wizard.com.br/politica-de-privacidade/