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Por Redação Wizard
27 de maio de 2020

Como otimizar seu tempo durante o trabalho

Durante a sua jornada de trabalho, diversas situações podem acontecer e contribuir para a perda de foco, queda de produtividade e dificuldade de administrar o tempo.  

Para que isso não aconteça com você, hoje vamos te mostrar algumas dicas para otimizar seu tempo e não deixar nenhuma demanda para trás. Confira! 

1. Planeje o seu dia 

Use os primeiros minutos do seu expediente para organizar tudo o que será feito no dia, atualizar-se sobre as demandas do dia anterior e estabelecer prazos e prioridades. Dessa maneira você terá uma visão geral de como será o seu dia de trabalho. No início, essa prática pode levar algum tempo, mas com o hábito você conseguirá fazê-la mais rapidamente. 

2. Não assuma demandas demais 

Melhor do que mostrar serviço acumulando diversas demandas é fazer cada uma com qualidade, por isso não se comprometa a pegar muitas tarefas ao mesmo tempo, pois a chance de você se complicar com os prazos e a qualidade é grande. Opte por pegar menos, mas garanta que serão entregues com pontualidade e sem erros. 

3. Delegue tarefas 

Se o seu cargo é de chefia, enquanto estiver se atualizando sobre as demandas, decida o que cada colaborador fará, assim ninguém perde tempo e os seus funcionários conseguem cumprir as respectivas obrigações. 

4. Peça ajuda 

Caso esteja com dificuldades para concluir um trabalho sozinho, peça ajuda aos seus colegas ou gestores. Essa prática faz com que você não fique empacado em uma demanda e desperdice minutos preciosos na realização de outras. Nesse caso, é importante lembrar que faz parte do desenvolvimento profissional buscar soluções para os problemas, então é preciso ter bom senso ao pedir ajuda para os outros. 

5. Evite as distrações 

Conferir as redes sociais há cada cinco minutos com certeza é um grande problema para quem deseja otimizar o tempo de trabalho. Portanto, deixe o celular de lado, caso ele não seja necessário para o seu trabalho, e desabilite as notificações para não se distrair com o som ou ficar curioso para saber sobre o que são.  

Use o tempo dos seus intervalos para checar as mensagens e as redes sociais, pois essa também é uma maneira de relaxar durante um dia de trabalho. 

Mão feminina segurando o celular em cima do seu computador de trabalho,

6. Seja organizado 

Mantenha a sua estação de trabalho organizada para que não seja preciso desperdiçar alguns minutos procurando um documento ou algum outro objeto necessário para a realização de uma demanda. Esse pouco tempo que leva para encontrar algo já é o suficiente para te distrair e para fazer com que você perca o foco, levando mais tempo para se concentrar novamente na sua tarefa. 

7. Esteja alerta aos imprevistos 

Em certas ocasiões, é possível perceber se o dia será ou não corrido, então, quando isso acontecer, planeje-se para cumprir suas tarefas mais rapidamente ou escolha primeiro aquelas que são mais fáceis de serem realizadas. Assim, caso apareça uma demanda de última hora, você conseguirá se concentrar nela com tempo de entregá-la no prazo determinado.  

8. Mantenha a calma 

Se você é daqueles que se desesperam quando veem que o tempo está se esgotando e que muita coisa ainda precisa ser feita, respire fundo e lembre-se de que o nervosismo, muitas vezes, pode nos bloquear, fazendo com que mais minutos sejam perdidos. Por isso, mantenha a calma e, se for necessário, levante-se para tomar uma água e colocar a cabeça no lugar. 

Conclusão 

O que achou das dicas de como otimizar o tempo no trabalho? Muitas vezes queremos fazer diversas tarefas e acabamos nos complicando com o tempo, por isso é importante se planejar e manter a calma enquanto está trabalhando. 

E você? O que faz para melhorar a sua produtividade durante o expediente? Compartilhe nos comentários! 

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