• Contraste
  • Texto
Ferramentas de Acessibilidade

Por Redação Wizard
01 de abril de 2019

Quais são as maiores armadilhas na hora de estudar inglês?

Quando se está aprendendo um novo idioma como o inglês, foco e força de vontade são fundamentais nos estudos. Ainda assim, muitas vezes o aluno pode se deparar com situações que são verdadeiras armadilhas e que tornam o aprendizado da língua inglesa mais difícil. Segue uma lista das distrações mais comuns a evitar para alcançar a tão desejada fluência no idioma.

Uso excessivo das Redes Sociais

As redes sociais são ótimas, reduzem distâncias e é onde passamos boa parte do tempo interagindo com amigos ou apenas acompanhando os conteúdos postados. Porém, como são sempre carregadas novas postagens ao rolar a tela, é normal perder a noção do tempo em sites e aplicativos de redes sociais. Quando for estudar o idioma, estipule horários para esse descanso e, quando acabar, mantenha os celulares distantes para que sua atenção esteja dedicada ao estudo do inglês. Lembre-se também de desativar as notificações ou manter o smartphone em modo silencioso para não se distrair a cada nova mensagem.

Aplicativos de mensagem

Outra distração que pode acontecer durante o aprendizado é o uso de aplicativos de mensagem como WhatsApp e Messenger. Mensagens em grupos, por exemplo, costumam ser mais frequentes e chegam durante o dia todo. É claro que você pode interagir com elas, mas lembre-se de que a hora do estudo deve ser de comprometimento total. Considere silenciar grupos de mensagens enquanto estiver estudando inglês.

Televisão ou rádio ligados

É sempre bom estar bem informado e, nesse quesito, televisão e rádio podem ser grandes aliados. Porém, o barulho causado é também um fator de distração em horários em que a atenção é exigida, principalmente nas atividades de listening, momento em que é preciso ouvir e compreender áudio em inglês. Músicas que ajudam na concentração são bem-vindas, mas tome cuidado para não ter eletrônicos demais interferindo no seu momento de estudo.

Bagunça

Pode não parecer, mas um ambiente desorganizado contribui também para que você perca o foco e fique mais agitado. Antes de começar sua tarefa em inglês, por exemplo, lembre-se de deixar o local organizado e propício para as tarefas. Da mesma forma que uma sala de aula é preparada para receber alunos, o seu local escolhido para estudar uma nova língua deve estar adequado para que as atividades sejam realizadas da melhor forma.

Falta de materiais

Certifique-se de que todo o material necessário, didático e de apoio, estejam com você. Dessa forma, não será preciso fazer pausas e o estudo fluirá melhor. A Wizard oferece experiências através do material que pode ajudar no processo de aprendizagem: além do livro, o assistente pessoal Wiz.me, aplicativo para treinar inglês, oferece diversas atividades para treinar listening (audição), reading (leitura), writing (escrita) e speaking (falar) após cada lição. Se você também estuda inglês na Wizard com a caneta Wiz.pen, antes de começar seu homework (lição de casa), certifique-se de que seu livro, caneta Wiz.pen e o assistente Wiz.me estão com você.

Estudar no lugar errado

Nem sempre o seu lugar favorito da residência é o melhor ambiente para estudar uma segunda língua. Áreas comuns como a sala acabam tendo maior fluxo de pessoas e os gatilhos para distrações são mais frequentes. Se você perceber ser mais difícil para se concentrar em casa, busque por locais próximos na sua cidade como bibliotecas ou cafés com espaços destinados aos estudos.

Estudar cansado

Alguém já lhe disse que uma noite bem dormida melhora o seu desempenho? Essa pessoa estava certa. Quando você está cansado, o nível de atenção fica muito abaixo do necessário para garantir que novas informações sejam processadas. Procure ter um horário fixo na semana e logo sentirá o seu corpo se acostumar com essa rotina.

Deixar o que não gosta para o final

Um erro muito comum é deixar para estudar por último a lição do idioma em que se possui maior dificuldade. Essa atitude pode gerar ansiedade e um desgaste desnecessário. Quando estiver na escola, aproveite para tirar suas dúvidas com o professor durante as aulas de inglês e também no Study Hall, para que os temas mais complicados se tornem mais leves e agradáveis de estudar. Ainda não cursa inglês em escola de idiomas? Confira a unidade Wizard mais próxima de você e agende uma visita!

Conclusão

Estudar inglês ou qualquer outra língua deve ser sempre um momento agradável e que dê prazer em quem está aprendendo. Ao se dedicar aos estudos de outro idioma sem que as armadilhas acima distraiam sua atenção, você irá alcançar a fluência de forma mais rápida, lição a lição. A metodologia da Wizard é pensada para que essa trajetória seja proveitosa e nada lhe impeça de aprender inglês, saiba mais sobre o curso de inglês para crianças, adolescentes e adultos.

Confira também

Tags:

Homem negro, careca, vestindo um blazer escuro, sorrindo e com o logo da Wizard à frente

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

(*)Campos obrigatórios
Blog

Mais artigos do Blog Wizard

Idiomas

Inglês no dia a dia: incorporando o idioma em sua rotina

22 de abril de 2024

É possível inserir o inglês no dia a dia: em casa, no trânsito, nas horas de lazer e nas escolas de idiomas. Vem descobrir como!

Idiomas

Como falar de matemática em inglês

12 de abril de 2024

Idiomas

7 maneiras de agradecer em inglês

05 de abril de 2024

 

O que achou da postagem?

0 Comentários

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

*Declaro ter mais de 12 anos.

Ao enviar os dados acima, eu concordo em receber e-mails e mensagens através do WhatsApp da Wizard e outras marcas Pearson. Ver política de privacidade.


(*)Campos obrigatórios

0 Comentários