• Contraste
  • Texto
Ferramentas de Acessibilidade
inglês no dia a dia

Por Redação Wizard
22 de abril de 2024

É possível inserir o inglês no dia a dia: em casa, no trânsito, nas horas de lazer e nas escolas de idiomas. Vem descobrir como!

Encontrar tempo para incorporar o aprendizado de uma língua estrangeira em sua rotina diária pode parecer um verdadeiro desafio. Afinal, todos têm trabalhos, compromissos familiares e outros projetos ou prazo para cumprir. No entanto, é possível inserir o inglês no dia a dia: em casa, no trânsito, nas horas de lazer e nas escolas de idiomas.

Existem muitos recursos e ferramentas para conseguir dominar um novo idioma sem ter que investir grande parte do seu tempo. Você pode aprender, por exemplo, navegando pelas redes sociais, comunicando-se com outras pessoas, ouvindo boas músicas e assistindo à sua série favorita.

Deseja conhecer algumas estratégias e receber dicas práticas sobre como incorporar o idioma inglês no seu cotidiano? Continue a leitura! 

Conversas cotidianas em inglês

Os estudantes da língua inglesa podem manter pequenas conversas com outras pessoas que tenham interesse em aprender, por exemplo, no café da manhã, no supermercado e em outros locais. A prática da comunicação verbal é uma excelente chance de ampliar o seu círculo de contatos, pois existem muitos alunos iniciantes que desejam encontrar parcerias em seu aprendizado.

🗣️ Baixe o e-book 11 dicas para praticar a conversação em inglês

Fale com seus amigos

Converse com seus amigos e descubra se um deles tem interesse em ser um parceiro para praticar a pronúncia do inglês. Talvez você encontre alguém que tenha os mesmos interesses em seu círculo de amizades mais próximas ou, então, precise procurar um colega de curso. Marque um dia da semana para entrar em contato.

Procure interagir com familiares

Fale sobre os seus objetivos com os seus familiares e peça apoio. É bem provável que eles aceitem praticar inglês durante as conversas se você despertar a curiosidade deles. Outra opção é convidar a família para assistir a um filme em inglês juntos, analisar os cenários ou contar como foi a sua semana de trabalho.

Encontre um falante nativo

Encontrar um falante nativo significa entrar em contato com uma pessoa que tenha a língua inglesa como o seu idioma materno. Procure alguém que esteja disposto a ouvir e a tentar entender o que você deseja comunicar. É provável que ele ou ela também demonstre interesse em aprender a falar o português e que ocorra uma troca de conhecimentos.

📣 Conversação: falando em inglês com estrangeiros

Na prática, você pode aprender palavras e frases em inglês enquanto auxilia um turista estrangeiro a compreender a linguagem portuguesa, por exemplo. Procure um contato em salas de bate-papo, fóruns, grupos em redes sociais ou outras opções remotas.  

Incorporação da leitura em inglês na rotina

Incorporar a leitura em inglês às suas rotinas diárias é uma ótima alternativa. Muitos estudantes conseguem atingir esse objetivo lendo revistas, livros, blogs ou jornais.

📖 A importância da leitura para praticar inglês

Criar esse hábito vai ampliar o seu vocabulário e melhorar a compreensão textual. Escolha temas atrativos em textos que estejam de acordo com o seu nível de inglês para praticar o idioma. Vejamos algumas formas de começar, a seguir.

Histórias em quadrinhos e livros

Se você não se sente pronto para ler um livro do princípio ao fim, comece com a leitura de uma série em quadrinhos, já que as imagens também dão dicas sobre o contexto da narrativa. Caso prefira, pode escolher um romance ou livros adequados para aprender inglês, cujo enredo e gramática não sejam complicados de entender.

Adesivos nos objetos

Uma maneira fácil para lembrar das palavras em inglês que dão nomes às coisas é pegar alguns adesivos, uma caneta e fazer uma etiquetagem. Cole as etiquetas com os termos na língua inglesa em todos os seus objetos. Inicie pela cozinha, talheres, pratos, micro-ondas, alimentos, fogão, geladeira, entre outros.

Idioma dos sistemas e listas

Altere os sistemas em seu computador, tablet, smartphone e todos os demais dispositivos para o idioma inglês. Isso o ajudará a adquirir algumas habilidades cotidianas que tornarão mais fácil compreender a língua inglesa. Depois, comece a escrever suas tarefas e listas de compras para facilitar a aprendizagem de todas as maneiras possíveis. 

Assistir a filmes e séries em inglês

Assistir a filmes é uma ótima maneira de aprofundar o aprendizado de um novo idioma. Não é preciso se limitar a ver produções transmitidas apenas em inglês, você pode explorar outras línguas. Assista ao seu filme favorito com legendas e conseguirá se familiarizar com os diálogos, contextos e cenários. Em seguida, veja o mesmo filme dublado para fazer comparações.

📺 Aprendendo inglês com filmes e séries

Teste ver filmes sem legenda quando se sentir mais confiante em suas habilidades no idioma inglês. Assim como acontece com os livros, produções destinadas ao público mais jovem podem não ser tão atrativas para adultos e vice-versa. Tente escolher uma filmagem que não exija o conhecimento de dialetos muito diferentes, pois alguns podem ser difíceis de entender.

Acomode-se na frente da tela e analise o quanto você consegue entender de um filme. Os recursos visuais podem ajudar na sua compreensão e esse será um ótimo exercício de aprendizado de idiomas. Além disso, você obterá algumas informações culturais relevantes para ampliar os seus conhecimentos e praticar o inglês.  

Uso de aplicativos e recursos online para aprender inglês

Pense um pouco sobre a tecnologia que você utiliza diariamente. Você pode usar o seu smartphone para acessar alguns aplicativos que facilitam a aprendizagem da língua inglesa. Há muitas opções para quem não pretende passar muito tempo na frente da tela. Confira alguns recursos tecnológicos que vão ajudar durante a sua jornada de aprendizado!

YouTube

Se você prefere sintonizar um canal no YouTube em vez de acessar os serviços de streaming, conseguirá relaxar enquanto aprende inglês. Nesse aplicativo, você encontrará lições curtas, aulas divertidas ou mais prolongadas que abordam assuntos como pronúncia, gramática complicada, preparação para fazer testes e como desenvolver uma comunicação eficaz em inglês.

Videoconferências e mensagens instantâneas

Aproveite as ferramentas de conversação que permitem se comunicar com outras pessoas de todas as partes do mundo. Algumas tecnologias são destinadas à chamadas de videoconferência, por exemplo, a plataforma Zoom, FaceTime ou Skype. Com elas, você consegue conversar com amigos que residem no exterior, praticando a fala e melhorando as suas habilidades em inglês.

Wiz.me

O aplicativo Wiz.me é excelente para aprender a falar inglês e pode ser usado fora das salas de aula. Com ele, os alunos praticam a língua inglesa onde e quando quiserem, fazem atividades em seu smartphone e assistem aulas online ao vivo.

Música e podcasts em inglês para melhorar a compreensão auditiva

Podcasts e músicas são ótimos para aprender inglês. Esses recursos podem ser ouvidos pelo celular para aperfeiçoar as habilidades enquanto você estiver no ônibus, carro ou supermercado. Assim como os livros, revistas, quadrinhos, etc., use essas ferramentas para a imersão no idioma.  

Viu como é fácil incorporar o idioma inglês no dia a dia? Treine a língua inglesa em sua rotina diária para tornar a sua experiência mais agradável em longo prazo e acelerar o processo de aprendizagem. Aplique as nossas dicas e descubra quais são as melhores formas de aprimorar as suas habilidades linguísticas.

Gostou do artigo? Então continue conosco. Acesse o artigo conheça apelidos carinhosos em inglês

Homem negro, careca, vestindo um blazer escuro, sorrindo e com o logo da Wizard à frente

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

(*)Campos obrigatórios
Blog

Mais artigos do Blog Wizard

Idiomas

Descubra a skill da Wizard para Alexa: inglês de forma divertida e interativa

06 de maio de 2024

Aprenda inglês com a skill da Wizard para a Alexa.

Idiomas

Qual o significado de kinda?

03 de maio de 2024

 

O que achou da postagem?

0 Comentários

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

*Declaro ter mais de 12 anos.

Ao enviar os dados acima, eu concordo em receber e-mails e mensagens através do WhatsApp da Wizard e outras marcas Pearson. Ver política de privacidade.


(*)Campos obrigatórios

0 Comentários