• Contraste
  • Texto
Mãos segurando um pequeno globo

Por Redação Wizard
04 de agosto de 2020

Se você tem vontade em trabalhar em outro país, confira os principais passos para construir uma carreira fora do Brasil. Curso de idiomas do iniciante ao avançado, só podia ser Wizard!

Você tem vontade de morar em outro país, de ter experiências com uma nova cultura e de construir uma carreira no exterior? Muitas pessoas têm esse sonho de passar um tempo fora do país de origem ou até mesmo se mudar de vez como parte de uma realização pessoal e/ou profissional.  

De qualquer forma, passar um tempo fora do próprio país é uma experiência única e incrível, já que é possível aprender muita coisa, crescer profissionalmente e ampliar os horizontes.  

Aumentar a bagagem de conhecimento é sempre benéfico para a nossa vida! Para alcançar esse objetivo, é importante se preparar para ter essa carreira em outro país. Você sabe quais são os principais passos para isso acontecer? É fundamental você ter organização e traçar esse caminho com o planejamento correto.  

Neste texto, reunimos dicas para começar a tirar esse plano do papel. Acompanhe! 

Tenha domínio em um segundo idioma 

Esse é o passo essencial para ter uma carreira de sucesso em qualquer país, não é mesmo? Para a maioria dos empregos, a língua inglesa é dominante quando o assunto é ter conhecimentos em um segundo idioma. Porém, isso também pode depender do país escolhido, já que você pode se sair melhor se tiver um bom domínio de espanhol ou do francês, por exemplo.  

Se sentir necessidade de treinar mais o idioma, é interessante investir em um curso intensivo antes de embarcar para a aventura.  

Banner Wizard ON

Pesquise sobre os vistos 

Outro passo importante e que deve ser visto logo no começo do processo para trabalhar no exterior, é pesquisar e aprender sobre os tipos necessários de vistos e permissões de trabalho. Lidar com burocracia e papelada pode ser meio chato, mas é muito importante para você exercer a profissão legalmente e não ter nenhum problema em um país estrangeiro. 

Procure ajuda de agências de intercâmbio, por exemplo, pois elas podem dar o direcionamento correto de quais documentos você precisa reunir, enviar para algum lugar (como embaixadas) e o que é necessário para tirar o visto ou a permissão de trabalho.  

É bom ver isso com antecedência, já que leva tempo para ficar pronto. Aproveite para tirar as dúvidas relacionadas ao tempo que você pode permanecer no país com os documentos, trabalhando na empresa ou não.  

Organize-se financeiramente  

Dinheiro também é um tema importante quando falamos de construir uma carreira no exterior. Em um novo país, com um novo emprego, você não sabe quanto ganhará por mês, mas é preciso pesquisar a média salarial da sua área de trabalho para ter uma ideia. Feito isso, procure saber quanto é o custo de vida do país, as contas que deve pagar e esse tipo de coisa.  

Se você vai sair do Brasil com um dinheiro reserva, busque saber sobre o câmbio para levar uma quantia suficiente para as suas necessidades iniciais. Com esse planejamento financeiro, você terá mais noção do quanto gastará por mês e do quanto pode deixar separado para aproveitar o seu novo lar. 

Veja como conseguir um emprego e um lugar para morar  

Se você sabe a cidade que quer morar, pesquise como é a busca de emprego por lá (em quais sites, grupos etc.), como funciona o mercado de trabalho e quais os contratos e as opções de regimes de trabalho, por exemplo. Também, veja como conseguir um lugar para morar (por exemplo, você quer dividir ou morar sozinho? Morar em uma casa ou apartamento?).  

Além disso, saiba como as pessoas se locomovem até o trabalho e se isso pode mexer muito na parte financeira. Elas usam transporte público? Ou será necessário um carro ou uma bicicleta? Coloque essas questões no papel e pesquise as respostas para cada uma! 

Aprenda sobre a cultura do país 

Durante as suas pesquisas de como se preparar para ter uma carreira no exterior, separe um tempo para estudar a cultura do novo país. Isso é muito bom para não cometer nenhuma gafe no local e para começar a entender os costumes e hábitos.  

Nesses estudos, busque saber sobre leis, regras, alimentação, lazer… Isso vai te ajudar a entender a nova rotina, além de te dar mais certeza sobre se é isso mesmo que você quer. 

Pratique a comunicação 

No novo país, tente deixar a timidez de lado e esteja aberto às experiências que com certeza serão boas para você! Dessa forma, você pode exercitar a sua comunicação no idioma nativo e ainda conhecer pessoas do seu círculo de trabalho fazendo networking.  

Isso pode impulsionar a sua carreira no exterior e matar muitas curiosidades enquanto conversa com os seus novos colegas. Não tenha medo de mostrar as suas dúvidas e de questionar, isso é muito bem visto para a sua vida pessoal e profissional.  

Conclusão 

Esses são os principais passos a seguir para você se preparar e começar a construir a sua carreira em outro país. Com planejamento e estudos, você alcançará o sucesso, sem dúvidas!  

E aí, você pensa em ter uma carreira no exterior? Conte nos comentários qual país está nos seus planos!  

Se você quer aprender um segundo idioma, a Wizard tem o curso certo para você! Cadastre-se no site e ganhe 20% de desconto na matrícula do curso de idioma. Aproveite!

Confira + dicas de carreira da Wizard:  

Tags:

carreira

Um smartphone sobre um notebook com a chamada #DesafioWizard e selo de Certificado

Cadastre-se e ganhe 2 AULAS GRÁTIS de inglês ou outro idioma!

(*)Campos obrigatórios

Mais artigos do Blog Wizard

Carreira

Business English: termos de design em inglês

04 de agosto de 2020

Quer conhecer mais sobre as palavras e expressões em inglês mais comuns entre os designers? Então este post é feito para você! Curso de inglês do iniciante ao avançado, só podia ser Wizard!

 

O que achou da postagem?

0 Comentários

(*)Campos obrigatórios

0 Comentários

Ao acessar nosso site, você concorda com a nossa utilização de cookies. Saiba mais em: https://www.wizard.com.br/politica-de-privacidade/