• Contraste
  • Texto
Ferramentas de Acessibilidade
cover-letter

Por Redação Wizard
04 de agosto de 2023

Cover letter: o que é e como escrever uma

Saiba o que é a chamada cover letter e entenda a importância dela para processos seletivos internacionais.

Se você quer concorrer às melhores vagas de emprego no exterior, além de caprichar no currículo e no perfil do LinkedIn, muito provavelmente terá que elaborar uma “cover letter”, mais conhecida no nosso idioma como carta de apresentação.

Enquanto por aqui são poucas as empresas que exigem esse documento em processos seletivos, lá fora essas cartas são supercomuns. Inclusive, elas podem interferir diretamente na decisão do contratante.

Sendo assim, bora conferir um pouco mais sobre o tema e, claro, pegar algumas dicas certeiras para você fazer a sua melhor cover letter e ter mais chances de fisgar aquela oportunidade dos sonhos. Let’s go!

Afinal, o que é uma cover letter?

Como bem resumimos, a cover letter é conhecida aqui no Brasil como carta de apresentação e, literalmente, é essa mesma a função do documento.

Em outras palavras, ele se refere a um pequeno resumo sobre você mesmo, suas competências, quais os motivos para a empresa te escolher, suas habilidades, experiências, expectativas profissionais, entre outros aspectos que achar necessário.

Aqui pelo Brasil ela não é muito comum. Talvez por isso, muita gente que busca trabalhar fora fica um pouco em dúvida quando a empresa solicita uma cover letter, quase sempre nos moldes tradicionais. Ou seja, escrita de próprio punho e no papel.

Sendo assim, não tem outro jeito se quiser conquistar a vaga: é preciso mandar bem no inglês e, em especial, no writing!

E como elaborar a sua cover letter?

Bom, antes de mais nada, vale destacar que não existe um padrão único ou uma “receita pronta” para criar uma cover letter bacana e que atenda às expectativas do contratante. Mas existem nortes que você pode usar.

Já ouviu falar da estrutura “Me, You, We”? É um formato popular e eficaz para escrever cover letters. Ela cria uma narrativa convincente que conecta suas habilidades e experiências com as necessidades do empregador, enfatizando a colaboração e a ideia de um futuro compartilhado. Vamos dar uma olhada?

  • Me: Comece falando sobre você, suas realizações e experiências, e por que está interessado na vaga. Destaque os pontos fortes, habilidades ou conquistas relevantes que tornam você um candidato único. Traga dados!
  • You: Nesta parte, você deve se concentrar na empresa ou na vaga para a qual está se candidatando. Demonstre que você fez sua pesquisa sobre a empresa e o cargo. Identifique as necessidades ou desafios que eles têm e como você pode ajudar a resolvê-los.
  • We: A última parte da carta deve se concentrar na ideia de você e o empregador trabalhando juntos. Expresse o que você acredita que poderia realizar se fosse contratado e como poderia agregar valor à equipe ou à organização.

Ao usar a estrutura “Me, You, We”, lembre-se de que cada parte deve fluir naturalmente para a próxima, criando uma narrativa coerente que destaca não apenas suas qualificações, mas também sua capacidade de contribuir para o sucesso da empresa.

Para isso, sua carta pode conter os seguintes itens:

Informações de contato

Inclua seu nome completo, endereço, número de telefone, e-mail no topo da carta e LinkedIn. Atenção: devido às leis de privacidade, muitas empresas não podem solicitar informações pessoais, como idade, estado civil ou filhos. Portanto, você não precisa incluir essas informações na sua carta.

Saudação

Se possível, dirija a carta a uma pessoa específica. Se você não souber quem é o responsável pela contratação, poderá usar uma saudação genérica como “Dear Hiring Manager”.

Corpo da carta

Aqui é onde você vai focar na estrutura Me, You, We, destacado as experiências relevantes que você tem e como elas se relacionam com o cargo que você está buscando.

Use exemplos específicos para mostrar como você atende aos critérios listados na descrição do trabalho. Lembre-se de focar nas suas realizações e iniciativas, mostrando como você pode agregar valor à empresa — sempre com base em dados.

Conclusão

Reitere o seu interesse no cargo e na empresa. Agradeça ao destinatário por considerar a sua candidatura e indique que você está ansioso para a oportunidade de discutir sua candidatura em mais detalhes.

Assinatura

Encerre com uma saudação profissional, como “Sincerely” ou “Best regards”, seguido do seu nome completo.

Lembre-se, cada cover letter deve ser única e personalizada para a vaga e empresa específica para a qual você está se candidatando.

Tenha em mente que você pode montar uma carta de apresentação profissional do jeito que preferir e destacar seus principais pontos positivos — desde que a empresa dê essa liberdade.

O que preciso ter mente para minha cover letter?

Para evitar erros comuns e construir uma cover letter impecável, a gente te dá um help com algumas dicas imbatíveis. Check it out!

Conheça o tamanho ideal

Uma cover letter deve ser elaborada de modo que caiba em uma única página, com uma letra em tamanho médio. Ela não deve conter termos em itálico, negrito, sublinhado ou cores. Portanto, precisa ser um documento formal que tenha de 300 a 400 palavras.

Pesquise sobre a empresa

Lembre-se de que, apesar de a cover letter ser sempre sobre você, é preciso tentar enxergar isso do outro lado da mesa, ou seja, na percepção da empresa contratante — o ‘You’ e ‘We’ da fórmula que mencionamos. Por isso, uma dica imprescindível é pesquisar bem sobre a organização e as necessidades que ela busca preencher com aquela vaga.

Feito isso, dê mais destaque às suas habilidades específicas que a empresa procura. Outra opção é dar ênfase a algum conhecimento que você considere mais importante naquela oportunidade. Fora isso, ao conhecer mais sobre a empresa, você já passa uma impressão de interesse maior sobre o negócio.

Seja breve e objetivo

Uma outra dica muito importante na hora de preparar uma cover letter é não se prolongar ou enrolar muito. Afinal, a ideia não é contar toda a sua trajetória profissional ou querer abordar tudo num único documento. Pelo contrário! Ser mais objetivo e direto pode ser mais eficiente do que se imagina.

Sendo assim, como dica, evite fugir muito do essencial e resuma ao máximo tudo aquilo que achar importante e valioso no seu perfil, sem ser prolixo ou estender muito nas palavras.

Pense em possíveis perguntas do recrutador

Toda entrevista de emprego tem lá suas perguntas clássicas de sempre: qual sua expectativa profissional? Quais habilidades você considera um diferencial para a vaga? Como você se vê daqui a alguns anos nesse trabalho?

Por isso, dá para adiantar muitas dessas informações indiretamente na cover letter e até servir como uma preparação do que tiver que responder verbalmente durante a entrevista.

Capriche no vocabulário e tenha atenção a erros em inglês

Ter um bom vocabulário em inglês já é um grande diferencial para a conquista da vaga de emprego. Mais do que isso, conhecer estruturas formais e termos específicos da sua área vai enriquecer a sua cover letter e, claro, causar melhores impressões no contratante.

Por isso, tenha atenção especial com os termos usados na sua área e evite repetições, escolhendo sinônimos sempre que necessário. Uma dica de ouro aqui é usar o dicionário de sinônimos Thesauros.

Além disso, tenha atenção à tradução de algumas expressões, lembrando que muita coisa não dá para ser ao pé da letra, beleza?

E jamais pule a etapa de revisão minuciosa após terminar de redigir sua cover letter! Como em qualquer carta de apresentação, erros de gramática ou ortografia podem causar uma impressão negativa. Para fugir desse problema, uma dica é sempre usar corretores de língua inglesa, muitos gratuitos, como:

Também dá para ler em voz alta para verificar se não há muitas repetições. Aqui, use a ferramenta ‘Ler em voz alta’ disponível em diferentes ferramentas de edição de texto, como Word e Google Docs.

Por fim, se for possível, peça a avaliação de um professor ou de alguém com um bom domínio no inglês. Um olhar novo vai ajudar a identificar erros que passaram despercebidos.

Dicas finais para criar uma cover letter imbatível

Como bem destacado, a cover letter é a sua carta de apresentação. Portanto, ela tem que, de fato, vender o seu melhor!

Mas, além disso, é muito importante que você não se esqueça de alguns detalhes que também podem fazer o diferencial e tornar o documento ainda mais completo e profissional. Para isso, separamos algumas dicas infalíveis. Olha só!

  • foque mais em habilidades, experiências, conhecimentos técnicos e características profissionais;
  • lembre-se de destacar aspectos que sejam realmente importantes para a empresa e não para o seu ego;
  • tente destacar fatores além do que já está resumido em seu currículo, tais como características pessoais, conquistas, referências, sonhos, expectativas e assim por diante;
  • evite trazer informações muito pessoais e que não tenham muita ligação ou uma real importância para quem está do outro lado da mesa.

Essas são algumas dicas fundamentais para você montar a sua cover letter e agregar mais valor e oportunidade às suas entrevistas profissionais lá fora. Além disso, lembre-se de sempre manter o inglês na ativa e de praticar frequentemente para impressionar e gerar mais confiança ao entrevistador.

E se curtiu este post sobre cover letter, temos um material bem legal para você que precisa de uma comprovação do seu nível de inglês. Baixe agora um e-book com tudo o que precisa saber sobre testes de proficiência e prepare-se para as melhores oportunidades!

Homem negro, careca, vestindo um blazer escuro, sorrindo e com o logo da Wizard à frente

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

(*)Campos obrigatórios
Blog

Mais artigos do Blog Wizard

Carreira

Inglês nos negócios: dicas para comunicação no ambiente corporativo

26 de janeiro de 2024

Aprenda dicas valiosas de como se comunicar em outra língua no escritório e arrase no inglês nos negócios.

 

O que achou da postagem?

0 Comentários

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

*Declaro ter mais de 12 anos.

Ao enviar os dados acima, eu concordo em receber e-mails e mensagens através do WhatsApp da Wizard e outras marcas Pearson. Ver política de privacidade.


(*)Campos obrigatórios

0 Comentários