• Contraste
  • Texto

Por Redação Wizard
16 de outubro de 2019

Levar animais de estimação para o ambiente de trabalho não era algo sequer imaginado antigamente. Mas, hoje em dia, algumas empresas permitem que os pets habitem recintos corporativos, por acreditarem que a presença do animal de estimação no trabalho pode ser positiva em vários aspectos. Quer saber mais sobre os office pets e como funciona […]

Levar animais de estimação para o ambiente de trabalho não era algo sequer imaginado antigamente. Mas, hoje em dia, algumas empresas permitem que os pets habitem recintos corporativos, por acreditarem que a presença do animal de estimação no trabalho pode ser positiva em vários aspectos.

Quer saber mais sobre os office pets e como funciona um escritório pet friendly? Continue lendo o artigo!

O que significa o termo em inglês "office pets"?

Office pets é uma expressão do inglês usada no meio corporativo para designar os bichinhos de estimação que podem habitar um ambiente de trabalho. Office significa "escritório" e pets significa "animais de estimação". Juntas, as palavras formam a expressão "animais de estimação de escritório".

O que é um "escritório pet friendly"?

Um bom jeito de começar a entender esse conceito é por meio da tradução das palavras em inglês que compõem a expressão. Pet, isoladamente, significa "animal de estimação" e friendly, "amigável".

Essas duas palavras juntas podem ser usadas para diferentes locais e ambientes, exemplo: ao dizer que uma loja é pet friendly ou "hotel pet friendly" significa que esses estabelecimentos aceitam que seus clientes levem seus animais de estimação consigo, pois serão bem-vindos. Além disso, esses locais poderão ter infraestrutura para receber e acomodar os animais da melhor forma possível.

Ao afirmar que uma empresa ou escritório é pet friendly, significa que os funcionários podem trazer um ou mais animais de estimação qualquer dia de trabalho ou em dias específicos, ou seja, determinar um "pet day". As regras podem variar em cada empresa para a presença de pets no meio corporativo, sem afetar a produtividade, claro.

Vantagens dos office pets para o ambiente de trabalho

Os escritórios que permitem animais no local de trabalho alegam que os bichinhos são capazes de ajudar na redução de nervosismo e no aumento da criatividade, além de espalharem fofura por todos os lugares. Outro benefício é que os donos dos animais não ficam desconcentrados no trabalho, por não precisarem se preocupar com os pets em casa sozinhos. Assim, os colaboradores ficam mais focados e produtivos.

Os animais também são ótimos para começar uma interação entre colegas de trabalho, que podem iniciar uma conversa despretensiosa ao fazer carinho em um cachorro ou gato presente, por exemplo, e criar uma amizade no ambiente profissional, melhorando o networking. Mais um benefício levantado pelo estudo da Universidade da Virginia Commonwealth é o de que os trabalhadores que levam seus cães para o ambiente profissional produzem baixos níveis de cortisol (conhecido como o hormônio do estresse).

Desvantagens do pet friendly

No entanto, ainda que existam muitos pontos positivos de contar com a presença dos animais no ambiente de trabalho, é preciso tomar cuidado para que a companhia de cães, gatos ou algum outro pet não se torne uma distração. Brincar com os bichinhos e esquecer do trabalho que deve ser feito, por exemplo, pode colocar um profissional em risco.

Além disso, a presença do pet pode aumentar a tranquilidade, mas também pode causar desconforto, dependendo do caso. Por isso, cada profissional precisa analisar o quanto essa prática seria proveitosa ou tornaria o ambiente disperso. Uma conversa com os chefes pode ser de grande ajuda para decidir se a presença do pet será boa ou ruim, conforme o comportamento do animalzinho com demais colegas da equipe e seus bichinhos.

Conclusão

O mundo corporativo tem se mostrado cada vez mais favorável em mudanças que tornam o ambiente de trabalho um lugar melhor para os funcionários. Além de ações como a permissão para a presença de office pets, existem companhias que praticam outras técnicas que também são caracterizadas por termos em inglês, como Mindfulness, método que relaxa e aumenta a produtividade, ou ainda Onboarding e Offboarding, recursos de inclusão e desligamento em empresas que colocam em primeiro lugar o bem-estar dos colaboradores.

Assim como essas iniciativas das empresas, aprender um segundo idioma é uma iniciativa que depende de você para se tornar um profissional mais competitivo na carreira. Conheça os cursos de idiomas da Wizard e aprenda uma nova língua!

Qual office pet você levaria para trabalhar com você?

Na sua opinião, existe alguma outra prática que deveria ser incluída no dia a dia corporativo para melhorar o bem-estar e a produtividade da equipe?

Compartilhe suas ideias com a gente nos comentários!

Confira + dicas de carreira da Wizard:

Tags:

Homem sorrindo e apontando para promoção 2021 entre o logo da wizard

Cadastre-se e ganhe 2 AULAS GRÁTIS de inglês ou outro idioma!

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

Ao enviar os dados acima, eu concordo em receber e-mails e mensagens através do WhatsApp da Wizard e outras marcas Pearson. Ver política de privacidade.

(*)Campos obrigatórios

Mais artigos do Blog Wizard

Carreira

Business English: termos em inglês usados pelos comissários de bordo

05 de abril de 2021

Senhores passageiros, vocês sabem quais são os termos em inglês usados no dia a dia
dos comissários de bordo em um avião? Acompanhem o texto!

 

O que achou da postagem?

0 Comentários

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

*Declaro ter mais de 12 anos.

Ao enviar os dados acima, eu concordo em receber e-mails e mensagens através do WhatsApp da Wizard e outras marcas Pearson. Ver política de privacidade.


(*)Campos obrigatórios

0 Comentários

Ao acessar nosso site, você concorda com a nossa utilização de cookies. Saiba mais em: https://www.wizard.com.br/politica-de-privacidade/