• Contraste
  • Texto
a bandeira do país de gales

Por Redação Wizard
01 de fevereiro de 2022

Existe um inglês galês? Existe! Conheça as principais características da segunda língua do País de Gales

Você já ouviu falar sobre o País de Gales? Ele está localizado no sudoeste da Grã-Bretanha e faz parte do Reino Unido, ou seja, sua monarca é Elizabeth II. Essa influência fez com que surgisse o inglês galês. 

Atenção: não confunda o inglês galês com o galês, que é a outra língua oficial do País de Gales, derivada do idioma pré-anglo-saxônico da Grã-Bretanha. 

Sobre o inglês galês, adiantamos que se trata de uma versão muito rica e atrativa da língua, que possui traços marcantes. Quer conhecê-los? Vem com a gente ver as principais características deste idioma! 

Idiomas do País de Gales 

Como você viu na introdução deste artigo, o País de Gales possui duas línguas oficiais: o galês e o inglês galês. É, portanto, uma nação bilíngue, como o Canadá. 

Ao visitar o País de Gales, você notará que as placas de trânsito e os letreiros das lojas estão escritos nos dois idiomas. Contudo, nota-se que o galês impacta fortemente o modo como inglês é falado na região. 

Uma das primeiras características que você percebe é o sotaque, muito particular, além de questões gramaticais e empréstimos linguísticos. A gente te explica no próximo tópico! 

Antes dele, vale a pena saber que o inglês galês é uma variante fácil de se entender. Os seus sons são bem articulados e a entonação chega a ser musical. 

Só que o inglês galês não é único, pois apesar de o País de Gales ser pequeno, há variações de sotaque e dialetos nas diferentes regiões do país. No Sul, por exemplo, o idioma lembra o falado em Bristol. 

Já no Oeste de Gales, o inglês galês é parecido com o inglês da região de Midlands. E no Norte ele sofre a influência do inglês de Merseyside. 

Fonética e pronúncia do inglês galês 

Falando especificamente sobre a fonética e a pronúncia do inglês galês, destacamos que há abertura e alongamento das vogais em relação às demais variantes do inglês, como no “r”, mais longo que no inglês britânico. 

A vogal “i”, por exemplo, é pronunciada com “schwa sound” em palavras como pit, kit e going, ou seja, parecido com um “e” fechado. 

Já as consoantes, em sua maioria, são arrastadas. Outras, como “h” e “f”, perdem força e somem. É o caso da palavra “have”, que na pronúncia fica apenas “ave”. 

Outro som que costuma ser eliminado na pronúncia é o “iu”, em palavras como “news” e “use”. O som pronunciado será próximo de “u”. 

Gramática do inglês galês 

Antes de detalharmos as características da gramática do inglês do País de Gales, aqui vai uma curiosidade: algumas delas se transformaram em parte do inglês. 

No inglês galês, o uso da pergunta retórica “isn’t it” no final das orações não é necessário. Ainda no final das orações, outra característica é a posição do sujeito e do verbo. Essa posição ocorre para enfatizar. Exemplo: 

“Always happy on Friday night, I am.” 

Outra posição que também muda, no inglês galês, é a do auxiliar “do” em orações como “I do like that”. Nesse caso, o “I do” vai para o fim da oração: “I like that, I do”. 

Como o inglês galês não é único no país todo, no Sul há mudança no advérbio “where” em orações interrogativas. Ele se transforma em “where to”. Exemplo: 

“Where to are my keys?” 

Vocabulário do inglês galês 

Lembra que, no começo deste artigo, falamos que o inglês galês possuía empréstimos linguísticos? É que muitas palavras e expressões em galês acabaram se tornando parte do vocabulário do inglês do País de Gales. 

Outro ponto que vale ser mencionado é que algumas palavras de origem inglesa têm pronúncia diferente ou até mudança de significado no inglês galês. Vamos conhecer algumas? 

Lush 

Algo legal, sensacional, divertidíssimo! “That’s so lush”. 

Fab 

Vem de “fabulous”, que significa fabuloso. Possui significado parecido com “lush”, mas sem tanta empolgação. 

Cookie 

Mais uma maneira de dizer que algo é legal, só que no sentido de ser diferente, inesperado e criativo. 

I done it, I seen it 

Versão do inglês galês para “I’ve done it” ou “I did it” e “I’ve seen it”. 

Cwtch 

Essa palavra é de origem galesa e significa um abraço afetuoso, aconchegante e mais demorado. 

I loves it 

Versão do inglês galês para “I love it”. 

Alright? 

Sabe quando você vai cumprimentar alguém, em português, e manda um “oi, tudo bem?”. No País de Gales, existe o “alright?” nesse mesmo sentido, ou seja, substitui o “hi” e o “hello”. 

Butty 

Amigo ou companheiro. 

Now in a minute 

Maneira de dizer “um momento!”, mas no sentido de “me deixe em paz” ou “me dá um tempo”. Geralmente é usada por alguém que está sendo pressionado a fazer algo. 

Tidy 

Esse é o tipo de palavra que tem vários significados. Ela quer dizer em grande quantidade, grande em tamanho, decente, bonito e esplêndido. 

Outras palavras características do inglês galês 

Daps / Sapatos 

Chopsing / Discutindo 

Tamping / Furioso 

Humming / Desagradável 

A delight / Um interesse em 

Awa / Tio 

Batch / Um filão de pão 

Bonk / Um sopro, uma pancada 

Boo nor bah / Nada 

Boyo / Moço ou rapaz 

Cera! / Vamos em frente! 

Cochyn / Ruivo 

Croeso! / Bem-vindo (a)! 

Dal / Muito pequeno 

Done a bunk / Fugir 

Dub / Privada 

Fagged out / Cansado 

Gorsaf / Ponto de parada de veículos 

Hawk / Carregar, levar 

Lose / Perder o transporte 

Fussed / Incomodado 

Rise / Comprar 

O inglês galês é muito rico, principalmente pelas influências que recebe do inglês britânico e do galês. Aprender é uma forma de ampliar sua base cultural e se comunicar com mais eficiência. 

Aproveite para baixar o nosso e-Book 7 passos que você deve seguir para alcançar a fluência em inglês. Evolua de forma rápida e precisa! 

Tags:

inglês

Mulher sorrindo olhando para um tablet

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

(*)Campos obrigatórios

Mais artigos do Blog Wizard

Cultura

7 personagens clássicos da literatura inglesa

02 de maio de 2022

Conheça alguns dos principais personagens da literatura inglesa e suas curiosidades e histórias.

Cultura

8 games para aprender inglês jogando

29 de abril de 2022

 

O que achou da postagem?

0 Comentários

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

*Declaro ter mais de 12 anos.

Ao enviar os dados acima, eu concordo em receber e-mails e mensagens através do WhatsApp da Wizard e outras marcas Pearson. Ver política de privacidade.


(*)Campos obrigatórios

0 Comentários

Ao acessar nosso site, você concorda com a nossa utilização de cookies. Saiba mais em: https://www.wizard.com.br/politica-de-privacidade/