• Contraste
  • Texto
Ferramentas de Acessibilidade
Garota com fone de ouvido e digitando no teclado do computador, jogando online

Por Redação Wizard
12 de junho de 2020

Por que começar a jogar MOBA?

Se você é fã de games, já deve ter visto a abreviação de Multiplayer Online Battle Arena (MOBA) em algum lugar, não é mesmo? Essa é uma das palavras mais faladas nesse universo, já que o League Of Legends (LoL) e o Dota 2, dois dos jogos mais famosos do mundo, fazem parte dessa modalidade. Esses games são contextualizados em uma arena de combate on-line, onde vários jogadores podem batalhar para chegar a um objetivo final.  

Hoje em dia, os jogos dessa modalidade são mais do que games para PC. São esports que movimentam competições em vários países, atraindo muitos torcedores e estimulando a carreira de gamer profissional, além de terem gírias únicas e a própria cultura.

Existem bons motivos para você começar a jogar um MOBA. Quer saber quais são? Então acompanhe o texto abaixo! 

Há jogos para todos 

Independentemente de estar começando ou já ter familiaridade com games, existe um MOBA ideal para você! Se você é o tipo de jogador que curte jogos mais complexos, experimente o Dota 2, mas, se quiser um clima mais ágil e descomplicado, aposte no LoL ou em Heroes of the Storm, que são menos complexos.

Outra opção é o Smite, um game mais direto e agitado, variando um pouco a essência da modalidade. O importante é se jogar e experimentar os diferentes MOBAs até encontrar um preferido! 

Treina os sentidos, a percepção e a mente  

Jogos de MOBA, como o LoL e o Dota 2, podem estimular a nossa mente por serem detalhistas e estratégicos. Afinal, você tem que pensar antes de agir para não perder uma jogada, além de estudar as soluções para derrotar os inimigos. E não é possível ficar apenas com uma estratégia em mente, já que cada partida é única. Dessa forma o seu cérebro trabalha ainda mais! 

Um jogador desses games deve ter olhos de lince e saber captar as várias informações visuais que recebe através da tela durante uma partida, pois precisa ter um conhecimento de todo o mapa do jogo. Com o tempo, a capacidade cognitiva fica mais ágil, já que os movimentos devem ser precisos para agir durante o game, como clicar no lugar certo e no momento certo, o que pode definir uma partida.  

Estimula a gestão de problemas 

Os jogadores também devem aprender a ser adaptáveis para agir conforme os problemas que surgem e, assim, trabalhar em equipe. Por isso, o time deve ser concentrado e ter respostas rápidas para vencer desafios, mesmo cada um estando em seu computador.  

Além disso, é preciso atentar à energia dos seus personagens, observar a posição em que você está no mapa e a localização dos inimigos, monitorar os seus gastos com itens e analisar o tempo gasto nas operações, entre outras coisas que precisam de agilidade, organização e atenção. Muito parecido com o que ocorre no mercado de trabalho, não é? É possível levar vários ensinamentos dos games para a vida real! 

Incentiva o trabalho em equipe 

Como já falamos um pouco nos tópicos anteriores, os jogos da modalidade MOBA precisam do trabalho em equipe, em que o compartilhamento de ideias, de estratégias e de visões é muito importante para alcançar um mesmo objetivo.

Além disso, é uma ótima maneira de se comunicar com as pessoas do mundo todo, deixando a timidez de lado e podendo treinar o seu inglês, tanto em conversas quanto lendo o que aparece na tela do jogo.  

Tendo contato com outras pessoas que jogam o mesmo MOBA que você, é possível participar de uma comunidade que compartilha piadas internas e memes, reforçando o contato entre os jogadores e deixando o clima mais divertido. Ah, e você vai aprender bastante jogando com outras pessoas, inclusive a ajudar e ser ajudado, claro! 

Pode despertar o interesse em tecnologia  

Uma das essências de um gamer é curtir tecnologia para saber as novidades dos equipamentos usados para jogar – como mouses e fones – , as atualizações dos computadores ou como melhorar seu desempenho durante uma partida. Então os jogos estimulam a familiaridade com a tecnologia e o interesse em entender como tudo funciona na sua máquina – assuntos importantes no mundo atual e que possuem um amplo mercado de trabalho em áreas como robótica e programação de computadores.  

Os jogos são diversificados 

Os MOBA são ainda mais legais, pois nenhuma partida é igual a outra que você já jogou, já que uma jogada ou outra pode mudar todo o rumo da história. É preciso enfrentar um inimigo diferente usando uma estratégia diferente, com personagens que têm várias habilidades, com itens que não usou antes e com novos estilos de jogos, rotas e histórias.  

Dessa forma, você não enjoa de jogar por muito tempo, já que não fica repetitivo. Jogos como o LoL são atualizados a cada duas semanas, oferecendo novos itens, consertando bugs e trazendo  novidades.  

Oportunidade de seguir carreira com os games  

Por último, mas não menos importante, está a chance do jogador poder investir na carreira de gamer profissional no universo dos esports. Seguindo esse caminho, é possível participar de campeonatos nacionais e mundiais – nos quais ocorrem as disputas entre equipes que jogam um mesmo MOBA – e concorrer a muitos prêmios. Muitos times ao redor do mundo têm grandes patrocinadores e parcerias que investem muito nos times compostos por gamers incríveis! 

Conclusão 

E aí? Esses motivos te convenceram a jogar um MOBA? Tenha essa experiência e curta muito o universo dos esportsDeixe nos comentários sua opinião sobre os jogos online e suas competições!  

Se você quer começar um novo curso de idioma para acompanhar ainda mais de perto o mundo e as novidades dos games, a Wizard é a escolha certa! Cadastre-se no site e ganhe 4 aulas grátis para conhecer a metodologia Wizard e ter certeza que fez a escolha certa. 

Confira + dicas de cultura da Wizard:

Tags:

cultura

Homem negro, careca, vestindo um blazer escuro, sorrindo e com o logo da Wizard à frente

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

(*)Campos obrigatórios
Blog

Mais artigos do Blog Wizard

Cultura

PTE: a chave para o sucesso em intercâmbio internacional

17 de maio de 2024

Conheça o PTE Academic e prepare-se para seu intercâmbio internacional.

Cultura

As mais famosas linguagens da ficção

29 de março de 2024

 

O que achou da postagem?

0 Comentários

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

*Declaro ter mais de 12 anos.

Ao enviar os dados acima, eu concordo em receber e-mails e mensagens através do WhatsApp da Wizard e outras marcas Pearson. Ver política de privacidade.


(*)Campos obrigatórios

0 Comentários