• Contraste
  • Texto
Ferramentas de Acessibilidade
uma mão de uma mulher acompanha o fluxo de caixa de sua franquia, em um relatório sobre uma mesa

Por Redação Wizard
03 de novembro de 2021

Fluxo de caixa: tudo sobre a importância dele para o seu negócio

Pode parecer óbvio, mas é sempre bom reforçar que a organização financeira é essencial para a sustentabilidade de qualquer empresa. E essa premissa vale tanto para as pequenas quanto para as grandes corporações. Para ter uma vida longa no mercado, o fluxo de caixa é uma ferramenta básica de planejamento e controle financeiro.

Entendendo o que é fluxo de caixa

Importante para a saúde financeira das organizações, o fluxo de caixa nada mais é do que a movimentação das entradas e saídas de dinheiro da empresa. Por intermédio dessa ferramenta, é possível controlar os recursos do período.

Além disso, o fluxo de caixa auxilia de forma decisiva na projeção financeira da empresa no curto, médio e longo prazos. Seu propósito é dar visibilidade às transações e projetar o saldo disponível. Assim, os tomadores de decisão conseguem ter a noção exata sobre o quanto de capital de giro há disponível.

Trata-se de informação crucial para fazer os pagamentos do dia a dia da operação, como salários de pessoal, impostos e fornecedores, entre outros. É essencial também para saber se haverá dinheiro em caixa para cobrir os investimentos necessários, como reformas, compra de equipamentos e demais inovações.

Como sabemos, ter um negócio lucrativo com dinheiro em caixa para conseguir honrar todos os compromissos é um dos maiores desafios das empresas. E para que tudo isso ocorra sem atropelos e surpresas, é preciso ter total controle sobre o fluxo de caixa.

Quais informações devem constar no fluxo de caixa?

1. Recebimentos

Todas as vendas à vista em dinheiro, cheque, cartões; vendas a prazo e recebimento de duplicatas, entre outros.

2. Pagamentos

Todas as compras à vista e a prazo, pagamentos de duplicatas, despesas e outras saídas de recursos financeiros.

3. Estimativas

Todos os recebimentos e pagamentos previstos para acontecer em um período de pelo menos três meses.

Esse é o modelo tradicional. Mas vale dizer que a estruturação do fluxo de caixa depende da natureza do negócio e das necessidades de cada empresa.

O resultado do fluxo de caixa é o saldo disponível em dinheiro existente no caixa da empresa ou depositado em conta corrente nos bancos. Ele é calculado pela diferença entre o total do valor dos recebimentos e pagamentos efetivamente realizados, em determinada data ou período.

E ao final do fechamento do caixa? O saldo da diferença entre recebimentos e pagamentos deve corresponder ao valor dos recursos que a empresa tem à disposição. Geralmente, depositados em contas bancárias.

Como fazer fluxo de caixa?

1. Categorize as entradas e saídas

O primeiro passo é separar entradas e saídas em categorias. No caso das saídas, podem ser divididas entre:

  • Fornecedores;
  • Despesas operacionais;
  • Despesas com matéria-prima;
  • Comissão de produtos e/ou vendas;
  • Empréstimos;
  • Salários;
  • Despesas bancárias;
  • Impostos, entre outros.

A empresa pode criar suas próprias categorias, incluindo aquelas que melhor se aplicam ao seu negócio.

Já as entradas representam todo o dinheiro que entra na empresa, geralmente vindo das vendas, que variam mês a mês. É por isso que é tão importante controlar o fluxo de caixa diariamente.

2. Faça os registros

Depois de categorizar principalmente as saídas, o segundo passo é registrar todas essas informações. O lançamento correto é vital para a qualidade do fluxo de caixa.

3. Analise os números

Feitos os lançamentos, o próximo passo é fazer a análise dos dados, etapa das mais importantes para a tomada de decisões.

Como analisar o fluxo de caixa

Tenha em mente que o saldo que consta no caixa não é necessariamente um indicativo de lucro ou prejuízo. O ideal e que a existência do saldo final seja confirmada a cada dia.

Mas é preciso dar atenção especial a saldos diários muito altos, não importa se no azul ou no vermelho. Esse pode ser um sinal de que é preciso organizar melhor as finanças da empresa.

A primeira iniciativa no caso do saldo do fluxo de caixa ser negativo é identificar as causas desse resultado adverso. Com olhos de lupa, é preciso analisar, por exemplo, se houve atraso nos recebimentos ou como está a taxa de inadimplência e se houve queda nas vendas.

É necessário verificar também se as diferenças entre os prazos de recebimentos não estão mais dilatados do que os prazos dos pagamentos. Nesse caso, planejar e organizar o capital de giro é de extrema necessidade para reduzir ou até evitar adversidades.

Também deve ser colocado na balança dessa análise o contexto econômico do país, além das turbulências externas, que igualmente interferem na saúde financeira das empresas. A depender do segmento, esse reflexo pode ser menor ou maior.

A análise do fluxo de caixa não pode ser feita apenas quando o saldo é negativo. Ao contrário, deve-se estender para quando tudo está no azul também. O objetivo é entender se esse comportamento é pontual ou duradouro. Se é reflexo de alguma decisão que a empresa tomou ou alguma mudança implementada.

E conforme já foi dito, saldos positivos, se elevados, também podem ser um indício de que é preciso aprimorar a organização das contes. Dependendo do resultado da análise sobre a situação de superávit, a empresa pode optar por destinar o valor para investimentos, principalmente aqueles que já estavam planejados.

Pode, ainda, tomar a decisão de aplicar esse valor de forma que se obtenha algum rendimento até o pagamento de uma conta a vencer.

As vantagens de se ter um fluxo de caixa

O fluxo de caixa garante ao empreendedor uma visão mais apurada sobre a saúde financeira da empresa, no presente e no futuro próximo. Trata-se de um instrumento para a tomada de decisão.

É que com um fluxo de caixa sob controle, pode-se prever com antecedência o que é preciso fazer para ajustar as finanças, por exemplo. E isso faz toda a diferença para o sucesso ou para o fracasso das empresas.

O fluxo de caixa pode apontar se há necessidade de reduzir despesas, readequar o planejamento de investimento e ajustar a gestão de estoques, promovendo promoções.

Além disso, as informações do fluxo de caixa podem antever se será preciso, para equilibrar o caixa da empresa, recorrer a empréstimos ou à negociação com fornecedores para aumentar os prazos de pagamentos.

São todas medidas preventivas que vão minimizar ou até evitar dificuldades financeiras que podem estar logo à frente.

Aprenda mais sobre como administrar bem um negócio. Conheça estratégias para se ter um negócio lucrativo!

Mulher sorrindo olhando para um tablet

Preencha para receber mais detalhes sobre franquias Wizard

Blog

Mais artigos do Blog Wizard

Franquias

Mercado de educação: crescimento em tempos de crise

08 de maio de 2024

Mercado de educação: potencial para investimento

 

O que achou da postagem?

0 Comentários

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

*Declaro ter mais de 12 anos.

Ao enviar os dados acima, eu concordo em receber e-mails e mensagens através do WhatsApp da Wizard e outras marcas Pearson. Ver política de privacidade.


(*)Campos obrigatórios

0 Comentários