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Por Redação Wizard
27 de julho de 2022

Franqueadora: o que é e qual o papel dela para o sucesso da franquia?

Uma franqueadora não vive sem um franqueado e vice-versa. Estão juntos no mesmo negócio, mas, claro, em posições diferentes. O objetivo, no entanto, é o mesmo: entregar produtos e serviços de qualidade ao consumidor final. Por isso, a conexão entre franqueadora e franqueado deve ser a mais estreita possível.

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Mas o que significa ser uma franqueadora?

A franqueadora detém os direitos sobre uma marca registrada e atuante no mercado. Ela tem um desejo: expandir seu negócio pelo sistema de franquias. Para isso, a franqueadora desenvolve e testa um conceito de empreendimento, estruturando as experiências de modo que possam ser replicadas a outros parceiros, os franqueados.

Por meio de um contrato de franquia, a franqueadora permite que esse parceiro utilize sua marca. O franqueado, por sua vez, se compromete a seguir as regras e os princípios específicos da franquia. A chave do sucesso é fazer com que o negócio opere dentro do mesmo padrão apresentado pela franqueadora.

Parece simples, mas não é. Adotar o modelo de franquias envolve os mais variados aspectos. Por isso, é necessário cautela na hora de pensar em transformar o negócio em uma franquia.

Para muitos especialistas, é preciso, antes de tudo, fazer uma análise bem criteriosa sobre o negócio para entender se é ou não é passível de se tornar uma franquia. É preciso avaliar se o negócio pode ser replicado.

Essa análise passa até mesmo por autoconhecimento. Afinal, nem todas as empresas e gestores possuem perfil de franqueador. Cabe, então, analisar aspectos estruturais da empresa, como:

  • Finanças;
  • Marketing;
  • Planejamento estratégico;
  • Quão forte é a marca, sua imagem e posicionamento no mercado;
  • Potencial de vendas;
  • Concorrência;
  • Possibilidade de transmissão de conhecimento sobre processos da empresa.

As características acima são importantes para garantir a padronização da marca e o controle de qualidade.

Se essa análise aponta para o sistema de franquias, é fundamental que a franqueadora tenha a noção exata a respeito de seu próprio negócio e do que pretende. E, principalmente, seus deveres e obrigações perante os franqueados, seus futuros parceiros.

As principais responsabilidades de uma franqueador

A primeira responsabilidade de uma franqueadora é desenvolver o conceito do negócio que será franqueado. Além disso, a franqueadora cria normas, processos, políticas e padrões que devem ser seguidos pelos franqueados para a implantação, a operação e a gestão das franquias. Confira, a seguir, outras responsabilidades essenciais que são assumidas pela franqueadora:

Seleção de bons candidatos a franqueado

É fundamental que o futuro franqueado esteja completamente conectado e alinhado à missão, aos valores e aos objetivos da franqueadora. Por isso, selecionar o parceiro ideal torna-se primordial para o sucesso do negócio.

Nesse caso, o primeiro passo é estabelecer o perfil do franqueado e, na hora da entrevista, selecioná-lo de acordo com essa premissa. Afinal, um único franqueado que tenha uma postura errada diante do negócio pode comprometer a marca, bem como prejudicar toda a rede de franqueados.

Elaboração do contrato de franquia

Os direitos e deveres da franqueadora e do franqueado devem estar dispostos em um documento assinado pelas partes interessadas e reconhecido em cartório. O contrato é fornecido pela franqueadora, com dois objetivos centrais: evitar que haja problemas futuros e tornar a relação comercial mais rentável e duradoura.

No contrato, devem constar todas as obrigações previstas em lei, além daquelas que forem acordadas entre a franqueadora e o franqueado.

Programa de treinamento e capacitação

Esse item é extremamente importante para a padronização da gestão, bem como para os resultados financeiros do negócio. A franqueadora compartilha as diferentes metodologias de gestão com os novos empreendedores.

E também ações de capacitação e manuais da operação. Além disso, cabe à franqueadora manter reuniões periódicas com os franqueados. As ações de treinamento e capacitação podem ser feitas de forma presencial ou virtual.

Atualização dos materiais de capacitação

A capacitação da equipe de gestão e da operação não pode ter fim. Esta é a premissa de qualquer negócio. Então, o mesmo vale para as franquias. Afinal de contas, as marcas precisam sempre inovar e melhorar sua forma de trabalhar.

Por isso, a franqueadora não deve abrir mão de desenvolver materiais atualizados para os cursos de capacitação, com foco na excelência da equipe e dos negócios.

Suporte ao franqueado

A franqueadora oferece suporte total ao franqueado. Isso deve ser feito durante toda a vigência do contrato. O auxílio já começa antes da abertura do negócio, pois a franqueadora tem papel fundamental na escolha do local em que a empresa irá funcionar.

Cabe, ainda, à franqueadora estudar a viabilidade do negócio na região, tendo em vista que uma escolha equivocada pode gerar prejuízos para todo o negócio.

Oferecer consultoria

É papel da franqueadora ter um time de consultoria para dar suporte ao franqueado. Caso seja necessário, a equipe será responsável por orientar e corrigir eventuais problemas, de forma que o padrão de excelência estabelecido pela franqueadora seja alcançado.

Marketing de rede para as franquias

O fundo de propaganda é um custo que todo franqueado tem todos os meses. Está no contrato. No entanto, é responsabilidade da franqueadora reunir e administrar esse fundo de investimento para cobrir as despesas com as ações de publicidade para a rede como um todo.

Cuidado com a imagem da marca

O empreendedor que deseja investir em franquia pensa logo em uma marca consolidada no mercado. Aquela que já possui uma ótima reputação junto aos consumidores e à sociedade de modo geral. Isso porque uma marca forte atrai clientes e mantém o negócio lucrativo.

Desse modo, é importante que a franqueadora proteja a imagem de sua marca, seja com campanhas de marketing institucionais, seja investindo pesado na qualidade dos processos.

Papel decisivo no desenvolvimento do negócio

Como vimos, a franqueadora tem papel decisivo no desenvolvimento do negócio e nos resultados dos franqueados. Por isso, é determinante escolher uma marca que ofereça o suporte necessário para fazer o negócio crescer.

Um negócio bem-sucedido depende também de uma relação de transparência entre franqueadora e franqueado. O que somente é possível com a escolha de uma empresa confiável e com reputação consolidada no mercado.

Agora que você já sabe o que é franqueadora e quais são suas principais responsabilidades, amplie seus conhecimentos sobre esse universo das franquias lendo os principais termos do mercado de franquias!

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