• Contraste
  • Texto
uma mulher de negócios, usando óculos e com o cabelo acima dos ombros olha para a tela do computador enquanto tenta escolher a franquia perfeita para investir.

Por Redação Wizard
06 de julho de 2022

A franquia perfeita existe, mas sua existência depende diretamente do perfil de cada empreendedor, expectativas e propósitos. Entenda!

Quando uma pessoa deseja realizar o sonho de ser dona do próprio negócio, a franquia pode ser a opção mais atrativa. Melhor ainda se a marca em questão tiver ótima lucratividade, for famosa e desfrutar de boa reputação entre os consumidores. Mas será que essa idealização de franquia perfeita realmente existe? 

Para responder a esta questão, é preciso ter em mente que a ideia de franquia perfeita depende diretamente do objetivo de cada empreendedor. Sim, o que pode ser perfeito para um futuro franqueado, muitas vezes não é para outro. 

Por esse motivo, antes de dar um passo tão importante e fechar negócio com uma franqueadora, é necessário pesquisar muito sobre a marca e avaliar se ela está alinhada ao seu perfil e aos seus objetivos, seja como empreendedor ou investidor. 

O diferencial do sistema de franquia é oferecer diferentes modelos disponíveis para o empreendedor decidir o que se encaixa melhor ao seu perfil. 

Em busca da franquia perfeita 

Acompanhe, abaixo, algumas dicas para auxiliar na busca pela franquia perfeita para investir e ter sucesso

Capital para investimento 

O primeiro aspecto a ser avaliado é sobre o valor a ser investido. Afinal, uma franquia perfeita é aquela que cabe no orçamento e impede o empreendedor de se endividar logo na largada. 

Adicionalmente, o futuro franqueado não pode empenhar todo o seu capital na compra da franquia. É mais que necessário guardar um montante para o capital de giro, essencial para rodar qualquer negócio. 

Nesse caso, é preciso checar se o valor total da franquia já não contempla uma quantia para o capital de giro. Dentro do item “investimento”, é fundamental avaliar se os valores cobrados pela franquia são condizentes com o que é oferecido. 

Por isso, o ideal é fazer comparações entre opções do mesmo segmento e na mesma faixa de preço. E também avaliar questões como o reconhecimento que essa marca tem; suporte dado ao franqueado e se o valor da taxa de franquia é razoável. 

Afinidade de interesses e propósitos 

Tão importante quanto saber sobre o valor disponível para investir é compreender os gostos e propósitos pessoais e profissionais. Essa questão é decisiva para ser bem-sucedido à frente de uma franquia. 

O empreendedor precisa analisar com o que gosta e com o que não gosta de trabalhar e se os objetivos da marca estão alinhados às suas expectativas. Afinal de contas, uma franquia só pode ser perfeita se o empreendedor realmente gostar daquilo que faz. 

Por isso, faz todo o sentido buscar uma franquia que signifique prazer e não um fardo a ser carregado. Faça duas listas: uma com as franquias que mais lhe atraem. E outra com as que não lhe agradam. Foque nas oportunidades que mais lhe encantam e siga em frente. 

Objetivos claros 

Quem está em busca de uma franquia perfeita precisa traçar objetivos de modo a deixar bastante claro o que espera ao abrir o próprio negócio. Estes objetivos não se referem apenas às questões de lucratividade e retorno do investimento

Há que se levar em conta também aspectos como o tipo de administração que se pretende fazer. Por exemplo, pode ser que o empreendedor tenha outros negócios para dar atenção. E, por isso, o ideal seria abrir uma franquia que não exija a sua presença frequente. 

O mesmo se aplica à ideia de poder trabalhar sem sair de casa. Nesse caso, o ideal seria optar por uma franquia home office. Listar e avaliar todos esses aspectos é um bom caminho para filtrar as opções rumo à franquia perfeita. 

Negócio confiável 

A franquia perfeita é aquela que responde à maior parte dos critérios de confiança de um negócio. Entre eles, estão o histórico como rede de franquias da marca, a opinião de outros franqueados, a reputação e a solidez da empresa. 

É sempre bom lembrar que uma franquia perfeita é aquela que lhe dará menos dor de cabeça possível, especialmente no quesito confiança. 

Pesquisa de campo 

Visite sites e redes sociais, participe de feiras e eventos e seja cliente das franquias, para saber como funcionam na prática. Resumindo: busque as informações mais aprofundadas possíveis. 

Para isso, reduza o escopo da pesquisa, selecionando de três a cinco marcas que mais lhe interessam para conhecê-las in loco. Importante também conversar com o franqueador.  

Esclareça todas as suas dúvidas e pergunte sobre o suporte oferecido e quais as dificuldades que você poderá passar. 

Fundamental é não ter medo de perguntar, por mais irrelevante que a questão possa parecer. Outra dica chave é conversar com ex-franqueados da marca. Sem dúvida, eles poderão aclarar muitas questões. 

Potencial para ser um bom negócio 

Claro que não basta só ter afinidade com a franquia, é preciso avaliar o mercado de uma forma geral. De nada adianta ter um produto ou serviço interessante, mas que ainda não tenha público.  

Por isso, antes de optar por uma ou outra marca, verifique se tem grande potencial de conquistar clientes na região em que pretende abri-la. Uma franquia perfeita precisa ter o poder de atrair novos admiradores.  

Sempre é necessário conciliar os gostos e propósitos do empreendedor com as necessidades dos consumidores da sua localidade. Assim, as chances de ter um bom retorno do investimento aumentam consideravelmente. 

Uma franquia perfeita para cada tipo de empreendedor 

Como vimos, a busca pelo negócio perfeito passa, certamente, pela escolha do segmento que mais combina com o estilo, os propósitos e as predisposições de cada empreendedor.  

Contudo, o mais importante é ter clareza de que não existe uma só franquia perfeita. O que há é a empresa ideal para cada tipo de empreendedor. 

Nesse sentido, é de extrema importância que o potencial franqueado tenha autoconhecimento para facilitar a identificação do que se espera do negócio. Como consequência, o investidor ficará mais realizado e satisfeito com a escolha. 

Por fim, antes de tomar a decisão final, tenha certeza de que está com disposição de investir muito mais que dinheiro e tempo, que conhece o mercado em que está iniciando e que é isso que deseja.  

Tenha também convicção de que vai investir em algo promissor e que, ao mesmo tempo, dê prazer. Desafiador, não é mesmo? 

Agora, aprofunde um pouco mais seus conhecimentos, conhecendo dados que comprovam como as franquias de idiomas são promissoras. 

Preencha para receber mais detalhes sobre franquias Wizard

Mais artigos do Blog Wizard

Franquias

Franquia de idiomas x escola própria: qual é melhor?

03 de agosto de 2022

Compreenda quais são os diferenciais e os benefícios de abrir uma franquia de idiomas ou uma escola própria.

 

O que achou da postagem?

0 Comentários

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

*Declaro ter mais de 12 anos.

Ao enviar os dados acima, eu concordo em receber e-mails e mensagens através do WhatsApp da Wizard e outras marcas Pearson. Ver política de privacidade.


(*)Campos obrigatórios

0 Comentários

Ao acessar nosso site, você concorda com a nossa utilização de cookies. Saiba mais em: https://www.wizard.com.br/politica-de-privacidade/