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Moça trabalhando a frente de um notebook em sua franquia de negócios

Por Redação Wizard
15 de setembro de 2021

Ao investir numa franquia, você tem bastante suporte do franqueador e troca de experiências com quem já faz sucesso com a mesma marca.

Quantas vezes você já ouviu falar sobre franquia, mas continuou reticente ou mesmo ressabiado, questionando se isso é mesmo um bom negócio? Você não está sozinho.

A franquia é um modelo de negócio muito procurado. Principalmente, por empreendedores que estão abrindo seu primeiro negócio.

E você faz bem em se preocupar e pesquisar. Assim, entendendo melhor do que se trata, as chances de sucesso são enormes. Franquia, franchising ou franchise é um modelo de negócio que, geralmente, comercializa o direito de usar:

  • Uma marca;
  • Patente;
  • Infraestrutura;
  • Conhecimento;
  • Tecnologia de implantação e de administração do negócio;
  • Sistema operacional.

O franqueador, proprietário de uma marca, concede o direito de uso de seu negócio ao franqueado, o investidor para ara que ele usufrua de um conceito já reconhecido no mercado.

O processo dos negócios de franquia está devidamente regulamentado no Brasil pela Lei de Franquias (n° 8.955/94). Esta legislação garante proteção jurídica especializada e financeira a todos os envolvidos, trazendo mais segurança para as operações envolvidas.

Muitas marcas famosas e que se destacam no mercado fazem parte do modelo de franquia. A Wizard by Pearson é um exemplo de sucesso. Assim como outras também bastante conhecidas como:

  • McDonald’s (restaurante fast-food);
  • O Boticário (cosméticos);
  • Casa do Pão de Queijo (alimentação);
  • Entre outras marcas.

Afinal, por que a franquia é um bom negócio?

Como em qualquer negócio, podem haver obstáculos, mas eles são possíveis de serem superados por meio de um trabalho consciente em equipe e muito bem executado.

Seguir as regras da franquia, como participar dos treinamentos, formar um time comprometido e motivá-lo sempre são ações que podem garantir o sucesso do negócio.

Acompanhe, a seguir, porque vale a pena abrir uma franquia e como esse modelo pode ser uma das melhores oportunidades para o seu investimento.

1. Não é preciso ter experiência no setor escolhido

Uma franquia costuma ter planos estratégicos sólidos e seguros, não exigindo experiência anterior do franqueado no setor.

O franqueado poderá se inteirar do segmento por meio de treinamentos e suporte, possibilitando assim que ele esteja pronto e com capacidade pra operar sua unidade.

2. Há muitas franquias de sucesso no mercado

É importante pensar em investir em uma marca que já conquistou seu lugar no mercado, é prestigiada e apresenta menos riscos por já ter se consolidado em sua área de atuação.

3. É possível trocar experiências entre os parceiros

Já existem outros franqueados da marca que você escolher para trabalhar.

Portanto, pode trocar experiências com eles que, muitas vezes, passaram por questões semelhantes ou iguais às suas.

4. Consulta a métodos profissionais de gestão e operação

Você pode ter acesso a métodos profissionais de gestão e operação mais atualizados com a franqueadora. Bem como o marketing cooperado, que proporciona menos custo e traz mais vantagem aos integrantes da rede.

A força do marketing cooperado abrange a união de todos para que o resultado final esteja em sinergia para franqueador, franqueados e clientes.

5. Apoio técnico, administrativo e de gestão da rede franqueadora

A rede franqueadora tem o dever de fornecer um suporte de qualidade para que as unidades tenham um bom desempenho e preservem a marca já admirada no mercado.

O franqueador pode assessorar o franqueado por meio de treinamentos, estabelecimentos de procedimentos operacionais padrão (POPs) e transferência de know-how.

Estas ações podem ser passadas de diferentes formas, presenciais ou on-line, por meio de manuais, plataformas digitais, consultorias, reuniões, entre outras iniciativas. A franqueadora, inclusive, dá suporte pré-operacional para o franqueado em vários aspectos.

Por exemplo, na escolha do ponto comercial para unidade e apoio financeiro no que diz respeito à indicação de bancos parceiros para obter linhas de crédito, empréstimos e financiamentos.

A franqueadora contribui, ainda, no suporte operacional, para que o negócio mantenha bons resultados. Também faz uma consultoria de campo, verificando se todos os processos estão sendo cumpridos de forma correta.

Além de aplicar treinamentos periódicos para garantir a manutenção da qualidade do serviço prestado aos clientes.

6. Fornecedores e equipamentos indicados pela franqueadora

De acordo com a Lei das Franquias, as franqueadoras são obrigadas a indicar quais os fornecedores que o franqueado deve contratar para oferecer suporte ou ainda abastecer sua franquia.

Agora que você já tem subsídios para concluir que franquia é um bom negócio, veja qual o retorno financeiro para o franqueado e quanto tempo ele demora.

Homem negro, careca, vestindo um blazer escuro, sorrindo e com o logo da Wizard afrente

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