• Contraste
  • Texto
Ferramentas de Acessibilidade
preparação para provas de inglês

Por Redação Wizard
02 de fevereiro de 2024

Ter um certificado que comprove sua proficiência em uma língua traz vantagens. Saiba técnicas para a preparação para provas de inglês e outros idiomas.

Dominar um idioma estrangeiro abre várias portas na vida da gente. Novos destinos de viagem, mais chances de conhecer pessoas e, acima de tudo, oportunidades profissionais, principalmente o inglês. Se você já tem boa fluência, o próximo passo é buscar um certificado, o que envolve uma prova de idiomas.

Ter um certificado que comprove sua proficiência em uma língua traz várias vantagens. Primeiramente, ele demonstra sua competência mais facilmente, o que é muito útil em um processo seletivo. Além disso, alguns processos, como migração, podem exigir que você tenha um certificado.

Fazer uma prova envolve uma série de outras habilidades e conhecimentos que vão além de usar um idioma no dia a dia. Mesmo pessoas com bom domínio de uma língua estrangeira podem não se sair tão bem em uma prova se não tiverem o preparo necessário.

Veja aqui algumas dicas que vão ajudar você a se preparar para sua próxima prova de inglês!

1. Estabeleça um cronograma de estudo bem planejado

Aprender um novo idioma leva tempo e exige bastante esforço. É verdade que existem maneiras de aprender inglês rápido, mas todas elas exigem organização e persistência. Quando se trata de fazer uma prova para certificado, você tem de memorizar uma grande quantidade de informações.

Para conseguir absorver todo esse conteúdo, o ideal é montar um cronograma de estudos e segui-lo à risca. Assim, você constrói o hábito de estudar o idioma regularmente, já pensando em qual será o conteúdo da prova.

2. Pratique regularmente com exercícios e simulados de exames anteriores

Mais do que estudar e revisar material, você precisa praticar se quiser ter um bom desempenho em sua prova de inglês. Afinal, ler um conteúdo e tentar aplicá-lo em uma questão são duas coisas bem diferentes.

A nossa recomendação aqui é incluir vários exercícios em sua rotina de estudo, para ajudar na fixação. Além disso, reserve alguns dias apenas para fazer um simulado, uma prova como se fosse o dia real. Isso inclui não só a dificuldade das questões, mas também o tempo necessário para respondê-las.

3. Concentre-se nas áreas de fraqueza e faça revisões intensivas

Todo mundo tem seus pontos fortes e fracos na hora de aprender um novo idioma. Alguns conseguem dominar bem as regras de ortografia e gramática, mas têm dificuldade para adicionar muitas palavras ao seu vocabulário, por exemplo. Ou então pode ter problemas quando se trata de um conteúdo específico.

Seja qual for o seu caso, é importante lidar com esses pontos fracos antes da prova. Dê atenção extra a eles na hora de se planejar. Revise mais conteúdos ou então busque textos para iniciantes que abordem esse tópico.

4. Utilize recursos online e materiais de estudo específicos para exames de idiomas

O material que você encontra no estudo regular de uma língua é bem diferente do conteúdo de uma prova. Quase sempre essas questões abordam tópicos mais aprofundados, o que exige bem mais preparo da sua parte. Sendo assim, vale a pena buscar material extra.

Não faltam exemplos de aplicativos para aprender inglês e outros idiomas disponíveis online. Sem falar em todo o conteúdo em vídeo e texto que você encontra. Se você souber onde procurar, pode dominar a maior parte dos conceitos desse idioma por conta própria.

5. Tenha contato diariamente com o idioma

A melhor forma de aprender qualquer idioma e internalizar seus ideais é ter o máximo de contato possível com ele. Seja por meio de música, jogos, filmes, leitura, conversando ou qualquer outro método à sua disposição. Quanto mais frequente for o seu uso, mais rápido você vai absorver seus conteúdos.

À medida que sua fluência aumenta, você também vai ter mais facilidade para internalizar novos aprendizados. Algo muito útil para quem está se preparando para uma prova. Quanto mais conexões você puder formar entre palavras, significados e regras gramaticais, melhor será o seu resultado.

6. Busque formas de controlar a ansiedade

Um dos maiores inimigos na preparação de qualquer pessoa para uma tarefa difícil é a ansiedade. Uma prova de inglês, certamente, se encaixa nisso. Muitas pessoas com alta fluência e conhecimento sobre o conteúdo ainda podem ter bastante dificuldade para fazer uma prova devido à pressão emocional.

Infelizmente, não existe uma forma única de lidar com a ansiedade que funciona para todos. Cada pessoa precisa encontrar um método com o qual se encaixe. Estudar bastante e se sentir preparado certamente ajuda, mas nem sempre é o suficiente. Reservar tempo para descansar e se divertir, por exemplo, pode funcionar para algumas pessoas.

7. Descanse bem no dia anterior – a preparação para provas de inglês ou outros idiomas começa aqui

Alguns candidatos menos seguros de si costumam estudar até o último minuto, tentando absorver o máximo de informação possível. Porém, esse método quase sempre tem o efeito oposto. Além de não ajudar a fixar novas informações, ele também causa exaustão, o que pode prejudicar bastante durante a prova.

O método mais eficaz é, na verdade, tentar descansar bem no dia anterior à prova. Dormir cedo, acordar com calma, tomar um bom café da manhã e garantir que você está com a cabeça limpa. No máximo um pouco de revisão, mas nada pesado.

8. Pratique técnicas de gerenciamento de tempo durante o exame

Há outro desafio nas provas de idiomas que vai além do conteúdo em si: o tempo. Quanto mais longa e complexa for a prova, melhor você precisa administrar o tempo disponível para conseguir responder todas as perguntas.

Esse é um ponto que você deve sempre ter atenção em seus estudos e simulados. É importante não demorar demais para chegar à sua resposta, pois isso vai prejudicar seu tempo na prova como um todo.

Com essas dicas, você já tem um bom caminho para se preparar para provas de inglês ou qualquer outra língua. Com disciplina e esforço, você logo vai conseguir o seu certificado e aproveitar todas as novas oportunidades que ele traz. Basta saber como se planejar adequadamente.

Quer tirar suas dúvidas antes de se comprometer? Então veja aqui nosso artigo falando sobre como saber se você está preparado para a prova de proficiência. Até mais!

Homem negro, careca, vestindo um blazer escuro, sorrindo e com o logo da Wizard à frente

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

(*)Campos obrigatórios
Blog

Mais artigos do Blog Wizard

Idiomas

Inglês para iniciantes – tudo o que você precisa saber

26 de fevereiro de 2024

Estudar inglês pode ser mais fácil do que você imagina. Na Wizard as aulas são dinâmicas e práticas. O aluno que está iniciando vai ter contato com o idioma, desenvolvendo todas as habilidades necessárias para aprender inglês.

 

O que achou da postagem?

0 Comentários

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

*Declaro ter mais de 12 anos.

Ao enviar os dados acima, eu concordo em receber e-mails e mensagens através do WhatsApp da Wizard e outras marcas Pearson. Ver política de privacidade.


(*)Campos obrigatórios

0 Comentários