• Contraste
  • Texto
Menina abanada para a tela do computador com fones de ouvido no pescoço enquando o pai, ao seu lado, faz o mesmo.

Por Redação Wizard
17 de novembro de 2021

Quer saber se realmente estudar inglês online funciona ou é só perda de tempo? Confira o nosso post sobre o assunto!

Estudar inglês online pode ser uma excelente alternativa para quem não mora próximo a uma escola de idiomas ou tem uma rotina corrida e não consegue frequentar as aulas presencialmente.

Com o crescimento do trabalho remoto, do ensino a distância e o acesso à internet banda larga, essa modalidade tem se tornado cada vez mais comum.

No entanto, é importante escolher bem como as lições serão ministradas, pois há diferenças entre aulas online e uma escola virtual de idiomas. Esse contraste faz toda a diferença nos resultados, e depende também do perfil do estudante.

Quer entender melhor o assunto? Acompanhe o post completo!

Super Blue Wizard: Cupom de Desconto de R$ 999!

É possível aprender no EaD?

Uma insegurança comum entre os alunos é se o ensino a distância propicia uma boa experiência de aprendizado do idioma.

Existem diversos cursos que podem ser feitos a distância, e que aumentam muito o acesso das pessoas a conteúdos que antes não eram disponibilizados facilmente.

Atualmente, é possível encontrar cursos de graduação, especialização, cursos livres sobre diversos assuntos, entre outras modalidades, o que inclui o ensino de uma língua estrangeira.

Além disso, pessoas que se mudam muito, estão sempre viajando ou têm outra dificuldade de se estabelecer em um lugar podem aproveitar muito o ensino a distância e manter a regularidade das aulas. Desde que haja foco e dedicação, sim, é possível aprender no EaD.

Porém, é importante entender a diferença entre aulas online e escola virtual, já que cada uma possui características que mudam totalmente a dinâmica de ensino.

Quais as diferenças entre cursos online e escola virtual?

Embora os dois aconteçam em ambiente digital, e exijam uma boa conexão com a internet para isso, estamos tratando de duas abordagens bastante diferentes. Entenda melhor cada uma.

Cursos online

No curso online, os horários ficam a cargo do aluno, com a disponibilização das aulas 24/7.

A princípio, pode parecer uma vantagem, mas requer muito mais disciplina e organização do estudante. Nesse formato, não há personalização do conteúdo, nem interação com os tutores. Momentos de estresse ou cansaço podem fazer com que você adie a aula.

Se isso acontece com frequência, provavelmente a matéria ficará acumulada, o que prejudica bastante o aprendizado. Questões como pronúncia, por exemplo, podem ser afetadas sem o acompanhamento de um professor. E esse detalhe faz toda a diferença para quem quer se comunicar corretamente em outro idioma.

Ou seja, embora as aulas disponíveis em ambiente virtual até possam ser efetivas para algumas pessoas, não é o formato mais recomendado. Principalmente para quem tem dificuldades com disciplina e foco.

Escola virtual

O formato de escola virtual replica a dinâmica de uma aula presencial. A única diferença é que não há interação física entre alunos e professor.

Nessa modalidade, o curso acontece em datas e horários pré-determinados. A princípio, essa rigidez pode parecer negativa, mas na verdade ajuda a disciplinar o aluno para assistir às aulas. A regularidade faz toda a diferença no aprendizado.

Em uma escola virtual de inglês, o estudante tem contato com toda a didática de uma aula presencial, mas sem o desconforto de ter que se locomover para a escola, enfrentando situações normais que atrapalham como chuva, transporte público lotado, trânsito, entre outros.

Além disso, não perde tempo no percurso, sendo assim uma excelente alternativa para quem tem a agenda apertada. O estudante também tem uma ligação mais próxima com os demais alunos e professores na escola virtual.

Essa conexão ajuda bastante no desenvolvimento, e aos poucos o aluno vai sentindo mais confiança e perdendo a timidez na hora de falar um termo mais difícil.

Outro ponto bastante interessante desse modelo: as aulas virtuais costumam ter o valor reduzido em comparação às presenciais, justamente por não ter os custos que uma estrutura física impõe. Você consegue contar com o melhor da instituição, pagando um pouco menos.

Pode ainda considerar a opção de ter aulas com um professor de alta qualidade, mas que mora em outro estado ou até país. Em resumo, o estudo online traz a grande vantagem de quebrar as barreiras impostas pela distância.

Sempre avalie o formato de aulas do curso que escolher!

Com essas particularidades em mente, fica fácil compreender as diferenças entre estudar com um curso de inglês online comum ou em uma escolha virtual do idioma, como é o caso do Wizard ON.

Certamente, a segunda opção traz mais possibilidades de aprendizado, ajuda com a organização da rotina (já que conta com dias e horários pré-determinados) e propicia um contato muito maior com o professor, abrindo espaço para esclarecer dúvidas.

O professor também consegue perceber os interesses e dificuldades dos alunos, e direcionar o conteúdo de acordo com esses pontos, oferecendo um estudo mais envolvente e divertido.

Analisar com calma o formato das aulas, considerando não só a sua disponibilidade como o seu método de aprendizado, ajuda a ter uma experiência bem-sucedida e evita a frustração de estudar anos a fio e, mesmo assim, não conseguir se comunicar em idioma estrangeiro.

Como escolher uma boa escola para estudar inglês online?

Para ter uma boa qualidade de ensino, seja presencial ou a distância, é indispensável avaliar bem a instituição. Mesmo que o formato escolhido seja de uma escola virtual, sem bons professores, livros de apoio de qualidade e didática testada e comprovada ao longo dos anos, dificilmente você alcançará bons resultados.

Além disso, o histórico de ensino é muito importante. Por isso, busque por marcas conhecidas, e que de preferência, emitam um certificado de conclusão de curso. Vale fazer uma pesquisa para conhecer as instituições mais qualificadas, conversar com ex-alunos e entender se o método da escola combina com o seu estilo de aprendizado.

Sem essa identificação, é pouco provável que você faça as aulas por muito tempo. Em conclusão, sim, vale a pena estudar inglês online. Para alcançar melhores resultados, privilegie aulas com o mesmo formato das presenciais, em vez de cursos nos quais o aluno deve conduzir o aprendizado sozinho.

Além disso, busque por uma escola renomada no mercado e, principalmente, se esforce para manter a dedicação e o foco nos estudos. Ainda não sabe como está o seu inglês? Faça o nosso teste gratuito e conheça o seu nível de domínio no idioma!

Homem sorrindo e apontando para promoção 2021 entre o logo da wizard

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

Ao enviar os dados acima, eu concordo em receber e-mails e mensagens através do WhatsApp da Wizard e outras marcas Pearson. Ver política de privacidade.

(*)Campos obrigatórios

Mais artigos do Blog Wizard

Idiomas

Vocabulário de verão em inglês

23 de novembro de 2021

Confira as dicas e reforce o seu vocabulário de verão em inglês e esteja preparado para falar tudo durante a estação mais legal do ano.

 

O que achou da postagem?

0 Comentários

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

*Declaro ter mais de 12 anos.

Ao enviar os dados acima, eu concordo em receber e-mails e mensagens através do WhatsApp da Wizard e outras marcas Pearson. Ver política de privacidade.


(*)Campos obrigatórios

0 Comentários

Ao acessar nosso site, você concorda com a nossa utilização de cookies. Saiba mais em: https://www.wizard.com.br/politica-de-privacidade/