• Contraste
  • Texto

Por Redação Wizard
10 de junho de 2021

As crianças nem sempre estão dispostas a ler os livros e fazer a lição de casa. Isso é normal e faz parte do processo de desenvolvimento, cabendo aos pais a responsabilidade de ensinar os pequenos a serem pessoas disciplinadas, principalmente na hora de estudar.

Para te ajudar, separamos algumas dicas do que fazer para auxiliar seus filhos a criarem um senso de responsabilidade em relação aos estudos.

Estabeleça regras

É complicado exigir que crianças, principalmente as mais jovens, desenvolvam o hábito de estudar por iniciativa própria, visto que elas ainda não possuem total consciência da importância dos estudos na vida. Assim, é papel dos pais estabelecerem os estudos como regra, pelo menos no começo, definindo os horários, criando uma rotina e cobrando a lição de casa.

Deixe claras as consequências

Entenda que isso não envolve deixar a criança de castigo nem nada nesse sentido, mas sim deixar claro que, caso ela não cumpra com as obrigações, não poderá ir ao parquinho, por exemplo. A ideia não é deixar o seu filho com medo, mas sim mostrar pulso firme e ensinar que a falta de responsabilidade pode não ser vantajosa para ele.

Disciplina geral

É importante que o seu filho seja uma pessoa disciplinada como um todo, aprendendo outras pequenas obrigações do dia a dia, como manter o quarto em ordem. Essas e outras ações vão ajudar a criança a criar um senso de responsabilidade, facilitando também a criação do hábito de estudar.

Converse

Colocar regras não é agir de forma impositiva e autoritária, e você deve apostar também no diálogo, explicando como os estudos são importantes e decisivos para o futuro dela. Não espere que seu filho entenda isso logo de cara, mas com o tempo e o fortalecimento do vínculo familiar, é provável que ele confie no que você diz e crie por conta própria o hábito de estudar.  

Encontre coisas de que eles gostam

Incentive os seus filhos a se interessarem por outros temas, como tocar um instrumento, falar inglês ou praticar esportes. Além disso, vocês podem encontrar outras formas divertidas de estudar, como assistir a filmes educativos ou visitar museus, por exemplo. É preciso que as crianças não apenas criem um hábito de estudar, mas também desenvolvam o desejo de aprender.  

Acompanhe de perto

Esteja sempre acompanhando os estudos dos seus filhos, auxiliando com as matérias e se interessando pelas coisas novas que eles aprenderam. Além disso, quando cumprirem as metas e seguirem as regras direitinho, mostre sua satisfação e orgulho para que eles se sintam amparados e tenham seus esforços reconhecidos.

Dê bons exemplos

É importante que os pais mostrem o exemplo dentro de casa, sendo pessoas compromissadas e disciplinadas. Não é necessário ser apenas com os estudos, mas com o trabalho e as responsabilidades, por exemplo. Dessa maneira, a criança vai crescer entendendo o esforço e a dedicação como algo benéfico, já que a família é feliz sendo assim.  

Tenha paciência

Pode ser que seu filho não se torne um grande entusiasta dos estudos logo no começo, e tudo bem se isso acontecer. As crianças possuem outra visão sobre as responsabilidades da vida, algo completamente normal e relacionado ao desenvolvimento infantil. Tenha paciência e veja a disciplina como um hábito que deve ser incentivado aos poucos e com o tempo.

Aqui no blog nós temos outras publicações que vão te ajudar a incentivar o aprendizado do seu filho:

7 dicas para ajudar crianças com dificuldade em aprender

Como utilizar a tecnologia para ajudar as crianças a aprenderem?

Seu filho está indo mal nas provas? Veja 8 maneiras de lidar com a situação

Prepare seu filho para o mundo com a Wizkids!

Criada com o objetivo de levar um ensino exclusivo de inglês para as crianças em fase de desenvolvimento, a Wizkids une a garantia de formação completa da Wizard com uma nova forma de educação: utilizar a diversão como estratégia de aprendizado. Experiências inesquecíveis esperam pelo seu filho. Matricule-o na Wizkids!

Tags:

Homem sorrindo e apontando para promoção 2021 entre o logo da wizard

Cadastre-se e ganhe 2 AULAS GRÁTIS de inglês ou outro idioma!

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

Ao enviar os dados acima, eu concordo em receber e-mails e mensagens através do WhatsApp da Wizard e outras marcas Pearson. Ver política de privacidade.

(*)Campos obrigatórios

Mais artigos do Blog Wizard

Wizkids

Vem brincar de circo e aprender inglês

21 de julho de 2021

Aprender inglês com a Turminha do Wizkids é muito divertido.

 

O que achou da postagem?

0 Comentários

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

*Declaro ter mais de 12 anos.

Ao enviar os dados acima, eu concordo em receber e-mails e mensagens através do WhatsApp da Wizard e outras marcas Pearson. Ver política de privacidade.


(*)Campos obrigatórios

0 Comentários

Ao acessar nosso site, você concorda com a nossa utilização de cookies. Saiba mais em: https://www.wizard.com.br/politica-de-privacidade/