• Contraste
  • Texto
Uma mulher de camisa xadrez e um homem de camiseta azul ajudam seu filho a montar um objeto de madeira

Por Redação Wizard
04 de agosto de 2020

O conceito já é conhecido há um tempo, mas está se popularizando agora por ajudar a desenvolver habilidades importantes desde os primeiros anos de estudo.

Aprender inglês pode ser mais fácil quando as crianças fazem uma imersão e interagem de forma prática com o idioma. A Cultura Maker possibilita que essas técnicas sejam aplicadas, além de contribuir com o desenvolvimento da criatividade e permitir o contato com diversos termos e conceitos em inglês. 

Nesse texto vamos mostrar alguns dos benefícios desse método no ensino da língua inglesa para os pequenos. Acompanhe. 

O que é Cultura Maker? 

O método consiste na ideia de que as pessoas aprendam a produzir seus próprios equipamentos e objetos, através do conhecimento de técnicas e da criatividade, dentro da Cultura Maker, encontramos outro termo, chamado de “Do it yourself” ou “Faça você mesmo”.  

A prática foi popularizada nos anos 60 com o surgimento do movimento punk em diversos lugares do planeta, porém, nas últimas décadas, com a industrialização, as pessoas se afastaram dessa filosofia. 

Por outro lado, nos últimos anos, diversas instituições de ensino têm adotado a Cultura Maker em suas grades curriculares por acreditarem que ela é capaz de ajudar a desenvolver a diversas habilidades valorizadas no século 21, bem como incentivar o estudo de idiomas. 

Estímulo a pensar diferente 

Com a Cultura Maker, o aluno é incentivado a pensar de maneiras diferentes para conseguir criar e desenvolver os projetos. Ao aprender um novo idioma, como o inglês, o estudante pode ter mais facilidade quando é capaz de ser criativo, pois estimula diferentes partes do cérebro e capta melhor as informações na nova língua. 

Além disso, ele se capacita para conseguir lidar com os diferentes acontecimentos do cotidiano de uma pessoa que exigem com que elas tomem decisões, simples ou complexas, e sejam capazes de avaliar as possíveis saídas existentes para tais situações. 

Aprendizagem de termos e expressões 

As escolas de inglês podem aproveitar para ajudar a aumentar o vocabulário dos seus alunos através da elaboração de projetos e conhecimento de peças e ferramentas, por exemplo. Dessa forma, elas aprendem teoria e prática ao mesmo tempo, o que contribui para o maior entendimento do idioma. 

Além disso, o fato de serem aulas que fogem do sistema tradicional de ensino, a probabilidade dos alunos se interessarem ainda mais pelos conteúdos em inglês é maior, bem como o seu envolvimento nos projetos e nos estudos do idioma. 

Aumenta a confiança do aluno 

A prática constante que envolve o método da Cultura Maker estimula na criança uma maior confiança nas suas atividades diárias, entre elas no processo de aprendizado do inglês. 

Isso se mostra importante, uma vez que são diversos os desafios de estudar um novo idioma e o medo de se comunicar em inglês é alto em muitos estudantes.

Com isso, a criança que estiver estudando inglês conseguirá se sentir mais à vontade com o idioma, sentirá menos receio em cometer erros e procurar ajuda. 

Desenvolve a autonomia 

A Cultura Maker está diretamente ligada ao desenvolvimento de diversas habilidades, entre elas o pensamento crítico, o trabalho em grupo e a autonomia. Essa última característica, quando incentivada desde a infância e vinculadas com os estudos em inglês ajudam as crianças a buscarem cada vez mais o conhecimento no idioma e introduzi-lo de maneira mais natural ao cotidiano. 

Banner Wizard ON

Conclusão 

A Cultura Maker possui muitos pontos favoráveis ao desenvolvimento dos estudantes de diversas idades, principalmente para as crianças e no incentivo à busca pelo conhecimento em inglês, por isso está sendo cada vez mais aceita por mantenedores, equipes pedagógicas, pais de alunos e pelos próprios estudantes. 

O que você acha da Cultura Maker? Deixe sua opinião nos comentários!

Se você quer que seu filho aprenda inglês desde cedo, conheça o Wizkids! O curso de inglês da Wizard exclusivo para crianças a partir de 4 anos, com material, metodologia e aulas especiais para seu filho! 

No blog da Wizard você confere mais conteúdos sobre inglês na infância e dicas para os pais ajudarem seus filhos durante os estudos no idioma.

Confira + dicas de inglês para crianças da Wizard: 

Um smartphone sobre um notebook com a chamada #DesafioWizard e selo de Certificado

Cadastre-se e ganhe 2 AULAS GRÁTIS de inglês ou outro idioma!

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

Ao enviar os dados acima, eu concordo em receber e-mails e mensagens através do WhatsApp da Wizard e outras marcas Pearson. Ver política de privacidade.

(*)Campos obrigatórios

Mais artigos do Blog Wizard

Wizkids

5 habilidades que o aprendizado de inglês desenvolve nas crianças

18 de novembro de 2020

Aprender inglês na infância é uma boa prática para o surgimento de novas capacidades. Você vai conhecer algumas delas no texto a seguir. Confira!

 

O que achou da postagem?

1 Comentário

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

*Declaro ter mais de 12 anos.

Ao enviar os dados acima, eu concordo em receber e-mails e mensagens através do WhatsApp da Wizard e outras marcas Pearson. Ver política de privacidade.


(*)Campos obrigatórios

1 Comentário

  1. Altair:
    4 de agosto de 2020 às 21:31

    Interessante

Ao acessar nosso site, você concorda com a nossa utilização de cookies. Saiba mais em: https://www.wizard.com.br/politica-de-privacidade/