6 TIPOS DE INTERCÂMBIO COM BOLSAS DE ESTUDO NO EXTERIOR

6 tipos de intercâmbio com bolsas de estudo no exterior

Sair da zona de conforto costuma fazer com que as pessoas aprendam mais sobre a vida. Fazer uma viagem de intercâmbio é uma maneira de vivenciar isso, já que o programa coloca o estudante em contato com uma cultura e um idioma completamente diferentes dos seus de origem. No entanto, nem sempre é possível arcar com o orçamento de uma viagem internacional, além de custos com instituição de ensino internacional e moradia. 

A Wizard, então, separou neste artigo, uma lista com 6 opções de bolsas de estudo que podem te levar para um intercâmbio, para você que planeja fazer um curso de especialização profissional no exterior. Além de poder escolher qual parte do mundo você quer conhecer, acrescentando uma experiência internacional e cultural à sua bagagem de vida, você ainda irá aperfeiçoar seu inglês (ou outro idioma) e sua carreira profissional em outro país!

1. Chevening - Reino Unido

Chevening é o programa do Governo Britânico que oferece bolsas àqueles que querem estudar no exterior, sendo uma oportunidade de fazer um intercâmbio de pós-graduação no Reino Unido. Com foco em profissionais experientes, a iniciativa está em vigor há mais de 30 anos!

O programa britânico, que até hoje já beneficiou cerca de 1.500 brasileiros, cobre passagens aéreas de ida e volta, taxas administrativas da faculdade, anuidade do curso escolhido pelo candidato e, ainda, inclui uma quantia mensal em dinheiro para despesas pessoais do aluno. 

Entre os pré-requisitos para a inscrição, estão excelência acadêmica, perfil de liderança, tempo mínimo de dois anos de experiência profissional e uma ideia muito bem construída sobre como o aprendizado adquirido no curso poderá beneficiar seu país de origem.

A seleção acontece anualmente, com o oferecimento de, aproximadamente, 70 bolsas de estudo aos brasileiros. Mais informações estão disponíveis no site: https://www.chevening.org/apply/.

 2. Embaixada do Canadá

A embaixada do Canadá, que também pode ser chamada de ICCS, Conselho Internacional de Estudos Canadenses, foi criada em 1981 e tem como missão a promoção do apoio para pesquisas, ensino e publicações de estudos canadenses no mundo inteiro.

Para professores e profissionais doutorandos, a organização sem fins lucrativos concede bolsas a vários programas, com suporte para pesquisas e teses. Porém, no caso da embaixada canadense, não há o intermédio de uma instituição brasileira para maiores explicações e inscrições, o que significa que os candidatos interessados devem entrar em contato diretamente com as universidades canadenses para mais informações sobre os programas disponíveis no Canadá.

3. Fulbright - Estados Unidos

O Fulbright é outro programa de bolsas de estudo que abre inscrições anualmente. Criada em 1946, por meio da lei do Senador J. William Fulbright, a iniciativa tem o objetivo de estabelecer uma ponte de comunicação e troca entre os EUA e demais países. 

As bolsas oferecidas pela comissão norte americana dão oportunidades nas mais diversas áreas, entre elas, cinema e música. Os benefícios preveem farto apoio financeiro na estadia de brasileiros. No que diz respeito ao público que pode se candidatar, são aceitas inscrições de estudantes, professores, pesquisadores e pós-graduandos.

Entre os requisitos para entrar no processo de seleção, está a apresentação de histórico escolar e de projetos de pesquisa, que serão avaliados por acadêmicos de outras universidades. Ao interessado em estudar nos Estados Unidos, recomenda-se estar atento aos prazos e à abertura de inscrições. Mais informações no site: https://fulbright.org.br/.

4. Fundação Carolina - Espanha

Para os que miram como destino para intercâmbio algum lugar na Espanha, a Fundação Carolina pode ser uma boa opção. Criada pelo Conselho de Ministros da Espanha no fim dos anos 2000, com o objetivo de promover e melhorar as trocas culturais, educativas e científicas entre o país europeu e os que pertencem à Ibero-América – ou outros com os quais tenham ligações geográfica, cultural ou científica. A fundação já ofereceu mais de 16 mil bolsas de estudo.

O programa, que abre inscrições anualmente, seleciona cursos de graduação e pós-graduação em instituições espanholas e disponibiliza oportunidades para os candidatos em sete áreas de atuação: Ciência e Novas tecnologias; Energia, Meio ambiente e infraestruturas; Ciências da saúde; Economia e finanças; Organização empresarial e desenvolvimento; Ciências sociais e jurídicas e Artes, humanidades e comunicação.

Acessando o site da Fundação, o candidato encontra quais oportunidades estão disponíveis a cada ano, além de conseguir filtrar categorias conforme seu interesse e seu nível de formação e ainda ter acesso a informações sobre a instituição de ensino escolhida. Os requisitos de seleção mudam de acordo com a universidade, que têm bolsas integrais e parciais. 

Para a inscrição, é preciso que alguns documentos sejam enviados pela plataforma da Fundação, além do currículo em espanhol, com detalhes da formação acadêmica e dados pessoais. Mais informações sobre as bolsas e os processos podem ser encontradas em: https://www.fundacioncarolina.es/.

Ficou interessado em estudar na Espanha? E como está seu espanhol? Prepare-se com o curso de espanhol da Wizard!

5. Guggenheim Memorial Foundation - Estados Unidos

A Guggenheim Memorial Foundation, dos EUA, oferece, aos interessados em estudar artes no exterior, a bolsa Guggenheim, concedida por meio de um financiamento anual desde 1925. A iniciativa foca em candidatos que "demonstram excepcional capacidade para produtividade com a bolsa ou habilidade criativa excepcional em artes".

Para concorrer a essas bolsas dos Estados Unidos, que não são disponibilizadas para estudantes, os candidatos têm que atender ao pré-requisito de nível avançado na carreira, com obras já publicadas. Entre as carreiras elegíveis, com a exceção de artes cênicas, estão as de compositores, diretores de cinema e coreógrafos.

6. Programa Líderes Estudar

O Programa Líderes Estudar foi criado na Fundação Estudar, fundada por Jorge Paulo Lemann e seus sócios, Beto Sicupira e Marcel Telles. Desde 1991, a iniciativa recebe inscrições de jovens entre 16 e 34 anos que tenham excelência acadêmica no Brasil. Os candidatos podem, também, estar matriculados ou em espera para serem aceitos em cursos de graduação e pós-graduação no exterior. Ou seja: mesmo já estudando no exterior, o aluno pode concorrer ao programa.

Para os alunos aprovados, é concedida uma bolsa de estudos para cursar uma universidade internacional de sua escolha. Além disso, o intercâmbio concedido pela Fundação Estudar oferece todo o suporte necessário para acelerar os desenvolvimentos pessoal e profissional do estudante. Para a inscrição, não são necessários formação em áreas acadêmicas específicas e histórico profissional de altos cargos.

A seleção para a conquista das bolsas tem 7 etapas, divididas entre virtuais e presenciais. As inscrições abrem todos os anos e são feitas pelo site https://lideres.estudar.org.br/, no qual todas as informações sobre o projeto estão disponíveis.

Você está preparado para estudar no exterior?

Clique e descubra seu nível inglês! O teste é rápido, online e grátis!Conforme acima, alguns países oferecem bolsas para graduação e pós-graduação, isso significa que o conhecimento da língua inglesa (ou língua espanhola, de acordo com o país e programa de bolsas) é um requisito fundamental. Algumas instituições poderão, ainda, solicitar que seja realizado teste de proficiência para certificar o conhecimento no idioma.

Que tal se preparar com a Wizard antes de cursar ensino superior ou especialização em uma universidade internacional? São mais de 1.000 escolas Wizard em todo Brasil com curso de inglês para adolescentes Teens e também curso para adultos.

E lembre-se: a Wizard oferece diversos outros cursos de idiomas. Se você deseja estudar em outro país não citado neste artigo, não tem desculpa para viajar sem preparo. Descubra qual Wizard mais próxima de sua casa e faça uma visita!

Conclusão

Um intercâmbio pode ser enriquecedor por oferecer a prática de idiomas e oportunidades de vivências que só uma experiência internacional proporciona. Além de programas no exterior que oferecem estudos de artes, comunicação e economia, como os listados acima, existem, também, intercâmbios esportivos, que unem o aprendizado de línguas com a prática de esportes. Mas é importante lembrar que, independentemente do seu destino de escolha, ter uma base em idiomas antes de viajar para fora é essencial para conseguir se comunicar numa língua estrangeira – e a Wizard pode ajudar nisso!

Em qual país você gostaria de cursar uma faculdade ou curso de especialização? Conte nos comentários!

Confira + dicas de intercâmbio da Wizard:

#POSTS MAIS LIDOS

#

TABELA DE VERBOS IRREGULARES EM INGLÊS

CONFIRA A TABELA DE VERBOS IRREGULARES DO INGLÊS MAIS USADOS AO FALAR O PASSADO DESSES VERBOS QUE NÃO SEGUEM UMA REGRA.

#

APELIDOS CARINHOSOS EM INGLÊS

VOCÊ SABE O QUE SIGNIFICA “MY BOO”? CONFIRA ESSE E OUTROS TERMOS EM NOSSA LISTA!

#

DIAS DA SEMANA EM INGLÊS

OS DIAS DA SEMANA EM INGLÊS TÊM ALGUMAS CURIOSIDADES QUE VALE A PENA CONHECER, VAMOS APROFUNDAR UM POUCO?

#

AS FRASES EM INGLÊS MAIS USADAS NO NOSSO COTIDIANO

QUER ALGUMAS IDEIAS DE FRASES PARA TREINAR O INGLÊS EM CASA? CONFIRA O NOSSO POST!

#
# ver mais posts >

E-books Wizard

Dicas básicas de inglês

A Wizard preparou um e-book especialmente para você que vai viajar e precisa de em bom livro de bolso com expressões em inglês para te ajudar no seu dia a dia! Faça seu cadastro e baixe grátis seu e-book exclusivo da Wizard.

UNIDADE SELECIONADA SÃO JOÃO DA BOA VISTA

TROCAR UNIDADE

Unidade mais próxima de você

CURSOS RELACIONADOS

#

CURSO DE INGLÊS

#

CURSO DE ESPANHOL

#

TEENS

#

ADULTS

DIGITE SEU E-MAIL E GANHE 4 AULAS!