• Contraste
  • Texto
Executiva em reunião com colaboradores em ambiente corporativo

Por Redação Wizard
20 de janeiro de 2021

Você já deve ter ouvido falar de alguma dessas siglas, mas o que elas significam? Hoje você vai aprender o que é CEO, CFO, CIO, CMO, COO e CCO. Confira!

O universo corporativo é repleto de palavras e siglas em inglês, e para se dar bem em um mercado tão competitivo, você deve estar com o seu conhecimento sobre o idioma na ponta da língua.

Hoje falaremos de siglas em inglês que representam cargos dentro de uma companhia que são muito almejados por seus colaboradores. Aprenda a seguir o que significa CEO, CFO, CIO e CMO. Acompanhe!

CEO

É considerado o cargo mais alto de uma empresa, as três letras significam chief executive officer, que corresponde à posição de diretor executivo. A função de um CEO é de extrema importância, uma vez que ele é a maior autoridade nas questões administrativas e de gestão da empresa.

Muitas vezes a pessoa que ocupa a cadeira de CEO é o fundador da corporação e, por isso, é ainda mais fundamental para o andamento dos negócios, já que sabe mais do que ninguém os propósitos da sua empresa.

CFO

O CFO precisa ter ao seu lado uma equipe de confiança, que cuide de cada área do seu negócio, e uma das mais importantes é a financeira. Para isso, é denominado um CFO, ou chief financial officer, conhecido em português como diretor financeiro.

Nessa função, o profissional é responsável por determinar os investimentos e analisar os riscos das movimentações da companhia no mercado. Seu principal objetivo é gastar menos recursos e aumentar o valor e a receita da empresa.

CIO

Para controlar toda a parte de tecnologia da informação, uma empresa precisa ter um chief information officer, ou seja, um diretor de tecnologia da informação. Esse cargo tem ganhado muita repercussão à medida que novas ferramentas surgem e podem ser incorporadas ao dia a dia da organização.

Esse profissional deve ser uma pessoa que tenha noção estratégica e ampla das questões que envolvem os melhores recursos do mercado.

CMO

Outra área que necessita de um comando firme e muito antenado às novidades do mercado é a de marketing. O líder desse setor é o chief marketing officer, ou o diretor de marketing, como conhecemos no Brasil. 

As funções da pessoa que ocupa esse cargo são de fiscalizar e gerir o processo de desenvolvimento de produtos, assim como a forma como a empresa está sendo vista pelos concorrentes e clientes, além de elaborar planos estratégicos para aumentar a influência da marca, entre outras atividades.

COO

Esse cargo é considerado um abaixo do CEO, pois o chief operating officer, ou diretor de operações, deve fiscalizar toda a linha produtiva da empresa, assim como faz o diretor executivo. 

Em relação ao cargo máximo de uma empresa, o COO tem um pouco menos de poder dentro da organização, mas ainda assim é um cargo elevado e que responde diretamente apenas ao CEO.

CCO

Toda empresa de médio e grande porte precisa ter um setor destinado a cuidar da sua imagem perante a imprensa e o mercado. Diferente dos diretores de marketing, que se preocupam com a recepção dos produtos por parte dos clientes, o chief communications officer, ou diretor de comunicações, deve elaborar estratégias para que a marca seja bem vista de modo geral.

Em casos de crise, o CCO deve estar à frente do problema, lidar diretamente com as abordagens da imprensa e elaborar um plano de recuperação de credibilidade. Além disso, no mundo multiconectado em que vivemos, é necessário estar antenado a todos os tipos de mídias e redes sociais, para saber o que estão comentando sobre a companhia.

Conclusão

São muitas as siglas que fazem parte do dia a dia de uma empresa de grande porte, mas agora conte para nós aqui nos comentários se você já conhecia todas elas e qual cargo você tem vontade de ocupar quando estiver no mercado de trabalho.

Para saber mais dicas de inglês que te ajudarão a trilhar um caminho de sucesso no mundo corporativo, acesse o blog da Wizard e confira mais conteúdos sobre carreiras.

Ficou com vontade de experimentar a metodologia diferenciada de ensino Wizard? Então, clique aqui e ganhe 4 aulas grátis. Comece, o quanto antes, a melhorar seu currículo e alavancar sua carreira!

Confira + dicas de inglês da Wizard:

Mulher sorrindo olhando para um tablet

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

(*)Campos obrigatórios

Mais artigos do Blog Wizard

Carreira

Show me the money! Vocabulário de finanças em inglês

23 de maio de 2022

Aprenda alguns dos principais termos de finanças em inglês para usar no seu dia a dia e também na sua carreira.

 

O que achou da postagem?

0 Comentários

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

*Declaro ter mais de 12 anos.

Ao enviar os dados acima, eu concordo em receber e-mails e mensagens através do WhatsApp da Wizard e outras marcas Pearson. Ver política de privacidade.


(*)Campos obrigatórios

0 Comentários

Ao acessar nosso site, você concorda com a nossa utilização de cookies. Saiba mais em: https://www.wizard.com.br/politica-de-privacidade/