• Contraste
  • Texto
4 amios sentados com um chapéu verde característico de Saint Patrick's Day

Por Redação Wizard
09 de dezembro de 2021

Quer aprender algumas dicas sobre o sotaque irlandês? Saiba que ele já foi eleito o terceiro mais sexy do mundo!

A Irlanda é o país onde os estudantes do mundo inteiro mais se sentem satisfeitos. Isso é o que aponta uma pesquisa com 17 mil intercambistas internacionais, feita pelo site holandês Study Portal. Mas e o sotaque irlandês para aprender inglês?

Olha, quando você desembarca na Irlanda, a primeira impressão pode ser a de ouvir um idioma totalmente desconhecido. Trata-se do sotaque irlandês, uma derivação com traços do escocês e do inglês britânico.

Por lá, o gaélico também é a língua oficial do país e acaba influenciando o modo de falar das pessoas. Quer aprender os detalhes? Vem com a gente conhecer o sotaque irlandês!

Os primeiros passos no sotaque irlandês

A partir do instante em que a Irlanda possui duas línguas oficiais, no caso o gaélico e o inglês, é natural que um idioma influencie o outro. Os irlandeses incorporaram ao inglês várias características do idioma gaélico.

Um desses atributos é a maneira de pronunciar algumas palavras. Por causa disso, em um primeiro momento, é comum ter dificuldade para entender o que está sendo dito.

Na Irlanda, assim como acontece no Brasil, o idioma possui variações por todo país. Em Dublin, por exemplo, fala-se um inglês um pouco diferente do de Cork. Além disso, algumas expressões são locais, portanto não aparecem em todas as regiões.

O terceiro sotaque mais sexy do mundo

O sotaque irlandês foi eleito, em 2019, o terceiro mais sexy do mundo — de uma lista de 50 — pelo site Big Seven Travel. Trata-se do reconhecimento da beleza da pronúncia original da língua.

Vale lembrar que, no mundo, existem quase 7 mil idiomas e, dentro deles, uma variedade incontável de sotaques. Por isso, é muito difícil eleger os mais sexies de uma lista de 50.

O site observa que o sotaque irlandês “do norte, de estilo Jamie Dornan, ou um toque de Cork” são os mais apreciados. Nos primeiros lugares ficaram o da Nova Zelândia e o da África do Sul. O brasileiro cravou a décima colocação.

Um esforço para entender o sotaque irlandês

Como você viu até aqui, o sotaque irlandês não é único. Há variações ao longo do país, entretanto, listamos as principais diferenças neste artigo. Vamos lá?

O primeiro ponto a ser observado é a pronúncia do “th”, utilizado em palavras como “think” e “thought”. No sotaque irlandês, ele é falado com som de “t” quando aparece no final destes e de outros termos.

Quando o “th” aparece no meio da palavra, que é o caso de “mother” e “brother”, o som de “d” é muito suavizado.

Na língua irlandesa, outros sons fortes que se destacam são as vogais, principalmente a letra “i”. Em muitas palavras, ela se junta com a letra “a” para criar um som novo.

Em “car”, a pronúncia mais próxima é “kyar”, bem como “garden” se pronuncia “gyarden”. No entanto, o “i” não é tão pronunciado.

As dicas para aprender o sotaque irlandês

Para aprender o sotaque irlandês, a principal dica é consumir produções locais. Os filmes irlandeses, por exemplo, podem ser vistos sem acompanhar as legendas, assistindo-os diversas vezes para identificar as nuances da pronúncia.

Aproveite ainda para ouvir rádios locais, porque a pronúncia dos locutores é mais clara e fácil de ser percebida. Pubs e lojas locais são excelentes pontos para bater um papo com os nativos e, dessa maneira, ter contato com o sotaque irlandês.

Os youtubers irlandeses também contribuem para o aprendizado do sotaque, porque abordam diferentes temas em seus vídeos. E não se esqueça dos podcasts e das músicas, atentando-se ao vocabulário.

O seu esforço conta pontos para aprender

Sinceramente, o sotaque irlandês é desafiador para quem deseja aprender inglês, mas não é impossível de entendê-lo. Existem sotaques no mundo todo, inclusive dentro do Brasil.

É fundamental, portanto, desapegar das referências para imergir no idioma e, assim, começar a entendê-lo. Cerque-se de locais e consuma bastante produções desse país, para não sentir dificuldades com o sotaque irlandês.

Aproveite para baixar o e-Book 7 passos que você deve seguir para alcançar a fluência em inglês e confira algumas dicas para evoluir no idioma de forma rápida e eficiente!

Mulher sorrindo olhando para um tablet

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

(*)Campos obrigatórios

Mais artigos do Blog Wizard

Cultura

7 personagens clássicos da literatura inglesa

02 de maio de 2022

Conheça alguns dos principais personagens da literatura inglesa e suas curiosidades e histórias.

Cultura

8 games para aprender inglês jogando

29 de abril de 2022

 

O que achou da postagem?

0 Comentários

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

*Declaro ter mais de 12 anos.

Ao enviar os dados acima, eu concordo em receber e-mails e mensagens através do WhatsApp da Wizard e outras marcas Pearson. Ver política de privacidade.


(*)Campos obrigatórios

0 Comentários

Ao acessar nosso site, você concorda com a nossa utilização de cookies. Saiba mais em: https://www.wizard.com.br/politica-de-privacidade/