• Contraste
  • Texto
Mulher jovem comendo pipoca com fones de ouvido assistindo filme

Por Redação Wizard
06 de agosto de 2021

Prepare a pipoca! Conheça as dicas para ver filmes e séries sem legenda de um jeito prático e eficiente.

Assistir a filmes e séries sem legenda é uma excelente técnica para treinar o listening, ou compreensão auditiva, e aprender inglês com eficiência. Ela é crucial para o seu desenvolvimento no idioma.

Quando você escuta diálogos em inglês nos programas de TV, filmes e séries, entra em contato com a língua no seu formato original. Estimula conexões no cérebro que serão armazenadas e utilizadas no futuro.

Mas não adianta simplesmente tirar a legenda e ficar sem entender o que está acontecendo. Alguns passos são necessários até esse momento e nós da Wizard vamos te ensinar. Let’s go!

Fase 1: desative a dublagem, mas ative as legendas

Se você está no começo do aprendizado de inglês, essa dica é fundamental. Treine bastante os ouvidos, para se acostumar com o idioma. Sendo assim, desative a dublagem dos filmes e séries, mas deixe as legendas em português.

Dessa maneira, é possível treinar um combo de conhecimento:

  • Vocabulário;
  • Gramática;
  • Listening.

Para avançar nos estudos, você pode assistir aos mesmos conteúdos. A diferença será a legenda, que continuará ativa, mas em inglês. É desse modo que se desenvolve o reading, ou leitura, do idioma.

Fase 2: escolha filmes e séries sem legenda com diálogos simples

Depois de passar pela primeira fase, com as legendas ativas, chegou o momento de desligá-las. Para não sentir uma diferença brusca e acabar desestimulando, a dica é escolher filmes e seriados com diálogos simples.

Take notes:

  • Desenhos animados;
  • Comédias românticas;
  • Séries adolescentes;
  • Sitcoms.

Fase 3: veja um episódio curto e desative as legendas em inglês

Para começar a ver filmes e séries sem legendas, outra dica é selecionar uma produção com episódios curtos, de 20 a 30 minutos de duração.

Se preferir, ponha um episódio de uma série que já conhece, porém deixe avançar para outros que ainda não assistiu.

Faça um balanço do quanto conseguiu absorver, mas não foque nos resultados. Se entendeu pouco, basta recorrer às legendas em português, depois inglês.

Repita o processo até se sentir confortável para desativá-las.

Fase 4: assista novamente aos filmes e séries que já conhece

Aproveite para ver mais uma vez as histórias que já conhece. Selecione aquelas cujo enredo sabe como começa, se desenvolve e termina. Exatamente as que sabe quais são os diálogos e os sentidos deles.

Essa é a fase equivalente a andar de bicicleta, mas que está próximo de tirar as rodinhas. Sendo assim, veja esses filmes e séries sem legendas em inglês para não perder os detalhes e ganchos do enredo.

Tenha em mente, no entanto, que esse processo de aprendizagem é novo. Por esse motivo, não se preocupe em entender completamente tudo em inglês, afinal, você está treinando. Mantenha o seu foco em absorver as novidades.

Anote as dúvidas, mas não pare de assistir filmes e séries sem legenda

Enquanto estiver assistindo aos filmes e séries sem legenda, deixe próximo um bloquinho de anotações para pôr suas dúvidas. Evite o dicionário e, principalmente, o smartphone, pois eles podem causar distrações.

O processo de aprendizagem se torna mais divertido e eficiente quando você deixa o conteúdo fluir, pois pode não entender uma expressão naquele momento, mas acaba compreendendo mais adiante por causa do contexto.

Recorra às legendas quando não entender

Colocou um filme ou série bem legal, mas está com dificuldade de entender? Sem pânico! Basta recorrer às legendas sempre que for necessário. O fato é que há conteúdos mais complexos que outros.

Um filme infantil, por exemplo, traz uma história leve e diálogos simples. Já uma série sobre o dia a dia de advogados ou médicos tem, pelo contexto, expressões que são características dessas profissões.

São os chamados jargões. O mesmo ocorre em filmes e séries de época, em que as expressões nem sempre são como as atuais.

Complemente o listening com outras mídias

O listening não pode ser encarado como uma obrigação, algo chato. Trata-se de um momento especial para aprender de um jeito que precisa ser leve e divertido, portanto, relaxe.

Além dos filmes e séries sem legenda, experimente incluir outras mídias como músicas e podcasts, afinal sabemos que nem sempre é possível ter uma tela diante dos nossos olhos.

Vídeos no YouTube e perfis estrangeiros no Instagram e TikTok também têm conteúdos que auxiliam no listening. Por meio desse conjunto, você aprenderá com qualidade e com bastante dinamismo.

Aproveite para baixar o e-book Aprendendo inglês com filmes e séries para ver mais dicas e praticar habilidades como listening e speaking!

Homem sorrindo e apontando para promoção 2021 entre o logo da wizard

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

Ao enviar os dados acima, eu concordo em receber e-mails e mensagens através do WhatsApp da Wizard e outras marcas Pearson. Ver política de privacidade.

(*)Campos obrigatórios

Mais artigos do Blog Wizard

Idiomas

Vocabulário de verão em inglês

23 de novembro de 2021

Confira as dicas e reforce o seu vocabulário de verão em inglês e esteja preparado para falar tudo durante a estação mais legal do ano.

 

O que achou da postagem?

0 Comentários

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

*Declaro ter mais de 12 anos.

Ao enviar os dados acima, eu concordo em receber e-mails e mensagens através do WhatsApp da Wizard e outras marcas Pearson. Ver política de privacidade.


(*)Campos obrigatórios

0 Comentários

Ao acessar nosso site, você concorda com a nossa utilização de cookies. Saiba mais em: https://www.wizard.com.br/politica-de-privacidade/