• Contraste
  • Texto
Ferramentas de Acessibilidade
inglês irlandês

Por Redação Wizard
19 de janeiro de 2024

Saiba mais sobre o inglês irlandês e todas as suas características.

Será que as pessoas falam inglês na Irlanda? Sim, a língua inglesa é considerada a segunda oficial do país! Mas a linguagem pode não ser fácil de entender. Os irlandeses têm uma maneira única de falar o idioma, o que pode confundir quem não convive com eles e está apenas fazendo uma viagem para conhecer novos lugares ou de passagem. Vamos descobrir mais sobre o inglês irlandês nesse artigo.

Leia também:

☘️ Sotaque irlandês: aprendas os detalhes

🤔 inglês irlandês: você conhece a história e as curiosidades?

Quem mora na Irlanda, geralmente, fala um tipo de inglês irlandês. Isso significa que existem algumas diferenças entre a língua inglesa falada nos Estados Unidos e o idioma falado pelos irlandeses. Por exemplo, algumas palavras e frases são usadas de forma diferente e pode haver uma ligeira variação nos sotaques.

Então, se você quer aprender um pouco mais sobre as características do inglês falado na Irlanda, siga em frente e continue a leitura!

1. Sotaques regionais na Irlanda

Os irlandeses têm diversos sotaques distintos em regiões geográficas pequenas. O sotaque de um irlandês varia de acordo com o condado. Por exemplo, as pessoas de Limerick falam de forma diferente das de Mayo. Dentro dessas áreas ainda há várias distinções, motivo pelo qual é impossível mencionar todas as versões do inglês. Observe abaixo alguns sotaques regionais na Irlanda!

Inglês Irlandês da Costa Leste (Dublin)

O sotaque de Dublin tem um enorme volume de detalhes que o diferenciam. O exemplo mais comum é o da classe trabalhadora, que é facilmente reconhecido em toda a Irlanda. Esses sotaques compartilham algumas características básicas, pois eliminam a letra “R” do final das palavras. Os pares de vogais são pronunciadas como ditongos; em outros lugares, como monotongos.

Sudoeste da Irlanda

O sotaque do sudoeste varia do condado de Cork ao condado de Mayo. Esses sotaques são reconhecidos por terem influência da pronúncia gaélica, ainda que os moradores dessas regiões não conheçam irlandês. Eles têm o que os americanos consideram um som vagamente canadense e a maioria dos não-irlandeses acha os sotaques muito musicais e divertidos de ouvir.

Sotaques da Irlanda do Norte

Essa área faz parte do Reino Unido e possui 6 condados: Antrim, Armagh, Derry, Down, Tyrone e Fermanagh. Vários sotaques existem na Irlanda do Norte, iniciando no condado de Donegal. Nesses sotaques, há muitos empréstimos do escocês, porque os escoceses tiveram uma forte influência nessa região, onde tinham propriedades e grandes plantações.

Sotaque de Cork

Os habitantes de Cork têm uma pronúncia única e cantante. Por exemplo, o tom da voz sobe e desce de forma muito interessante, às vezes, ao se falar uma única palavra. Porém, essa entonação melódica não é o único aspecto específico desse sotaque. Os irlandeses desse local tendem a misturar todas as letras, especialmente as consoantes, enquanto alongam as vogais.

Sotaque Donegal

No norte da Irlanda está situado o condado de Donegal, que faz parte da província de Ulster. Embora esteja geograficamente próximo de Derry ou Belfast, o sotaque de Donegal é bem diferente e pode ser um pouco difícil de entender se você não está familiarizado com ele. Apesar disso, é considerado o sotaque mais bonito e sexy do país.

Sotaque de Mayo

Uma característica muito distintiva desse sotaque é a pronúncia de “s” como “sh”. O condado de Mayo, situado na província de Connacht, está localizado na região oeste da Irlanda e tem como capital a famosa cidade de Castlebar. Ele abriga várias áreas onde predomina a língua gaélica irlandesa, conhecida como Gaeltachtaí.

Sotaque Limerick

O povo de Limerick, da região centro-oeste, província de Munster, e do condado em geral, tem o seu próprio sotaque e frequentemente é incompreendido por ter entonação nasal e aguda. A melhor maneira de se familiarizar com ele é ouvir uma dupla irlandesa de hip-hop e comédia de Limerick City chamada Rubberbandits.

2. Expressões idiomáticas e gírias específicas

Os visitantes podem ficar surpresos ao chegar à Irlanda em função da abordagem dos habitantes locais dada à língua inglesa. Os iniciantes no idioma chegam a ficar um pouco confusos ao ouvir uma conversa irlandesa em sua linguagem única. Veja a seguir algumas frases e gírias em irlandês que são divertidas e fáceis de aprender:

  • bang on —alguém ou algo é perfeito, preciso ou correto;
  • black stuff — bebida favorita dos irlandeses;
  • crack on — sair ou continuar;
  • craic — é um bom momento;
  • mortal — ótimo.

3. Influências do gaélico irlandês no inglês local

Uma língua celta que algumas comunidades ainda falam na Irlanda é o gaélico irlandês. A língua irlandesa obteve vários empréstimos do inglês ao longo dos séculos. Por exemplo, o termo nativo para irlandeses é béarlachas, originada da palavra Bearla, de origem inglesa. É o resultado do bilinguismo dentro de uma sociedade que tem uma língua dominante e outra minoritária.

Houve a criação de substantivos verbais a partir de palavras em inglês adicionando o sufixo “áil”. Isso também ocorre para formar verbos de raízes nativas, como trasnáil, tuigeáil e assim por diante. Portanto, muitas palavras que fazem parte da língua irlandesa se adaptaram e podem parecer originárias do francês nórdico ou normando.

4. Uso de humor e sarcasmo na comunicação

Na Irlanda, o estilo de comunicação é diferenciado, pois os irlandeses têm a sua própria maneira de contar piadas ou histórias. Além disso, os irlandeses costumam dar demonstrações públicas de suas emoções, bem como tendem a ser bastante poéticos em suas expressões. Às vezes, um irlandês pode transmitir uma opinião por meio de anedotas.

Os irlandeses usam o humor para diversos fins, principalmente para gerar risos e criar um espírito caloroso entre as pessoas. Algumas vezes, o sarcasmo pode ser utilizado como mecanismo de defesa, de forma irônica ou autodepreciativa, ou como forma de demonstrar um sentimento de apego e aceitação ou ainda para aliviar a situação.

5. Tradições linguísticas e eventos culturais relacionados inglês irlandês

A Irlanda é muito conhecida pelos seus costumes, amor pelas tradições, patriotismo e identidade nacional única. A tradição linguística irlandesa é celebrada pelo seu encanto, cultura e misticismo.

Existem diversas datas festivas e práticas culturais irlandesas bastante divertidas, como “Primeiro de Maio” ou “Bealtaine”, “Puck Fair”, “Ould Lammas”, “The Lisdoonvarna Matchmaking Festival”, entre outros eventos.

Essas são as principais características sobre o inglês irlandês! Você pode descobrir a diversidade de sotaques e a riqueza desse idioma na Irlanda se tiver disposição para aprender mais a respeito da língua e cultura irlandesa. Pratique e aprecie as peculiaridades linguísticas utilizando aplicativos, interagindo com os falantes nativos ou por meio da sua literatura, cinema e música tradicional.

Quer aprender mais sobre o tema? Prossiga com a leitura e descubra os países das Américas que falam inglês!

Homem negro, careca, vestindo um blazer escuro, sorrindo e com o logo da Wizard à frente

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

(*)Campos obrigatórios
Blog

Mais artigos do Blog Wizard

Idiomas

Inglês para iniciantes – tudo o que você precisa saber

26 de fevereiro de 2024

Estudar inglês pode ser mais fácil do que você imagina. Na Wizard as aulas são dinâmicas e práticas. O aluno que está iniciando vai ter contato com o idioma, desenvolvendo todas as habilidades necessárias para aprender inglês.

 

O que achou da postagem?

0 Comentários

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

*Declaro ter mais de 12 anos.

Ao enviar os dados acima, eu concordo em receber e-mails e mensagens através do WhatsApp da Wizard e outras marcas Pearson. Ver política de privacidade.


(*)Campos obrigatórios

0 Comentários