• Contraste
  • Texto

Por Redação Wizard
16 de outubro de 2019

Dormir bem é essencial para conservar a saúde em qualquer fase da vida. Na infância, em que há um intenso desenvolvimento do corpo e da mente, o sono se faz mais importante ainda. Por isso, é necessário atentar-se à qualidade das noites de repouso dos seus filhos e fazer o máximo para ajudá-los a manter […]

Dormir bem é essencial para conservar a saúde em qualquer fase da vida. Na infância, em que há um intenso desenvolvimento do corpo e da mente, o sono se faz mais importante ainda. Por isso, é necessário atentar-se à qualidade das noites de repouso dos seus filhos e fazer o máximo para ajudá-los a manter um equilíbrio saudável.

O papel do sono para as crianças

Crescimento do corpo

Há um período conhecido como sono profundo, que se inicia por volta de 90 minutos após o momento em que a criança começou a dormir. Em recém-nascidos ele pode ser mais rápido, começando a partir dos 50 minutos. Nessa fase da noite ocorre a liberação do GH, hormônio responsável pelo crescimento e fortalecimento muscular.

A falta de sono pode resultar em uma diminuição dos níveis de GH no corpo da criança, acarretando diversos problemas a curto e a longo prazo. Um deles é a obesidade infantil, visto que o hormônio também realiza a síntese das moléculas de gordura. As horas mal dormidas ainda podem resultar em problemas no sistema imunológico e o aumento da prospecção a certas doenças.

Desenvolvimento intelectual

O sono da criança é responsável por auxiliar o cérebro no processo de fixação dos aprendizados adquiridos, algo intenso para os mais jovens, que estão sempre assimilando conteúdo, como novas palavras e movimentos do corpo, ou mesmo moldando a sua percepção sensorial do mundo.

De imediato, a privação do sono pode resultar em irritação, dificuldade de concentração e falta de interesse nas atividades, tudo motivado pelo cansaço. Com o tempo, o acúmulo de noites mais dormidas pode ser maléfico ao desenvolvimento neuromotor, causar problemas psicológicos e até mesmo certos bloqueios sociais.

Descanso e níveis de estresse

O descanso é importante para manter o equilíbrio corporal, regulando os níveis de diversos hormônios. A insônia pode acarretar a elevação do índice de cortisol, substância que faz um trabalho antagonista ao GH, podendo prejudicar o desenvolvimento da criança.

Criar bons hábitos de sono

A infância é responsável por estabelecer certos hábitos que irão perdurar pela vida graças à intensa facilidade de aprendizado que o período oferece. Com o sono não é diferente: acostumar o seu filho a dormir o tempo recomendável por dia desde cedo pode ser decisivo para a manutenção do ritmo quando ele estiver mais velho.

Tempo ideal

Segundo os especialistas, o tempo reservado ao sono varia de acordo com a idade. Para os bebês, é normal dormir 16 horas por dia ou até um pouco mais. Aos 5 anos, o recomendável é de 10 a 12 horas diárias. Na adolescência, o número se estabiliza em algo por volta de 7 a 9 horas, o mesmo sugerido para os adultos.

Dicas para uma boa noite de sono

Os pais são responsáveis diretos por ajudar com o sono das crianças nos primeiros anos de vida, cabendo a eles estabelecer uma série de procedimentos que auxiliam a manter uma boa rotina de sono, como por exemplo:

Criar uma rotina

O corpo humano funciona muito bem quando guiado por hábitos. Por isso, crie uma sequência de ações que a criança sempre fará antes de ir para a cama, como escovar os dentes, trocar de roupa, apagar as luzes e ouvir uma história, por exemplo. No momento em que a rotina começar, o organismo já irá entender que está na hora do descanso e se preparar mais rapidamente para isso.

Evitar as distrações

Os celulares e videogames precisam ser deixados de lado um bom tempo antes do horário de dormir, pois o impacto visual causado por eles atrapalha o processo natural do corpo de ir se desligando e preparando-se para repousar. Além disso, a vontade de jogar ou ficar na internet pode provocar uma certa ansiedade nas crianças, causando a insônia.

Colocá-los na cama cedo

A conta das 8 ou 10 horas de sono não pode ser feita de qualquer jeito, pois dormir das 2 da manhã até o meio-dia é bem menos saudável do que das 20h às 6h, por exemplo. Os especialistas defendem que o horário ideal para as crianças dormirem é 8 da noite. O principal pico de liberação do hormônio do crescimento acontece por volta da meia-noite, momento em que os pequenos já devem estar no estado de sono profundo para aproveitar o GH ao máximo.

Manter uma alimentação saudável

Antes de dormir, ofereça alimentos com grande valor nutritivo e de fácil digestão. Procure manter um equilíbrio, pois as crianças não devem ir para a cama com fome e nem cometer exageros que podem atrapalhar o sono com desconfortos intestinais.

Problemas com sono

A dificuldade de dormir ou um sono cheio de interrupções são problemas que podem aparecer em qualquer idade, inclusive já nos primeiros anos de vida. É essencial entender que a falta de um descanso de qualidade influencia diretamente diversos aspectos do desenvolvimento da criança. Portanto, caso uma mudança de hábitos não resolva, o ideal é procurar um médico responsável, que será capaz de avaliar o caso e tomar as medidas necessárias.

O blog da Wizkids entende que a vida de pai e mãe pode não ser fácil! Por isso, nós estamos aqui para te ajudar com as melhores dicas. Acompanhe:

Como ajudar o seu filho a encontrar sua vocação

Como utilizar a tecnologia para ajudar as crianças a aprenderem

Como criar um vínculo duradouro com as crianças?

Prepare seu filho para o mundo com a Wizkids!

Criada com o objetivo de levar um ensino exclusivo de inglês para as crianças em fase de desenvolvimento, a Wizkids une a garantia de formação completa da Wizard com uma nova forma de educação: utilizar a diversão como estratégia de aprendizado. Experiências inesquecíveis esperam pelo seu filho. Matricule-o na Wizkids!

Tags:

Um smartphone sobre um notebook com a chamada #DesafioWizard e selo de Certificado

Cadastre-se e ganhe 2 AULAS GRÁTIS de inglês ou outro idioma!

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

Ao enviar os dados acima, eu concordo em receber e-mails e mensagens através do WhatsApp da Wizard e outras marcas Pearson. Ver política de privacidade.

(*)Campos obrigatórios

Mais artigos do Blog Wizard

Wizkids

Como as crianças podem praticar a escrita em inglês

21 de outubro de 2020

A escrita em inglês é uma das principais habilidades a serem desenvolvidas durante o aprendizado da língua. Confira as dicas para as crianças praticarem! Curso de inglês para crianças, só podia ser Wizard!

 

O que achou da postagem?

0 Comentários

(*)Campos obrigatórios


0 Comentários

Ao acessar nosso site, você concorda com a nossa utilização de cookies. Saiba mais em: https://www.wizard.com.br/politica-de-privacidade/