• Contraste
  • Texto

Por Redação Wizard
16 de outubro de 2019

Criar uma relação realmente próxima com os filhos é o desejo de muitas famílias. A necessidade de impor autoridade e estabelecer regras pode transformar a ligação familiar em uma hierarquia ao invés de uma convivência harmoniosa. Porém, é possível evitar essa situação com muito carinho, afeto e compreensão, como mostramos com as dicas desta lista […]

Criar uma relação realmente próxima com os filhos é o desejo de muitas famílias. A necessidade de impor autoridade e estabelecer regras pode transformar a ligação familiar em uma hierarquia ao invés de uma convivência harmoniosa. Porém, é possível evitar essa situação com muito carinho, afeto e compreensão, como mostramos com as dicas desta lista que preparamos.

Preocupar-se desde cedo

O desenvolvimento da criança é constituído por diferentes fases, das quais as primeiras são muito marcantes e responsáveis pelas impressões iniciais sobre o mundo. Portanto, procure já estreitar a relação com muito carinho e atenção. Converse com o bebê, e por mais que ele não responda, ele estará ouvindo tudo e recebendo estímulos de conforto e proteção.

Criar tradições familiares

Busque estabelecer algumas tradições da família, como tomar café da manhã juntos, fazer um almoço especial no domingo ou assistir a filmes nos fins de tarde. Pense em atividades que sejam divertidas também para as crianças, não impondo uma rotina obrigatória. Naturalmente elas gostarão bastante desses momentos e se lembrarão deles por toda a vida.

Viajar

Sair de casa é importante para deixar a rotina um pouco de lado e curtir uma aventura com toda a família. Aproveite esses momentos para pensar em atividades que contribuam para estreitar a relação entre os familiares, como passar algumas horinhas dentro do carro para ir à praia, por exemplo. Além disso, grandes viagens podem se tornar doces lembranças a serem recordadas até mesmo durante a vida adulta.

Conversar bastante

Naturalmente as crianças já gostam de contar sobre o dia na escola ou explicar o que acabaram de aprender. Se os pais incentivarem o diálogo, a amizade só tende a crescer. Portanto, converse com seu filho diariamente e, além de apenas ouvir, fale também da sua vida e promova longas e divertidas conversas.  

Passar compreensão

É claro que os pais precisam transmitir autoridade, mas isso deve ser feito também com doses de compreensão. É vital que as crianças vejam nos pais alguém em quem eles possam confiar para contar qualquer coisa, inclusive sobre erros que cometeram. O medo de represália e castigo pode afastar as pessoas na relação e ainda causar ansiedade nos jovens.

Brincar junto

Reserve um tempo da rotina apertada para promover brincadeiras com os seus filhos. Esses momentos de descontração farão com que eles te vejam também como um amigo, e não somente como a autoridade que decide as coisas dentro de casa. 

Demonstrar afeto

A sensação de amor e afeto é essencial para o desenvolvimento do seu filho, não apenas da parte psicológica e emocional, mas também física. Assim, não tenha cerimônias para abraçar e beijar suas crianças. Procure sempre dizer o quanto você as ama. Isso fará com que eles também demonstrem todo o carinho de volta de maneira natural.

Respeitar a personalidade da criança

Os pais têm um grande papel na formação da personalidade dos filhos, mas esperar que eles sejam exatamente o que você quer não é um bom caminho. É preciso identificar as características que eles possuem e respeitar seus gostos e preferências. Isso deixará a criança mais segura ao saber que a família apoia aquilo que ela é.

Dar tempo ao tempo

Um vínculo forte não é algo construído de um dia para o outro, por isso deixe o tempo agir. Com essas atitudes calcadas no amor e no respeito, a boa convivência e a criação de uma relação mais profunda virão de maneira natural.

E você, o que faz para se manter próximo dos seus filhos? Conte para nós nos comentários. Continue acompanhando o nosso blog e veja outros conteúdos sobre relacionamento e educação dos filhos:

4 atitudes que os pais devem despertar nos filhos durante a infância

Como ajudar o seu filho a encontrar sua vocação

Como equilibrar o uso de internet do seu filho

Prepare seu filho para o mundo com a Wizkids!

Criada com o objetivo de levar um ensino exclusivo de inglês para as crianças em fase de desenvolvimento, a Wizkids une a garantia de formação completa da Wizard com uma nova forma de educação: utilizar a diversão como estratégia de aprendizado. Experiências inesquecíveis esperam pelo seu filho. Matricule-o na Wizkids!

Tags:

Homem sorrindo e apontando para promoção 2021 entre o logo da wizard

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

Ao enviar os dados acima, eu concordo em receber e-mails e mensagens através do WhatsApp da Wizard e outras marcas Pearson. Ver política de privacidade.

(*)Campos obrigatórios

Mais artigos do Blog Wizard

Wizkids

Any Malu da Cartoon & Turminha do Wizkids

22 de setembro de 2021

A turma do Little Wiz recebeu a visita especial da descolada, carismática e divertida Any Malu da Cartoon Network, que está começando aprender inglês! ❤️ Entre no Maravilhoso Mundo Wizkids e confira curiosidades sobre Little Wiz, Liz, Joe, Sue, Clara, Aki e Bobby. Afinal, aprender inglês com a Turma do Little Wiz é muito mais […]

Wizkids

Brincando de circo com o Little Wiz

18 de agosto de 2021

 

O que achou da postagem?

0 Comentários

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

*Declaro ter mais de 12 anos.

Ao enviar os dados acima, eu concordo em receber e-mails e mensagens através do WhatsApp da Wizard e outras marcas Pearson. Ver política de privacidade.


(*)Campos obrigatórios

0 Comentários

Ao acessar nosso site, você concorda com a nossa utilização de cookies. Saiba mais em: https://www.wizard.com.br/politica-de-privacidade/