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inglês nos negócios

Por Redação Wizard
26 de janeiro de 2024

Aprenda dicas valiosas de como se comunicar em outra língua no escritório e arrase no inglês nos negócios.

A maioria dos profissionais precisa manter contato constantemente no ambiente corporativo, ainda mais considerando o mundo globalizado. Nesse contexto, muitos colaboradores precisam dominar ou ter noções de como falar inglês nos negócios, seja para dialogar com colegas de trabalho, seja para atender clientes ou fornecedores.

Saber como se comunicar eficazmente pode ajudar a reduzir conflitos e comunicações ineficientes. Trata-se de algo fundamental para promover a colaboração, conquistar a confiança e manter os times motivados. Porém, criar bons hábitos requer tempo e esforço, especialmente se for necessário aprimorar as suas habilidades para utilizar o inglês corporativo.

Quer ter acesso a dicas práticas para uma comunicação eficaz em inglês nos negócios? Siga em frente e fique por dentro!

Desenvolvimento de habilidades de escuta ativa

É essencial desenvolver habilidades de escuta ativa para entender corretamente as mensagens transmitidas por clientes, colegas de trabalho e parceiros de negócios. Quando você ouve atentamente, consegue trabalhar melhor — e saber ouvir é tão importante quanto falar. Quem não ouve com atenção perde informações que poderiam ter sido adquiridas, principalmente se a conversa for em inglês.

Observe algumas dicas para ter uma escuta mais ativa:

  • não permaneça com sono, sentado ou distraído;
  • permita que as palavras do orador sejam compreendidas e os dados recebidos adequadamente por todos os envolvidos;
  • faça contato visual com o palestrante;
  • não interrompa o orador enquanto o seu raciocínio não estiver concluído;
  • examine a linguagem corporal de quem fala;
  • responda adequadamente para minimizar a ocorrência de mal-entendidos.

Evite manter uma conversa com alguém que está ocupado com o smartphone. Isso significa que o profissional não estará prestando atenção e isso produzirá erros de interpretação. Fique atento ao modo como você vem se comunicando, permaneça focado durante reuniões e conversas para facilitar os diálogos. Balance a cabeça afirmativamente para transmitir a ideia de aprovação.

Domínio do vocabulário específico do setor

É de extrema importância entender o vocabulário específico do inglês da empresa onde você atua. Aborde quaisquer mudanças subjacentes e treine a pronúncia dos termos inerentes à carreira ou profissão desempenhada. Dominar as palavras e frases da sua área pode ser um excelente diferencial para levar os outros membros da equipe a aprimorar as suas habilidades de comunicação.

Confira algumas sugestões:

  • procure entender as necessidades de cada membro da equipe e de que elas estejam sendo supridas no ambiente corporativo;
  • certifique-se de que não há fatores que impeçam o time de se comunicar de forma aberta e objetiva;
  • promova eventos ou reuniões onde todos se sintam à vontade para falar abertamente e praticar o inglês corporativo;
  • remova potenciais ruídos que possam impedir que os membros da equipe se sintam totalmente à vontade para ampliar o vocabulário;
  • permita que os colaboradores sejam quem são no trabalho e expressem suas discordâncias ou opiniões sobre os treinamentos;
  • peça que os talentos compartilhem o que fazem fora do trabalho usando a língua inglesa para descontrair;
  • converse com os profissionais sobre que tipo de treinamento funciona melhor para cada um deles.

Se o gestor não pede feedback sobre o seu estilo de comunicação e possibilidade de fazer melhorias no vocabulário, talvez nunca o obtenha. Para continuar aprimorando e desenvolvendo estratégias de aprendizados eficientes para a sua equipe, fale com os seus funcionários sobre os seus estilos e preferências para serem motivados a uma jornada de aprendizagem na língua inglesa.

Comunicação clara e concisa, evitando jargões excessivamente técnicos

Escolha o melhor método de comunicação para que ela seja clara e concisa. Isso quer dizer que você precisa compreender o inglês nos negócios e ser compreendido por quem recebe a mensagem. Aperfeiçoe-se, aprenda os métodos corretos desse idioma e desenvolva habilidades de conversação eficazes. Não utilize jargões técnicos quando eles forem dispensáveis.

Veja, a seguir, algumas opções importantes:

  • mantenha-se motivado enquanto aprende os termos relacionados à sua área de atuação;
  • utilize os dispositivos tecnológicos para reforçar a aprendizagem do vocabulário por meio de aplicativos como YouTube, TikTok e outras redes sociais;
  • aproveite as plataformas de videoconferência como o Zoom para praticar a pronúncia com falantes nativos;
  • use meios de comunicação visual, por exemplo, tabelas, agendas, imagens e gráficos;
  • preste atenção na sua linguagem corporal ou não verbal, contato visual, expressões faciais e gestos.

Há uma enorme diferença entre apenas ser capaz de se comunicar e ter uma comunicação eficaz, clara e concisa. Se surgirem dificuldades, tenha um pouco de confiança, paciência e compreensão para ajudar os demais talentos no aprendizado. Eles conseguirão assimilar as novas informações de maneira mais fácil se o gestor tiver uma postura positiva.

Aprimoramento das habilidades de escrita para e-mails e documentos empresariais

Aposte na escrita para se comunicar por e-mails, aplicativos de mensagens instantâneas e outros meios da internet. Use o inglês corporativo para redigir os documentos empresariais e vá além de somente repassar os dados. Explique e esclareça eventuais dúvidas que possam surgir a respeito das suas ideias, objetivos e pensamentos.

A seguir, forneceremos algumas instruções:

  • planeje com antecedência o que você deseja transmitir para o público e o que eles precisam para reter as informações;
  • se precisar fazer um discurso, prepare-o com antecedência e não faça rodeios;
  • escreva com clareza e objetividade as mensagens que precisar enviar;
  • preste atenção ao fazer documentos para que eles não sejam transmitidos com erros de grafia ou gramática.

As habilidades de escrita são cruciais para a comunicação interpessoal e para a vida profissional de um gestor. Você vai precisar delas diariamente em suas rotinas, bem como precisará desenvolver outras competências. Além de escrever bem o inglês corporativo, é necessário ter inteligência emocional e capacidade de compreender as emoções dos seus colegas de trabalho.

Técnicas para apresentações eficazes em inglês nos negócios

Algumas empresas trabalham com equipes distribuídas em diversos escritórios no âmbito nacional ou internacional. Esses times podem trabalhar em fusos horários distintos e falar idiomas diferentes. Por isso, cada escritório terá hábitos e cultura próprios.

Abaixo, verifique as orientações para apresentações eficazes:

  • comunique-se corretamente utilizando os termos adequados na sua carta de apresentação, para que os membros da equipe fiquem a par de tudo;
  • documente todas as informações em um único banco de dados que os times consigam acessar sempre que estiverem on-line;
  • use ferramentas atualizáveis em tempo real para que não receba informações atrasadas;
  • faça as apresentações utilizando um vocabulário entendido por todos os envolvidos;
  • invista em uma escola de idiomas que disponibilize aplicativos e ambientes virtuais para estudar e se aperfeiçoar.

Enfim, essas são as dicas para comunicação eficaz em língua inglesa no ambiente empresarial. Os profissionais bem-sucedidos geralmente sabem utilizar o idioma inglês nos negócios. Aproveite as ideias deste conteúdo e lembre-se de que a prática constante é indispensável para melhorar as suas habilidades de comunicação em outros idiomas.

Ainda tem dúvidas sobre as metodologias para aprender a usar o inglês corporativo? Entre em contato conosco e solicite esclarecimentos!

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