• Contraste
  • Texto
Garoto com fones de ouvido verdes segurando um tablet

Por Redação Wizard
12 de agosto de 2020

O ensino do idioma pode ser ainda mais eficiente quando algumas práticas, como ouvir músicas em inglês, são adicionadas na rotina de estudos dos pequenos. Confira mais sobre isso no texto abaixo. Curso de inglês para crianças, só podia ser Wizard!

Ensinar inglês para as crianças desde o início da vida escolar garante a elas um aprendizado mais natural e prazeroso, quando o contato delas com a língua é feita de forma lúdica e divertida.

Neste cenário, as músicas infantis em inglês contribuem, e muito, para o desenvolvimento dos pequenos. Mas como os pais podem ajudar os filhos durante esse processo?  

Vamos te explicar neste post e no final, mostraremos algumas canções famosas que podem ajudar as crianças durante a prática do inglês. 

1. Assistindo a desenhos infantis 

Muitos conteúdos de entretenimento voltado para as crianças desempenham um papel importante no desenvolvimento do inglês em cada uma delas. Isso porque os desenhos são repletos de músicas cantadas no idioma e interação com quem está assistindo, sendo assim, a criança passa a se relacionar diretamente com os personagens e suas ações. Muitas vezes, inclusive, os protagonistas dão um tempo entre uma fala e outra para que dê tempo da criança repetir em casa o que foi dito por eles.  

Nesse sentido, as músicas dos desenhos podem ajudar a desbloquear o interesse e a capacidade de entendimento da língua. Eles conseguem fazer com que os pequenos memorizem conteúdos básicos como cores, números, letras e o nome dos animais, por exemplo. Por isso, incentive seu filho a cantarolar as músicas em inglês dos desenhos favoritos dele, pois essa é uma maneira orgânica de aprendizado.  

2. Montando uma playlist educativa 

A facilidade de acesso a músicas de diversos estilos permite que pais e filhos montem playlists da maneira como bem entenderem. Dependendo da idade da criança, permita que ela escolha algumas músicas para compor essa lista, garanta que a letra dela esteja de acordo com a faixa etária da criança. 

Feito isso, deixe a criança escutar as músicas nos momentos de lazer, para que assim, o consumo de conteúdos em inglês se torne algo natural e, com o passar do tempo, consigam captar mais palavras e expressões do idioma, aumentando assim o repertório e vocabulário.  

A Wizard possui uma playlist no Spotify exclusiva para a criançada se divertir e aprender inglês ao mesmo tempo. Vale a pena conferir! 

3. Lendo as letras das músicas 

Outra forma que as músicas contribuem para o desenvolvimento do idioma no período infantil é quando as crianças são incentivadas a lerem as letras das canções enquanto elas estão tocando, dessa forma, elas praticam, ao mesmo tempo, o listening, o reading e a pronunciation, três pilares super importantes para o aprendizado do inglês.  

Esse exercício não precisa ser feito com músicas complexas ou longas, ela pode ser feita diariamente com canções mais rápidas e fáceis de serem memorizadas. Vá aumentando a dificuldade de acordo com a idade e o grau de entendimento da criança com a língua.  

4. Através da repetição  

Para as crianças menores e que estão iniciando a trajetória nos estudos de inglês as músicas repetitivas as ajudam a memorizar e a se familiarizar com o idioma. Além disso, algumas delas possuem um viés educativo também, ao ensinar a lavar as mãos, por exemplo, ou a mostrar as partes do corpo.  

A repetição e os outros artifícios utilizados nas canções para serem lembradas pelas crianças, são fundamentais para o desenvolvimento intelectual. 

Músicas para ensinar às crianças 

A seguir colocaremos para você algumas letras de canções que podem auxiliar as crianças no momento dos estudos em inglês. Veja só: 

ABC 

A – B – C – D – E – F – G 

H – I – J – K – L – M – N – O – P 

Q – R – S – T – U and V, 

W – X – Y and Z 

Now I know my A – B – C´s 

26 letters from A to Z 

The Months of the Year 

These are the months of the year. 

There are twelve months in a year. 

These are the months. 

We’ll sing it more than once and we’ll sing it loud enough for all to hear. 

Say, January (January), February (February), March (March), 

April (April), May (May), June (June), 

July (July), August (August), September (September), 

October (October), November (November), December (December). 

These are the months of the year. 

Head, Shoulders, Knees & Toes 

Head, shoulders, knees and toes, 

Knees and toes, 

Head, shoulders, knees and toes, 

Knees and toes 

And eyes, and ears, and mouth and nose 

Head, shoulders, knees and toes, 

Knees and toes 

Old McDonald had a farm 

Old MacDonald had a farm 

Ee i ee i o 

And on his farm he had some cows 

Ee i ee i oh 

With a moo-moo here 

And a moo-moo there 

Here a moo, there a moo 

Everywhere a moo-moo 

Old MacDonald had a farm 

Ee i ee i o 

I love you 

I love you 

You Love Me 

We Are One Big Family 

With A Hug And A Kiss 

And An I Love You 

Won’t You Say You Love Me TooI Love You 

You 

Conclusão 

Curtiu as dicas de como usar as músicas no ensino de inglês para crianças? Deixe um comentário contando sua opinião! Para mais dicas de como ajudar seus filhos durante os estudos em inglês, no blog da Wizard temos muitos materiais que podem te auxiliar. Acesse e confira!

Para ajudar ainda mais seu filho no aprendizado do segundo idioma, conheça a Wizkids! O curso de inglês para crianças da Wizard que ensina de forma leve, divertida e eficiente.  

Confira + dicas de inglês para crianças:

Um smartphone sobre um notebook com a chamada #DesafioWizard e selo de Certificado

Cadastre-se e ganhe 2 AULAS GRÁTIS de inglês ou outro idioma!

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

Ao enviar os dados acima, eu concordo em receber e-mails e mensagens através do WhatsApp da Wizard e outras marcas Pearson. Ver política de privacidade.

(*)Campos obrigatórios

Mais artigos do Blog Wizard

Wizkids

Como as crianças podem praticar a escrita em inglês

21 de outubro de 2020

A escrita em inglês é uma das principais habilidades a serem desenvolvidas durante o aprendizado da língua. Confira as dicas para as crianças praticarem! Curso de inglês para crianças, só podia ser Wizard!

 

O que achou da postagem?

0 Comentários

(*)Campos obrigatórios


0 Comentários

Ao acessar nosso site, você concorda com a nossa utilização de cookies. Saiba mais em: https://www.wizard.com.br/politica-de-privacidade/