• Contraste
  • Texto

Por Redação Wizard
16 de outubro de 2019

O período escolar pode ser cheio de altos e baixos. Em alguns momentos, as crianças podem se deparar com problemas que atrapalham o rendimento e fazem as notas caírem, preocupando os pais. Nessa hora, parece que a cobrança e a bronca são as respostas para fazer a criança retomar o esforço e a concentração, mas […]

O período escolar pode ser cheio de altos e baixos. Em alguns momentos, as crianças podem se deparar com problemas que atrapalham o rendimento e fazem as notas caírem, preocupando os pais. Nessa hora, parece que a cobrança e a bronca são as respostas para fazer a criança retomar o esforço e a concentração, mas saiba que essa não é a melhor atitude. Confira no post de hoje algumas dicas do que você pode fazer quando o seu filho não for bem nas provas da escola.

Procure as razões

O primeiro passo é descobrir o que causou a queda do rendimento escolar, que pode ser motivada por um único fator ou por uma somatória de razões, como dificuldade de aprendizado, falta de estudo ou mesmo problemas particulares na escola. Compreender melhor isso te deixará mais apto a agir diretamente nas causas e resolvê-las da melhor maneira.

Converse com a escola

Fale com os professores, descubra como o seu filho se comporta dentro da sala de aula e peça um diagnóstico a respeito das capacidades cognitivas dele, já que a prova é um meio de avaliação e não traduz necessariamente o real conhecimento que a criança possui. Essa opinião da escola, somada às suas observações, te darão as diretrizes de qual caminho seguir para ajudar seu filho.

Convença-o a dar o melhor de si

Tenha uma conversa sincera com o seu filho e o faça entender como a escola é importante. Aprenda a motivá-lo e ensine como o esforço é essencial para conseguir um futuro de sucesso. Você pode dar a ele outras responsabilidades, como arrumar o próprio quarto, por exemplo. Isso ajudará a criança a criar um senso maior de que ela precisa fazer as coisas de maneira responsável.

Passe confiança

A conversa não pode ser marcada apenas por cobrança. É preciso que você passe a confiança suficiente para seu filho saber que é completamente capaz de reverter esse quadro. Demonstre também que você estará junto dele para resolver o problema e que ele tem nos pais um apoio para o que precisar.

Crie uma rotina de estudos

Procure organizar os estudos do seu filho e estabeleça uma rotina que ele consiga seguir à risca e cumprir com regularidade. Se for preciso, pense em cortar outras atividades para conseguir mais tempo para dedicar-se à escola.

Participe do processo

Sempre que possível, ajude seu filho com os estudos, acompanhando a lição de casa, verificando se ele está seguindo o que foi planejado e se há evolução do aprendizado. Esteja por perto e tenha uma postura participativa, que muitas vezes também precisará ser firme e direta para mantê-lo no caminho certo para uma boa recuperação das notas.

Busque reforço

Pode acontecer que as más notas sejam causadas por uma dificuldade de aprendizado que não se resolve apenas com mais tempo de estudo, pedindo aulas de reforço escolar. Fique tranquilo e saiba que não é algo ruim procurar um professor particular. Isso não é, de maneira alguma, sinal de falta de inteligência. Pelo contrário, pode ajudar o seu filho a ter uma compreensão da matéria muito melhor no futuro.

Procure ajuda psicológica

O seu filho pode estar passando por um momento complicado que não pode ser resolvido apenas dentro de casa, já que ele pode não se sentir confortável em falar sobre certos assuntos com você. Saiba que as crianças também podem sofrer com problemas como a ansiedade, por exemplo. Por isso, não hesite em procurar ajuda psicológica se você perceber que esse é o melhor caminho.

Essas dicas te ajudarão a lidar com o problema de maneira mais ponderada e assertiva. Aproveite e continue navegando pelo blog da Wizkids para curtir outros conteúdos relacionados a esse.

Como ajudar o seu filho a encontrar sua vocação

Quais são as fases da infância e como estimular o aprendizado nelas

4 vantagens de apresentar culturas diferentes para o seu filho

Prepare seu filho para o mundo com a Wizkids!

Criada com o objetivo de levar um ensino exclusivo de inglês para as crianças em fase de desenvolvimento, a Wizkids une a garantia de formação completa da Wizard com uma nova forma de educação: utilizar a diversão como estratégia de aprendizado. Experiências inesquecíveis esperam pelo seu filho. Matricule-o na Wizkids!

Tags:

Homem sorrindo e apontando para promoção 2021 entre o logo da wizard

Cadastre-se e ganhe 2 AULAS GRÁTIS de inglês ou outro idioma!

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

Ao enviar os dados acima, eu concordo em receber e-mails e mensagens através do WhatsApp da Wizard e outras marcas Pearson. Ver política de privacidade.

(*)Campos obrigatórios

Mais artigos do Blog Wizard

Wizkids

7 atividades para fazer com seu filho durante o outono

30 de março de 2021

O outono está batendo na porta! Este é o momento para organizar algumas atividades especiais
para fazer com as crianças durante a estação do ano em que as folhas caem. Acompanhe!

 

O que achou da postagem?

0 Comentários

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

*Declaro ter mais de 12 anos.

Ao enviar os dados acima, eu concordo em receber e-mails e mensagens através do WhatsApp da Wizard e outras marcas Pearson. Ver política de privacidade.


(*)Campos obrigatórios

0 Comentários

Ao acessar nosso site, você concorda com a nossa utilização de cookies. Saiba mais em: https://www.wizard.com.br/politica-de-privacidade/