• Contraste
  • Texto
Ferramentas de Acessibilidade
homem branco adulto analisa documento sobre microfranquias

Por Redação Wizard
31 de agosto de 2022

Microfranquias ganham espaço no mercado brasileiro

O modelo de microfranquias vem se expandindo no mercado brasileiro, passando de 28,9% em 2020 para 36,9% em 2022. Esse levantamento faz parte de um elaborado estudo sobre microfranquias, realizado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF). 

De acordo com a Associação, o crescimento das microfranquias de 2021 para 2022 chegou a 39,8%. Isso se deve à elevação do teto do que se considera microfranquia no ano passado. E também ao desenvolvimento de modelos mais compactos pelas redes, que passaram a investir em franquias virtuais e nos chamados negócios home-based. 

Ou seja, é um sistema em que o franqueado trabalha em casa, mas com a possibilidade de ter que sair para cuidar do negócio. Após a pandemia da Coronavírus, as microfranquias hoje também são alternativas para o alto desemprego do país. 

seja-um-franqueado

A facilidade de trabalho é outra característica importante, já que os franqueados podem escolher modalidades totalmente online, podendo atuar de casa ou de outro lugar. Os segmentos que concentram o maior número de microfranquias são: 

  • Alimentação (16,2%); 
  • Serviços e Outros Negócios (27,4%); 
  • Saúde, Beleza e Bem-Estar (15,5%). 

As microfranquias exigem investimento inferior ao de uma franquia mais tradicional, com aporte inicial de até R$ 105 mil. Por isso, as microfranquias acabam atraindo novos empreendedores, porque apresentam baixo custo de investimento. Mas com retorno financeiro bastante animador. 

Mesmo com um patrimônio menor, nada impede que as microfranquias tenham um faturamento superior ao de uma franquia maior e mais complexa. 

O que são microfranquias? 

As microfranquias são negócios replicados por meio do modelo de franchising, exigindo um investimento inicial inferior ao das grandes franquias.  

Como referência, a Associação Brasileira de Franchising (ABF) adota o valor de três vezes o PIB anual médio por habitante do país. Este é o valor máximo de investimento para o negócio se classificar como uma microfranquia. 

Com ótimas chances de crescimento contínuo, as microfranquias, muitas vezes, precisam contratar novos funcionários. E alcançam um faturamento alto, gerando lucros acima da média salarial de um profissional de uma empresa, por exemplo. 

Por isso, as microfranquias podem ter um efeito multiplicador com o aumento da renda, além da melhoria da qualidade de vida do franqueado e de seus empregados. 

De acordo com o valor do investimento inicial, as microfranquias podem ser divididas em: 

  • Microfranquias puras: com investimento inicial de até R$ 105 mil; 
  • Microfranquias mistas: possuem modelos em que o franqueador oferece dois formatos, um com investimento inicial de até R$ 105 mil e outro com investimento inicial acima de R$ 90 mil. 

Quais as vantagens das microfranquias? 

  • Baixo investimento; 
  • Negócio já foi testado e provado que traz lucro. Ou seja, o microfranqueado não precisa pensar do zero na ideia e na operação; 
  • Marca reconhecida e estabelecida no mercado; 
  • Possibilidade de realizar negociações com fornecedores de forma constante com o objetivo de conseguir descontos nos preços e melhores condições de pagamento. 

Além disso, o franqueador: 

  • Põe à disposição do microfranqueado treinamento, material e todo suporte necessário para a execução da microfranquia. Observação: o suporte do franqueador pode variar de acordo com o ramo em que o sistema atua; 
  • Oferece ajuda na busca por um ponto comercial, quando houver necessidade de ter; 
  • Realiza visitas periódicas à microfranquia, para ajudar no desempenho de seus negócios; 
  • Apoia na divulgação da marca e dos produtos e serviços. Algumas cobram a taxa de propaganda, referente a materiais físicos e até publicações nas redes sociais para o microfranqueado usar; 
  • Sempre leva ao microfranqueado os resultados de pesquisas e estudos relacionados ao ramo, como dados demográficos e comportamento de consumo. Tudo com a finalidade de manter o desenvolvimento do negócio e de acompanhar as tendências do setor. 

As microfranquias funcionam como uma réplica do modelo das franquias tradicionais. Possuem processos operacionais padronizados e direito de comercialização da marca. Sendo necessário em alguns modelos pagar royalties, percentual sobre o faturamento alcançado. 

O empreendedor que tem interesse em atuar com microfranquias precisa entrar em contato com o franqueador, que fornecerá a Circular de Oferta de Franquia (COF). Trata-se de um documento contendo todas as informações sobre o negócio, como taxas a serem pagas e os detalhes da operação. 

Microfranquia Wizard by Pearson 

Você sabia que a Wizard também oferece microfranquias? Além de tudo, não cobra royalties do empreendedor e o breakeven é estimado em dois meses. A microfranquia Wizard custa quase cinco vezes menos do que a unidade regular, que pode chegar a R$ 450 mil. 

O investimento inicial da microfranquia é de aproximadamente R$ 100 mil, já incluindo capital de giro, taxa de franquia e capital de instalação. Gostou da boa notícia? 

A microfranquia Wizard costuma ser muito interessante para o sucesso dos franqueados que já atuam na rede e pensam em se expandir por meio da marca. Pode ser um bom negócio também para aqueles que querem estrear no mundo das franquias. 

O modelo da microfranquia Wizard é adequado para se instalar em condomínios residenciais e escolas privadas, por exemplo. A estrutura pode ocupar um pouco mais de 80 metros quadrados, oferecendo aulas presenciais em duas salas. 

Ela também pode ser adaptada para turmas a distância por meio do conceito Wizard ON, escola virtual com toda experiência de sala de aula aplicada ao digital. 

Por que optar pela microfranquia Wizard? 

As principais características da microfranquia Wizard são crescimento, escalabilidade, tradição e inovação do modelo já consolidado da Wizard by Pearson.  

Outra particularidade ao escolher a microfranquia Wizard é atender o mercado com operação simplificada, baixo custo, breakeven a partir de dois meses e payback em até um ano de operação. Com isso, o microfranqueado consegue aumentar sua lucratividade. 

O microfranqueado Wizard tem tudo pronto para dar início ao seu negócio e prosseguir com sucesso. Já começa com uma marca conhecida e consolidada no mercado de educação, além de poder trabalhar com modelo prático, logística operacional simplificada e com grandes possibilidades de lucro. 

Leia também em nosso blog o artigo Microfranquia Wizard: saiba como funciona este formato. 

Mulher sorrindo olhando para um tablet

Preencha para receber mais detalhes sobre franquias Wizard

Blog

Mais artigos do Blog Wizard

Franquias

Mercado de educação: crescimento em tempos de crise

08 de maio de 2024

Mercado de educação: potencial para investimento

 

O que achou da postagem?

0 Comentários

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

*Declaro ter mais de 12 anos.

Ao enviar os dados acima, eu concordo em receber e-mails e mensagens através do WhatsApp da Wizard e outras marcas Pearson. Ver política de privacidade.


(*)Campos obrigatórios

0 Comentários