• Contraste
  • Texto
menino branco de camisa cinza com um papel colado em sua testa

Por Redação Wizard
07 de outubro de 2020

Veja opções de brincadeiras que incentivam os pequenos a aprender inglês de forma lúdica durante os momentos de diversão em casa. Curso de inglês para crianças, só podia ser Wizard!

O Dia das Crianças está se aproximando, e que tal usar essa data para elaborar um cronograma de atividades e brincadeiras muito legais em inglês para fazer dentro de casa e animar o dia dos seus filhos?

Pensando nisso, vamos trazer algumas ideias para você colocar em prática no próximo dia 12 de outubro e fazer as crianças terem contato com a língua inglesa de forma lúdica. Veja!

1. Stop

A brincadeira é ótima para divertir e ensinar ao mesmo tempo. Para jogá-la os competidores deverão ter em mãos um papel e uma caneta/lápis. Após isso, é hora de separar as categorias válidas para a partida, como: color, name, fruit, city, animal etc.

Uma pessoa fala uma letra a cada rodada e todos devem completar as categorias com uma palavra que se inicia com a letra escolhida. Aquele que terminar de preencher primeiro deve gritar STOP! e os demais são obrigados a parar de escrever. 

A cada pausa, os jogadores devem comparar as respostas e, se duas ou mais pessoas responderem a mesma coisa, a pontuação deve ser menor. Ganha aquele que somar mais pontos ao final da partida.

Essa atividade é de arrancar muitas risadas e diverte a criançada, que coloca em prática os conhecimentos do idioma e é capaz de desenvolver ainda mais o vocabulário.

2. Who am I?

Esse é outro jogo muito interessante para explorar o vocabulário, a pronúncia, a elaboração de sentenças e o raciocínio em inglês. Isso porque a atividade consiste em cada jogador ter um papel preso à testa com um nome, que pode ser de uma pessoa famosa, de um personagem, de um animal, de um produto etc.

O objetivo é adivinhar o que está no seu papel através das respostas que as demais pessoas te derem.

A brincadeira se torna mais legal, pois os competidores só podem responder “yes” ou “no“, por isso é preciso prestar atenção para não se perder nas dicas.

Para jogar com as crianças, escolha uma categoria de palavras mais básicas, para incentivá-las a falar em inglês e formular perguntas que as ajudem a chegar à resposta correta.

Deixe claro para os pequenos que a ideia não é terminar logo e encerrar o jogo. Mostre a eles que esse pode ser um momento de interação prazeroso, em que podem deixar a imaginação fluir sem se preocupar com ficar em primeiro lugar.

3. Musical chairs

Que tal usar músicas em inglês para animar o Dia das Crianças? Ouvir canções em inglês faz parte do processo de aprendizado de muitos estudantes, pois com elas é possível perceber a pronúncia de certas palavras, além de descobrir outras e enriquecer o vocabulário. 

A brincadeira “musical chairs” é a mesma que a nossa “dança das cadeiras”, que sempre acaba em diversão.

Alguém deve ficar responsável pelo som enquanto as crianças estarão andando ao redor de cadeiras, que devem ter a quantidade de uma a menos que o número de participantes. A cada pausa da música, elas precisam encontrar uma cadeira para sentar. Aquela que ficar em pé é eliminada da rodada.

Para divertir ainda mais os pequenos, coloque músicas que eles conheçam e saibam cantar, para que sejam incentivados a cantar enquanto brincam, fortalecendo essa habilidade tão importante que é a fala.

4. Watching a movie

Um sessão com os filmes de que as crianças mais gostam também é uma boa escolha para aproveitar o Dia das Crianças, não é mesmo? Promova para elas a experiência de tentar assistir aos filmes com áudio original em inglês.

Esse passo também é importante para desbloquear o medo ou o receio que a criança possa ter a respeito de não conseguir entender o filme ou achar que não é capaz de ler as legendas.

Por isso, é interessante que você coloque um filme que ela já tenha assistido algumas vezes e que saiba qual o enredo. Dessa forma, ela será capaz de iniciar um processo de associação de palavras em inglês com situações e termos em português.

5. Chinese whispers

Esse é o nome em inglês de uma brincadeira chamada “telefone sem fio” aqui no Brasil. Para brincar é muito simples; basta uma pessoa pensar em uma palavra ou frase, falar no ouvido da outra de modo que ninguém mais a escute e assim sucessivamente até chegar na última pessoa, que deve repetir a palavra ou frase que ouviu. 

O divertido é que no meio do caminho alguém pode confundir ou distorcer o que foi dito e, no final, o último participante falar algo completamente diferente do que foi dito inicialmente.

Aproveite para acrescentar alguns termos novos ao vocabulário das crianças e escolher palavras que as façam desenvolver a pronúncia.

Conclusão

Mais do que propor atividades e brincadeiras que estimulem a competitividade, é interessante elaborar passatempos que façam as crianças terem mais contato com o aprendizado de inglês e se divirtam.

Gostou das sugestões de atividades para treinar inglês com crianças? Deixe sua opinião nos comentários!

Para ajudar ainda mais seu filho no aprendizado do segundo idioma, conheça a Wizkids! O curso de inglês para crianças da Wizard que ensina de forma leve, divertida e eficiente. 

Confira + dicas de inglês para crianças da Wizard:

Um smartphone sobre um notebook com a chamada #DesafioWizard e selo de Certificado

Cadastre-se e ganhe 2 AULAS GRÁTIS de inglês ou outro idioma!

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

Ao enviar os dados acima, eu concordo em receber e-mails e mensagens através do WhatsApp da Wizard e outras marcas Pearson. Ver política de privacidade.

(*)Campos obrigatórios

Mais artigos do Blog Wizard

Wizkids

Como as crianças podem praticar a escrita em inglês

21 de outubro de 2020

A escrita em inglês é uma das principais habilidades a serem desenvolvidas durante o aprendizado da língua. Confira as dicas para as crianças praticarem! Curso de inglês para crianças, só podia ser Wizard!

 

O que achou da postagem?

0 Comentários

(*)Campos obrigatórios


0 Comentários

Ao acessar nosso site, você concorda com a nossa utilização de cookies. Saiba mais em: https://www.wizard.com.br/politica-de-privacidade/